Efeito do ensino de golpes e sequências de golpes de Taekwondo sobre luta simulada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cambraia, Renata Penna Borges Nunes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.26512/2015.01.D.17835
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2015.
id UNB_48948b947bd6dc65ed9faea8e5c21147
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/17835
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Efeito do ensino de golpes e sequências de golpes de Taekwondo sobre luta simuladaArtes marciais - CoréiaEsportes - aspectos psicológicosAprendizagemDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2015.O Taekwondo é uma arte marcial tradicional coreana que atualmente é um esporte olímpico oficial. Nas artes marciais o repertório recombinativo é imprescindível, especialmente para contextos competitivos. Repertórios recombinativos envolvem a emergência de novas combinações de unidades previamente aprendidas. O presente estudo investigou o efeito do ensino de golpes unitários e sequências de golpes sobre o desempenho em luta simulada de Taekwondo. Constitui-se de uma replicação sistemática de pesquisa anterior sobre Karate-do. Os participantes foram jovens sem experiência em artes marciais e o procedimento envolveu o ensino e testes de golpes de Taekwondo (simulação de luta). Foi utilizado um delineamento experimental misto, em que os participantes foram expostos à uma sequência de treinos e testes que compõem duas condições experimentais. Na Condição Golpes, foram ensinados quatro golpes individuais de Taekwondo e na Condição Sequências foram ensinadas quatro sequências de três golpes. O procedimento de ensino envolveu o uso de técnicas de modelagem, modelação e instrução e foi suficiente para ensinar as habilidades programadas em até 4 h de treino. Nas lutas ocorreram golpes e sequências ensinados e novos. Sequências novas incluíram combinações de golpes aprendidos. Os resultados foram discutidos com base em estudos prévios sobre aprendizagem recombinativa e refinamentos metodológicos foram sugeridos.Taekwondo is a traditional martial art that is currently an official Olympic sport. In martial arts, a recombinative repertoire is indispensable, especially regarding competitive contexts. Recombinative repertoires involve the emergence of new combinations of previously learned units. The present study had the objective of investigating the effect of teaching units and sequences of attacks on performance in simulated Taekwondo sparring. It is a systematic replication of a previous research on Karate-do. Participants were young adults with no previous experience in martial arts and the procedure involved training and testing (sparring simulation) Taekwondo attacks. A mixed experimental design was used, in which participants were exposed to a sequence of training and testing that composed two conditions. In the Unit Condition participants were taught four single attacks and, in the Sequence Condition, four sequences of three attacks. Results showed that the teaching procedure involving the use of shaping, observational learning and instruction techniques was sufficient to teach the programmed skills in up to 4 h of training. In sparring, the occurrence of taught and new, single and in sequence attacks was observed. New sequences included combinations of taught attacks. Results were discussed based on previous studies on recombination learning and methodological refinements were proposed.Hanna, Elenice SeixasCambraia, Renata Penna Borges Nunes2015-03-27T17:10:39Z2015-03-27T17:10:39Z2015-03-272015-01-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAMBRAIA, Renata Penna Borges Nunes. Efeito do ensino de golpes e sequências de golpes de Taekwondo sobre luta simulada. 2015. viii, 55 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.repositorio.unb.br/handle/10482/17835http://dx.doi.org/10.26512/2015.01.D.17835A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T19:18:21Zoai:repositorio.unb.br:10482/17835Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T19:18:21Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito do ensino de golpes e sequências de golpes de Taekwondo sobre luta simulada
title Efeito do ensino de golpes e sequências de golpes de Taekwondo sobre luta simulada
spellingShingle Efeito do ensino de golpes e sequências de golpes de Taekwondo sobre luta simulada
Cambraia, Renata Penna Borges Nunes
Artes marciais - Coréia
Esportes - aspectos psicológicos
Aprendizagem
title_short Efeito do ensino de golpes e sequências de golpes de Taekwondo sobre luta simulada
title_full Efeito do ensino de golpes e sequências de golpes de Taekwondo sobre luta simulada
title_fullStr Efeito do ensino de golpes e sequências de golpes de Taekwondo sobre luta simulada
title_full_unstemmed Efeito do ensino de golpes e sequências de golpes de Taekwondo sobre luta simulada
title_sort Efeito do ensino de golpes e sequências de golpes de Taekwondo sobre luta simulada
author Cambraia, Renata Penna Borges Nunes
author_facet Cambraia, Renata Penna Borges Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hanna, Elenice Seixas
dc.contributor.author.fl_str_mv Cambraia, Renata Penna Borges Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Artes marciais - Coréia
Esportes - aspectos psicológicos
Aprendizagem
topic Artes marciais - Coréia
Esportes - aspectos psicológicos
Aprendizagem
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-27T17:10:39Z
2015-03-27T17:10:39Z
2015-03-27
2015-01-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMBRAIA, Renata Penna Borges Nunes. Efeito do ensino de golpes e sequências de golpes de Taekwondo sobre luta simulada. 2015. viii, 55 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
repositorio.unb.br/handle/10482/17835
http://dx.doi.org/10.26512/2015.01.D.17835
identifier_str_mv CAMBRAIA, Renata Penna Borges Nunes. Efeito do ensino de golpes e sequências de golpes de Taekwondo sobre luta simulada. 2015. viii, 55 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
repositorio.unb.br/handle/10482/17835
url http://dx.doi.org/10.26512/2015.01.D.17835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508275572408320