A gestão da informação na tomada de decisão em uma instituição fianceira brasileira orientada ao cliente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/5516 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2005. |
id |
UNB_48dc2bdab8dec6c64d71f178b931cced |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/5516 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A gestão da informação na tomada de decisão em uma instituição fianceira brasileira orientada ao clienteGestão da informaçãoProcesso decisórioMarketing de relacionamentoServiços de informaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2005.Com o advento do capitalismo, a competitividade passou a ganhar mais espaço no mundo contemporâneo. As empresas estão mudando o foco de vendas para o foco no cliente. Na era da informação, as organizações estão se estruturando com sistemas de informação integrados a fim de capturar, armazenar, organizar e disseminar a grande quantidade de informações sobre os clientes para customizar produtos serviços a fim de ganhar sua fidelidade e não perdê-lo para o mercado. Assim, o marketing de relacionamento está se tornando uma filosofia para grande parte das organizações brasileiras. A presente pesquisa buscou analisar a importância da gestão da informação para tomada de decisões de marketing em nível estratégico em uma instituição financeira brasileira orientada para o cliente. A metodologia adotada foi a de um estudo de caso com entrevistas estruturadas com executivos de nível estratégico da referida instituição. O esforço em orientarse ao cliente fez com que a instituição desenvolvesse uma solução própria de CRM visando a identificação e a segmentação dos clientes. Ainda não há estratégias de customização e interação personalizada com o cliente na instituição. A partir das entrevistas foi possível concluir que, a falta de integração entre os sistemas dificulta a gestão da informação para tomada de decisões em marketing. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT\/Vith the advent of capitalism, competitivity became widely spread across our contemporary society. Companies have been gradually changing their focus from sales to customers. In the current IT era, enterprises are constructing and investing on highly developed IT net systems in order to capture, store, organize and disseminate the large amount of information to their customers looking forward not only to attracting loyal ones but also in order to customize goOOs and services. Thus, customer relation issues have become a matter of great importance to the Brazilian market. The goal of the following research was to analyse the relevance of this IT management in order to make strategical marketing moves in a financial Brazilian company oriented to its customers satisfaction. The methOOology adopted was based on the examination of structured interviews carried out within executives of the researched company. The diligent work of orienting an enterprise's philosophy lead the company to develop CRM ways to reach dients identification and segmentation. However, the company still has not designed strategies to customize and personalize interaction between client and business in the researched Institution. Nevertheless, its possible to conclude that this lack of customer versus enterprise relation jeopardize information management when making marketing decisions.Baptista, Sofia GalvãoDantas, Maria Carolina Barbosa2010-09-29T14:20:20Z2010-09-29T14:20:20Z2010-09-292005-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDANTAS, Maria Carolina Barbosa. A gestão da informação na tomada de decisão em uma instituição fianceira brasileira orientada ao cliente. 2005. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005.http://repositorio.unb.br/handle/10482/5516info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T12:54:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/5516Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T12:54:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão da informação na tomada de decisão em uma instituição fianceira brasileira orientada ao cliente |
title |
A gestão da informação na tomada de decisão em uma instituição fianceira brasileira orientada ao cliente |
spellingShingle |
A gestão da informação na tomada de decisão em uma instituição fianceira brasileira orientada ao cliente Dantas, Maria Carolina Barbosa Gestão da informação Processo decisório Marketing de relacionamento Serviços de informação |
title_short |
A gestão da informação na tomada de decisão em uma instituição fianceira brasileira orientada ao cliente |
title_full |
A gestão da informação na tomada de decisão em uma instituição fianceira brasileira orientada ao cliente |
title_fullStr |
A gestão da informação na tomada de decisão em uma instituição fianceira brasileira orientada ao cliente |
title_full_unstemmed |
A gestão da informação na tomada de decisão em uma instituição fianceira brasileira orientada ao cliente |
title_sort |
A gestão da informação na tomada de decisão em uma instituição fianceira brasileira orientada ao cliente |
author |
Dantas, Maria Carolina Barbosa |
author_facet |
Dantas, Maria Carolina Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baptista, Sofia Galvão |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Maria Carolina Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão da informação Processo decisório Marketing de relacionamento Serviços de informação |
topic |
Gestão da informação Processo decisório Marketing de relacionamento Serviços de informação |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2005. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-03 2010-09-29T14:20:20Z 2010-09-29T14:20:20Z 2010-09-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DANTAS, Maria Carolina Barbosa. A gestão da informação na tomada de decisão em uma instituição fianceira brasileira orientada ao cliente. 2005. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005. http://repositorio.unb.br/handle/10482/5516 |
identifier_str_mv |
DANTAS, Maria Carolina Barbosa. A gestão da informação na tomada de decisão em uma instituição fianceira brasileira orientada ao cliente. 2005. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/5516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508226556723200 |