O poder na escola : um estudo da prática disciplinar na educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Aldo Antonio de
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35384
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 1993.
id UNB_47d85e49bb79fe808c33e42167428cce
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/35384
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O poder na escola : um estudo da prática disciplinar na educação físicaEducação físicaPrática de ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 1993.Esta dissertação aborda a questão do poder na escola. O exercício da disciplina está inserido nessa questão,constituindo preocupação por parte de muitos educadores, que o entendem como indispensável ao processo ensino-aprendizagem. Pretende-se,neste estudo,discutir o problema da disciplina na prática docente, a partir das contribuições teóricas de Michel Foucault. O referido autor analisa o poder como uma prática que se exerce e regula as relações sociais, atingindo a realidade mais concreta do indivíduo: o seu corpo. Essa prática verifica-se em espaços sociais menores, por meio de um tipo específico de poder, denominado disciplina ou "poder disciplinar". A disciplina incorpora um conjunto de técnicas de controle e vigilância, que constituem um modelo disciplinar muito utilizado nas instituições, entre as quais a escola. A descrição e análise dessas técnicas na ação cotidiana do professor de Educação Física, por exemplo, resultam na produção de alunos úteis, integrados e adaptados às normas da escola e da sociedade. O professor, regulamentado por seu saber e por essas normas, usa técnicas de vigilância,de controle do espaço, do tempo e da atividade do aluno. Desse modo, o poder produza individualização na escola. Como, a partir das contribuições teóricas de Foucault, pensar o problema da disciplina, levando em conta a realidade da escola pública de primeiro e segundo graus? Quais as implicações do exercício da disciplina na prática docente? No contexto dessas indagações gerais, como se dão de modo mais específico, as relações de poder entre o professor de Educação Física e seus alunos? Quais as técnicas disciplinares específicas utilizadas pelo professor e suas implicações no processo ensino-aprendizagem da Educação Física? São questões como essas, que este estudo pretende abordar, com a certeza de que a discussão do problema aqui não se esgota.This dissertation approaches the question of capacity ir school. The exercise of the discipline is included In this question, that worries many educators, who understand It as essential fco the process teaching and learning. In this essay, we intend to, discuss the matter of the discipline in the teaching practice from Michel Foucault’s theorical contributions. The related author analyses the capacity as a practice that exercises and directs the social relations, that reach the concret reality of an individual: his body. This practice we notice in a smaller social intervals, by means of a specific kind of capacity, called discipline or "capacity of discipline". The discipline includes a unit of technics of control and vigilance, and these technics constitute a discipline model that is used in institutions, and in schools too. The descriptlon and analysis of these techinics used by the Physcal teacher everyday, e.g., turn out the formation of helpful pupils, integraded and adapted to the rules of school and society. The teacher, regulated by his know how to and those rules, uses technics of vigi lance, to control the intervai the time and the activity of pupil. In this way, the capacity gives the individualism in school. Then from Foucault’s theorical contributions, think about the matter of discipline, considering the reality of public schools of first and secorid grades? What are the involvements from the exercise of the discipline in the teacher practice? In the context of these general investigations, in a specific kind, the relations between the Physical teacher and his pupils? What are the specific technics in the discipline used by the teacher and it’s involvements in the process teaching learning of Physical Education? There are questions like these, that this essay intend to approach, and it’s certain that the discussion of this matter doesnot finish here.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTonaco, Geraldo de OliveiraAzevedo, Aldo Antonio de2019-08-28T11:05:50Z2019-08-28T11:05:50Z2019-08-281993-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAZEVEDO, Aldo Antonio de. O poder na escola: um estudo da prática disciplinar na educação física. 1993. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 1993.http://repositorio.unb.br/handle/10482/35384A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:29:40Zoai:repositorio.unb.br:10482/35384Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:29:40Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O poder na escola : um estudo da prática disciplinar na educação física
title O poder na escola : um estudo da prática disciplinar na educação física
spellingShingle O poder na escola : um estudo da prática disciplinar na educação física
Azevedo, Aldo Antonio de
Educação física
Prática de ensino
title_short O poder na escola : um estudo da prática disciplinar na educação física
title_full O poder na escola : um estudo da prática disciplinar na educação física
title_fullStr O poder na escola : um estudo da prática disciplinar na educação física
title_full_unstemmed O poder na escola : um estudo da prática disciplinar na educação física
title_sort O poder na escola : um estudo da prática disciplinar na educação física
author Azevedo, Aldo Antonio de
author_facet Azevedo, Aldo Antonio de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tonaco, Geraldo de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Aldo Antonio de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Prática de ensino
topic Educação física
Prática de ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 1993.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-03
2019-08-28T11:05:50Z
2019-08-28T11:05:50Z
2019-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AZEVEDO, Aldo Antonio de. O poder na escola: um estudo da prática disciplinar na educação física. 1993. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 1993.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/35384
identifier_str_mv AZEVEDO, Aldo Antonio de. O poder na escola: um estudo da prática disciplinar na educação física. 1993. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 1993.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/35384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508199790772224