Criança em cena : análise da atuação e de processos criativos com crianças-atores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruvinel, Tiago de Brito
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15186
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2013.
id UNB_470541529ab9908843ae634a22547474
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/15186
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Criança em cena : análise da atuação e de processos criativos com crianças-atoresArtes e criançasArtes cênicasDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2013.Esta pesquisa é uma análise da atuação das crianças-atores a partir do trabalho realizado por elas nos seguintes processos criativos: espetáculo Les Éphémères (2007), de Ariane Mnouchkine, Inferno e Tragedia Endogonia (2010), de Romeo Castellucci, e os curtasmetragem Requília (2012), de Renata Diniz, e O Pé de Bico (2013), de minha autoria. Esta começa com o histórico do “surgimento” da infância e aponta a importância de se mostrar quais foram os significados sociais que as crianças adquiriram ao longo dos séculos e, mesmo antes de se falar sobre os processos criativos com elas, fez-se necessário mostrar que as múltiplas concepções de infância que temos hoje são longos caminhos percorridos por muitos estudiosos da História, da Filosofia, Antropologia, Sociologia, Educação etc. O estudo teve como método de abordagem a Fenomenologia de Merleau-Ponty, focando nos cursos ministrados pelo filósofo, no final dos anos 1940 e início dos anos 1950, sobre a psicologia e a pedagogia da criança. Além disso, procurou-se fazer um diálogo entre Merleau-Ponty, com o sociólogo Manuel Jacinto Sarmento, da Sociologia da Infância, e a antropóloga Clarice Cohn, da Antropologia da Criança, para traçar os novos olhares sobre a criança na contemporaneidade. Esta pesquisa propõe uma noção de criança-ator para a compreensão sobre os princípios que podem ser observados e que justificam por que uma criança foi selecionada para determinado trabalho artístico e a outra não, com o objetivo de se definir características que possam ser analisadas durante um casting que auxiliariam diretores e preparadores de elenco, tanto na linguagem teatral quanto na cinematográfica. Esta investigação mostra, ainda, que o estudo da atuação da criança não serve somente aos estudiosos da infância, mas ao ator adulto também, visto que muitos diretores afirmam a importância do resgate da credulidade infantil no processo de composição das cenas. Entender a forma como uma criança brinca (to play) em cena, via espaço potencial do psicanalista Winnicott, pode auxiliar o ator adulto a entender como a criança constrói a sua cena e utiliza isso em seu favor. O curta-metragem O Pé de Bico foi o resultado prático desse estudo teórico e mostra os processos pedagógicos que foram utilizados no casting, na preparação e na direção das crianças-atores. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research is an analysis of the acting of child actors from the work done by them in the following creative processes: the spectacles titled Les Éphémères (2007), by Ariane Mnouchkine, Inferno and Tragedia Endogonia (2010), by Romeo Castellucciand the short films Requília (2012), by Renata Diniz, and O Pé de Bico (2013), from my own authorship. This research begins with the history of the “emergence” of childhood and points out the importance of showing which social meanings that children have acquired over the centuries. Even before creative processes were talked about with them, it was necessary to show them that multiple conceptions of childhood that we have today are long paths taken by many scholars from History, Philosophy, Anthropology, Sociology , Education and others. It was used as the method of approaching the phenomenology by the philosopher Merleau-Ponty on this study, focusing on courses taught by him about the psychology and pedagogy of the child in the late 1940's and early 1950’s. Furthermore, we tried to make a dialogue between Merleau-Ponty with the sociologist Manuel Jacinto Sarmento, from Sociology of Childhood, and with the anthropologist Clarice Cohn, from Anthropology of Children, to trace new perspectives on the child in the contemporary world. This research proposes a notion of child actor to the comprehension of the principles that can be observed and justify why a child was selected for a specific artistic work and the others not, with the goal of defining characteristics that can be analyzed during a casting which would assist directors and casting preparers for both theatrical language and film and audiovisual language. This research also shows that the study of the acting of the child is not only to scholars of childhood but for the adult actor as well, since many directors affirm the importance of rescuing the childlike belief in the composing process of scenes. Understand how a child plays on the scene, according to the psychoanalyst Winnicott´s potencial space, can assist the adult actor to understand how the child builds his scene and use it in his favor. The short film O Pé de Bico was the practical result of this theoretical study and shows the pedagogical processes that were used in the casting, the preparation and direction of child actors.Instituto de Artes (IdA)Veloso, Jorge das GraçasCruvinel, Tiago de Brito2014-02-17T12:58:52Z2014-02-17T12:58:52Z2014-02-172013-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCRUVINEL, Tiago de Brito. Criança em cena: análise da atuação e de processos criativos com crianças-atores. 2013. 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/15186A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-22T19:14:35Zoai:repositorio.unb.br:10482/15186Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-22T19:14:35Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Criança em cena : análise da atuação e de processos criativos com crianças-atores
title Criança em cena : análise da atuação e de processos criativos com crianças-atores
spellingShingle Criança em cena : análise da atuação e de processos criativos com crianças-atores
Cruvinel, Tiago de Brito
Artes e crianças
Artes cênicas
title_short Criança em cena : análise da atuação e de processos criativos com crianças-atores
title_full Criança em cena : análise da atuação e de processos criativos com crianças-atores
title_fullStr Criança em cena : análise da atuação e de processos criativos com crianças-atores
title_full_unstemmed Criança em cena : análise da atuação e de processos criativos com crianças-atores
title_sort Criança em cena : análise da atuação e de processos criativos com crianças-atores
author Cruvinel, Tiago de Brito
author_facet Cruvinel, Tiago de Brito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veloso, Jorge das Graças
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruvinel, Tiago de Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Artes e crianças
Artes cênicas
topic Artes e crianças
Artes cênicas
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12
2014-02-17T12:58:52Z
2014-02-17T12:58:52Z
2014-02-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CRUVINEL, Tiago de Brito. Criança em cena: análise da atuação e de processos criativos com crianças-atores. 2013. 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/15186
identifier_str_mv CRUVINEL, Tiago de Brito. Criança em cena: análise da atuação e de processos criativos com crianças-atores. 2013. 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/15186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508338935758848