...E com a palavra : os alunos : estudo das representações sociais dos alunos da rede pública do Distrito Federal sobre a sociologia no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rêses, Erlando da Silva
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13066
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2004.
id UNB_499145a253a177664708e7827449ffda
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/13066
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling ...E com a palavra : os alunos : estudo das representações sociais dos alunos da rede pública do Distrito Federal sobre a sociologia no ensino médioSociologiaEnsino médioRepresentações sociaisDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2004.A Sociologia não é uma disciplina obrigatória em âmbito nacional, mas no Distrito Federal passou a constar no currículo das três séries do ensino médio desde 2000, como conseqüência da Reforma do Ensino Médio implementada pelo Governo Federal em 1998. Tanto os documentos oficiais dessa reforma quanto o texto do currículo de Sociologia do Distrito Federal postulam que a disciplina deve ser percebida como conhecimento dinâmico, flexível e prático, que prepara o educando para o exercício pleno de sua cidadania. Mas, e os alunos, o que pensam? Qual a percepção deles sobre o papel da Sociologia em sua formação? No intuito de investigar essas questões, estudamos 79 sujeitos que vivem em realidades sociais diferenciadas do Distrito Federal. Para isto, utilizamos grupos focais de alunos na cidade-satélite de Santa Maria e na Asa Norte. Neste trabalho, a teoria das Representações Sociais serviu como base no desenvolvimento teórico-metodológico, onde Serge Moscovici e Willem Doise foram os principais representantes teóricos. A teoria do último autor é a que mais se aproxima do objetivo desta pesquisa, pois desenvolve uma perspectiva societal para o estudo das representações sociais com base numa abordagem tridimensional que propõe: a existência de um conteúdo comum nas representações sociais das tomadas de posição, a existência de diferenças dentro desse conteúdo comum entre as posições dos sujeitos, além da existência de uma ancoragem das diferentes tomadas de posição. Os resultados da pesquisa revelaram que a Sociologia contribui para a compreensão da sociedade moderna, para a construção do senso crítico e para a formação do exercício da cidadania, que constituem o campo comum das representações sociais dos sujeitos pesquisados. As diferenças dentro desse campo revelaram que os alunos de Santa Maria percebem a Sociologia como instrumento fundamental na intervenção da realidade social, enquanto os alunos da Asa Norte percebem-na como parte de sua formação escolar, contribuindo para a conscientização política e social. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTSociology is not a compulsory subject in the national scope, but in Distrito Federal it has been part of the curriculum of the three years of high school since 2000, as a consequence of the High School Reform implemented by the national government in1998. Both the official documents of this reform and the text of the Sociology curriculum of Distrito Federal postulate that the subject must be noticed as a dynamic knowledge, as well as flexible and practical, which prepares the pupils for the entire exercise of their citizenship. But what do the students think? What is their perception about the Sociology role in their background? With the intent to investigate those questions, we studied 79 citizens who live in different cities and social realities in Distrito Federal. To do so, we used students’ focal groups from Santa Maria and Asa Norte. In this research, the theory of Social Representations was used as base of the theoretical and methodological development, of which Serge Moscovici and Willem Doise were the main theoretical representatives. Doise’s theory is the one which better fits the aim of this research, for it develops a social perspective to the study of social representations based in a three-dimensional approach which propounds: the existence of a common content in the social representations of the positions, the existence of differences within that common content among the subjects’ positions and, finally, the existence of an anchorage of the different positions. The research results reveal Sociology contributes to the comprehension of the modern society, to the construction of the critical sense and to the exercise of citizenship construction. The three of them constitute the common field of the subjects’ social representations researched. The differences within this field reveal that pupils from Santa Maria notice Sociology as a fundamental instrument in the social reality intervention, while the ones from Asa Norte see it as part of their school learning, while it contributes to the politic and social consciousness.Sobral, Fernanda Antônia da FonsecaRêses, Erlando da Silva2013-05-10T14:40:20Z2013-05-10T14:40:20Z2013-05-102004-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRÊSES, Erlando da Silva. ...E com a palavra: os alunos: estudo das representações sociais dos alunos da rede pública do Distrito Federal sobre a sociologia no ensino médio. 2004. 140 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2004.http://repositorio.unb.br/handle/10482/13066Disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir, publicar e criar obras derivadas desde que estas façam parte da mesma licença e que o autor e licenciante seja citado. Não permite a utilização para fins comerciais.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:30:38Zoai:repositorio.unb.br:10482/13066Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:30:38Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv ...E com a palavra : os alunos : estudo das representações sociais dos alunos da rede pública do Distrito Federal sobre a sociologia no ensino médio
title ...E com a palavra : os alunos : estudo das representações sociais dos alunos da rede pública do Distrito Federal sobre a sociologia no ensino médio
spellingShingle ...E com a palavra : os alunos : estudo das representações sociais dos alunos da rede pública do Distrito Federal sobre a sociologia no ensino médio
Rêses, Erlando da Silva
Sociologia
Ensino médio
Representações sociais
title_short ...E com a palavra : os alunos : estudo das representações sociais dos alunos da rede pública do Distrito Federal sobre a sociologia no ensino médio
title_full ...E com a palavra : os alunos : estudo das representações sociais dos alunos da rede pública do Distrito Federal sobre a sociologia no ensino médio
title_fullStr ...E com a palavra : os alunos : estudo das representações sociais dos alunos da rede pública do Distrito Federal sobre a sociologia no ensino médio
title_full_unstemmed ...E com a palavra : os alunos : estudo das representações sociais dos alunos da rede pública do Distrito Federal sobre a sociologia no ensino médio
title_sort ...E com a palavra : os alunos : estudo das representações sociais dos alunos da rede pública do Distrito Federal sobre a sociologia no ensino médio
author Rêses, Erlando da Silva
author_facet Rêses, Erlando da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sobral, Fernanda Antônia da Fonseca
dc.contributor.author.fl_str_mv Rêses, Erlando da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
Ensino médio
Representações sociais
topic Sociologia
Ensino médio
Representações sociais
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2004.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-03
2013-05-10T14:40:20Z
2013-05-10T14:40:20Z
2013-05-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RÊSES, Erlando da Silva. ...E com a palavra: os alunos: estudo das representações sociais dos alunos da rede pública do Distrito Federal sobre a sociologia no ensino médio. 2004. 140 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/13066
identifier_str_mv RÊSES, Erlando da Silva. ...E com a palavra: os alunos: estudo das representações sociais dos alunos da rede pública do Distrito Federal sobre a sociologia no ensino médio. 2004. 140 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/13066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508219280654336