Laboratório online de música e tecnologia : planejando e implementando um MOOC para o ensino de Música online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Tomás Teixeira de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31796
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2017.
id UNB_4a38ba3e070d6fa4e605526670535f2a
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/31796
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Laboratório online de música e tecnologia : planejando e implementando um MOOC para o ensino de Música onlineEnsino a distânciaMassive Open Online Course (MOOC)Música - inovações tecnológicasAmbientes virtuais de aprendizagemLicenciatura em MúsicaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2017.MOOCs (Massive Open Online Course) são cursos online, abertos e massivos. O objetivo da presente pesquisa é planejar e implementar o MOOC Laboratório Online de Música e Tecnologia (LOMT), um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) criado para os alunos do curso de Licenciatura em Música da UnB, na modalidade à distância. O referencial teórico é o modelo C(L)A(S)P, uma proposta de educação musical do educador Keith Swanwick. Foram associados módulos do MOOC LOMT a cada uma das atividades do modelo C(L)A(S)P (composição, literatura, apreciação musical, desenvolvimento da técnica e performance/execução) para avaliar como essas atividades poderiam ser aplicadas online de forma integrada. O estudo foi desenvolvido através de uma pesquisa-ação que, a partir de uma abordagem qualitativa, teve como técnicas de coleta de dados a observação participante, um questionário e a extração de dados textuais do sistema de postagem do MOOC LOMT. Como resultado, com o uso de recursos como os softwares online, o Gráfico de Percepção Espacial e o MOOC LOMT, associados às atividades de composição, leitura, apreciação, técnica e performance, foi possível planejar e implementar o MOOC LOMT com base na proposta pedagógica integrada do modelo C(L)A(S)P. Com o resultado da pesquisa, espera-se, que sejam trabalhadas novas formas de aplicar o modelo C(L)A(S)P no ensino musical online; novas tecnologias musicais sejam exploradas para desenvolver as competências e habilidades musicais online, programas de capacitação de professores possam ser atualizados prevendo o uso de ferramentas online e tecnologias digitais para o ensino da música.Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).MOOCs (Massive open online course) are online, open and massive courses. The objective of this research is to plan and implement the MOOC Online Laboratory of Music and Technology (LOMT), a virtual learning environment (AVA) created for students of the undergraduate course in music of the University of Brasília, in the distance mode. The theoretical reference is the C(L)A(S)P model, a proposal of musical education of the educator Keith Swanwick. Modules of the MOOC LOMT were associated with each of the activities of the C(L)A(S)P model (composition, literature, musical appreciation, development of the technique and performance/execution) to evaluate how these activities could be applied online in an integrated way. The study was developed through a research-action that, from a qualitative approach, had as techniques of data collection the participant observation, a questionnaire and the extraction of textual data from the postage system of MOOC LOMT. As a result, with the use of resources such as online software, the spatial perception chart and the MOOC LOMT, associated with the activities of composition, reading, appreciation, technique and performance, it was possible to plan and implement the MOOC LOMT based on the C(L)A(S)P model integrated proposal. With the result of the research, it is hoped that new ways of applying the C(L)A(S)P in the online music education are expected to be worked, new musical technologies are explored to develop online music skills, teacher training programs can be upgraded by predicting the use of online tools and digital technologies for teaching music.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Música (IdA MUS)Programa de Pós-Graduação em MúsicaMarins, Paulo Roberto AffonsoSouza, Tomás Teixeira de2018-05-08T20:42:10Z2018-05-08T20:42:10Z2018-05-082017-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Tomás Teixeira de. Laboratório online de música e tecnologia: planejando e implementando um MOOC para o ensino de Música online. 2017. 171 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/31796A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T18:59:03Zoai:repositorio.unb.br:10482/31796Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T18:59:03Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Laboratório online de música e tecnologia : planejando e implementando um MOOC para o ensino de Música online
title Laboratório online de música e tecnologia : planejando e implementando um MOOC para o ensino de Música online
spellingShingle Laboratório online de música e tecnologia : planejando e implementando um MOOC para o ensino de Música online
Souza, Tomás Teixeira de
Ensino a distância
Massive Open Online Course (MOOC)
Música - inovações tecnológicas
Ambientes virtuais de aprendizagem
Licenciatura em Música
title_short Laboratório online de música e tecnologia : planejando e implementando um MOOC para o ensino de Música online
title_full Laboratório online de música e tecnologia : planejando e implementando um MOOC para o ensino de Música online
title_fullStr Laboratório online de música e tecnologia : planejando e implementando um MOOC para o ensino de Música online
title_full_unstemmed Laboratório online de música e tecnologia : planejando e implementando um MOOC para o ensino de Música online
title_sort Laboratório online de música e tecnologia : planejando e implementando um MOOC para o ensino de Música online
author Souza, Tomás Teixeira de
author_facet Souza, Tomás Teixeira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marins, Paulo Roberto Affonso
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Tomás Teixeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Massive Open Online Course (MOOC)
Música - inovações tecnológicas
Ambientes virtuais de aprendizagem
Licenciatura em Música
topic Ensino a distância
Massive Open Online Course (MOOC)
Música - inovações tecnológicas
Ambientes virtuais de aprendizagem
Licenciatura em Música
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-14
2018-05-08T20:42:10Z
2018-05-08T20:42:10Z
2018-05-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Tomás Teixeira de. Laboratório online de música e tecnologia: planejando e implementando um MOOC para o ensino de Música online. 2017. 171 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/31796
identifier_str_mv SOUZA, Tomás Teixeira de. Laboratório online de música e tecnologia: planejando e implementando um MOOC para o ensino de Música online. 2017. 171 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/31796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580719292907520