Um estudo sobre retorno em escolaridade no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6748 https://dx.doi.org/10.1590/S0034-71402004000200006 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é investigar o retorno em escolaridade para o Brasil. Para tal, verifica-se por diferentes procedimentos se diferentes fontes de viés estariam prejudicando a estimação fidedigna para a equação de salários, e com isso gerando viés para o retorno em escolaridade. O primeiro método tem por base o estimador de Heckman (1979) sugerindo que o viés possa ser causado pela estratégia de ''job search'' que faz com que o salário não dependa apenas da oferta de trabalho como também da procura por emprego. A segunda abordagem faz uso da metodologia de Garen (1984) que permite tratar o grau de escolaridade como uma escolha racional do agente. Por fim, investiga-se a existência de viés de variável omitida causado pela ausência de uma variável que possa medir a habilidade do indivíduo (Griliches, 1977). O tratamento empírico neste caso foi feito com base na metodologia de pseudo painel (Deaton, 1985). Cada um dos resultados gerados por esses três estimados são comparados com os obtidos por OLS. Entre as principais conclusões desta pesquisa pode-se destacar que a evidência acerca da hipótese de vantagens comparativas de Willis e Rosen (1979), indícios de endogeneidade na escolha da escolaridade e pouca importância para o viés de variável omitida. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
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Um estudo sobre retorno em escolaridade no BrasilEscolaridade e salários - estudoO objetivo deste trabalho é investigar o retorno em escolaridade para o Brasil. Para tal, verifica-se por diferentes procedimentos se diferentes fontes de viés estariam prejudicando a estimação fidedigna para a equação de salários, e com isso gerando viés para o retorno em escolaridade. O primeiro método tem por base o estimador de Heckman (1979) sugerindo que o viés possa ser causado pela estratégia de ''job search'' que faz com que o salário não dependa apenas da oferta de trabalho como também da procura por emprego. A segunda abordagem faz uso da metodologia de Garen (1984) que permite tratar o grau de escolaridade como uma escolha racional do agente. Por fim, investiga-se a existência de viés de variável omitida causado pela ausência de uma variável que possa medir a habilidade do indivíduo (Griliches, 1977). O tratamento empírico neste caso foi feito com base na metodologia de pseudo painel (Deaton, 1985). Cada um dos resultados gerados por esses três estimados são comparados com os obtidos por OLS. Entre as principais conclusões desta pesquisa pode-se destacar que a evidência acerca da hipótese de vantagens comparativas de Willis e Rosen (1979), indícios de endogeneidade na escolha da escolaridade e pouca importância para o viés de variável omitida. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe objective of this paper is to investigate the returns to schooling issue for Brazil based on distinct methodologies in order to reach a reliable estimate for this type of measurement. The first one suggests that bias is caused by the job search strategy adopted by the agent. In this case, wages do not depend solely on the wage supply but also on the job-search strategy (Gronau, 1974). Second, we use the methodology developed by Garen (1984) that allows dealing with the optimal choice of years of schooling due to the fact that this variable is continuous and ordered. Lastly, a pseudo-panel analysis (Deaton, 1985) is conducted in an attempt to deal with the relevant variable omission related to ''ability bias'' (Griliches, 1977) in the model. All results are compared to returns to schooling equation generated by OLS. Among main conclusions we have evidences about comparative advanced from Willis e Rosen (1979), endogeneity on schooling' decision and no relevant evidence on the existence of ''ability bias''.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Economia (FACE ECO)2011-02-07T14:33:10Z2011-02-07T14:33:10Z2004-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSACHSIDA, Adolfo; LOUREIRO, Paulo Roberto Amorim; MENDONCA, Mário Jorge Cardoso de. Um estudo sobre retorno em escolaridade no Brasil. Rev. Bras. Econ., Rio de Janeiro, v.58, n.2, p.249-265, abr.-jun. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbe/v58n2/a06v58n2.pdf>. Acesso em: 8 dez. 2010. doi: 10.1590/S0034-71402004000200006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6748https://dx.doi.org/10.1590/S0034-71402004000200006Sachsida, AdolfoLoureiro, Paulo Roberto AmorimMendonça, Mário Jorge Cardoso deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T18:37:29Zoai:repositorio.unb.br:10482/6748Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T18:37:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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