O Banco Mundial como referência para a justiça social no terceiro mundo : evidências do caso brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/25458 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-25551998000100004 |
Resumo: | Observando-se a trajetória da cooperação do Banco Mundial com o setor educacional brasileiro ao longo de vinte anos, é perceptível que o Banco vem ampliando suas funções técnicas e financeiras, assumindo um papel cada vez mais político, mediante a formulação de políticas globais e setoriais, as quais tendem a influenciar a agenda dos países credenciados para seu financiamento. O que ressalta, na análise dos documentos políticos, é que os mesmos são respaldados por uma base ideológica e conceitual que imprime uma diretriz redutora e seletiva às políticas sociais dos países credenciados. Constitui objetivo deste estudo, ensejar uma visão sobre a realidade que envolve os projetos internacionais, permitindo que as decisões nesse campo levem mais em conta os resultados concretos da experiência do que a retórica que envolve os acordos. |
id |
UNB_498d39b7ba3184f8ec47793323121be9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/25458 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
O Banco Mundial como referência para a justiça social no terceiro mundo : evidências do caso brasileiroBanco Mundial - cooperaçãoFinanciamento internacionalPolítica educacionalPolíticas sociaisCooperação técnica internacionalObservando-se a trajetória da cooperação do Banco Mundial com o setor educacional brasileiro ao longo de vinte anos, é perceptível que o Banco vem ampliando suas funções técnicas e financeiras, assumindo um papel cada vez mais político, mediante a formulação de políticas globais e setoriais, as quais tendem a influenciar a agenda dos países credenciados para seu financiamento. O que ressalta, na análise dos documentos políticos, é que os mesmos são respaldados por uma base ideológica e conceitual que imprime uma diretriz redutora e seletiva às políticas sociais dos países credenciados. Constitui objetivo deste estudo, ensejar uma visão sobre a realidade que envolve os projetos internacionais, permitindo que as decisões nesse campo levem mais em conta os resultados concretos da experiência do que a retórica que envolve os acordos.The evolution, during these last twenty years, of the World Bank cooperation with the Brazilian education sector shows that it has extended its actions from technical and financial support to an ever more political role, preparing country and sector policies which have impacted on the decision-making process in the nations requesting the Bank s financial support. What stands out in political documents is their ideological and conceptual basis set within systemic and "realistic" parameters which have restricting and restraining effects on the walfare policies of the candidate nations. This study seeks to identify the reality of internacional projects, allowing the decision-making process to take into account actual results obtained in Brazil.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoFaculdade de Educação da Universidade de São Paulo2017-12-07T04:28:31Z2017-12-07T04:28:31Z1998info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFONSECA, Marília. O Banco Mundial como referência para a justiça social no terceiro mundo: evidências do caso brasileiro. Revista da Faculdade de Educação, v. 24, n. 1, p. 37-69, 1998. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-25551998000100004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rfe/a/whyhKssdXW7TpgH83VQTfrw/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.http://repositorio.unb.br/handle/10482/25458https://dx.doi.org/10.1590/S0102-25551998000100004Revista da Faculdade de Educação - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/rfe/a/whyhKssdXW7TpgH83VQTfrw/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Maríliaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T03:17:44Zoai:repositorio.unb.br:10482/25458Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T03:17:44Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Banco Mundial como referência para a justiça social no terceiro mundo : evidências do caso brasileiro |
title |
O Banco Mundial como referência para a justiça social no terceiro mundo : evidências do caso brasileiro |
spellingShingle |
O Banco Mundial como referência para a justiça social no terceiro mundo : evidências do caso brasileiro Fonseca, Marília Banco Mundial - cooperação Financiamento internacional Política educacional Políticas sociais Cooperação técnica internacional |
title_short |
O Banco Mundial como referência para a justiça social no terceiro mundo : evidências do caso brasileiro |
title_full |
O Banco Mundial como referência para a justiça social no terceiro mundo : evidências do caso brasileiro |
title_fullStr |
O Banco Mundial como referência para a justiça social no terceiro mundo : evidências do caso brasileiro |
title_full_unstemmed |
O Banco Mundial como referência para a justiça social no terceiro mundo : evidências do caso brasileiro |
title_sort |
O Banco Mundial como referência para a justiça social no terceiro mundo : evidências do caso brasileiro |
author |
Fonseca, Marília |
author_facet |
Fonseca, Marília |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Marília |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Banco Mundial - cooperação Financiamento internacional Política educacional Políticas sociais Cooperação técnica internacional |
topic |
Banco Mundial - cooperação Financiamento internacional Política educacional Políticas sociais Cooperação técnica internacional |
description |
Observando-se a trajetória da cooperação do Banco Mundial com o setor educacional brasileiro ao longo de vinte anos, é perceptível que o Banco vem ampliando suas funções técnicas e financeiras, assumindo um papel cada vez mais político, mediante a formulação de políticas globais e setoriais, as quais tendem a influenciar a agenda dos países credenciados para seu financiamento. O que ressalta, na análise dos documentos políticos, é que os mesmos são respaldados por uma base ideológica e conceitual que imprime uma diretriz redutora e seletiva às políticas sociais dos países credenciados. Constitui objetivo deste estudo, ensejar uma visão sobre a realidade que envolve os projetos internacionais, permitindo que as decisões nesse campo levem mais em conta os resultados concretos da experiência do que a retórica que envolve os acordos. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998 2017-12-07T04:28:31Z 2017-12-07T04:28:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FONSECA, Marília. O Banco Mundial como referência para a justiça social no terceiro mundo: evidências do caso brasileiro. Revista da Faculdade de Educação, v. 24, n. 1, p. 37-69, 1998. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-25551998000100004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rfe/a/whyhKssdXW7TpgH83VQTfrw/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022. http://repositorio.unb.br/handle/10482/25458 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-25551998000100004 |
identifier_str_mv |
FONSECA, Marília. O Banco Mundial como referência para a justiça social no terceiro mundo: evidências do caso brasileiro. Revista da Faculdade de Educação, v. 24, n. 1, p. 37-69, 1998. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-25551998000100004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rfe/a/whyhKssdXW7TpgH83VQTfrw/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/25458 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-25551998000100004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1824043746529902592 |