Inclusão digital : cada vez mais no centro da inclusão social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Demo, Pedro
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9652
Resumo: Discute-se no início o que seria inclusão social, questionando a tendência de reduzir inclusão social à inclusão marginal. O pobre é acomodado dentro do sistema, mas em sua margem. Esta é a tendência predominante na política social neoliberal. A seguir, discute-se a discriminação digital, em particular aquela agravada pela escola pública. De um lado, analisa-se a exclusão dos alunos mais pobres, mas, que são incluídos na margem, tendo em vista que as novas tecnologias penetram todas as partes do sistema. De outro, analisa-se a exclusão mais ampla alimentada pela escola que não sabe ler a realidade digital e por isso não forma os alunos nesta habilidade. O analfabetismo digital é visto como possivelmente o pior de todos os analfabetismos. A inclusão digital precisa incluir a habilidade de o excluído controlar sua inclusão. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_4ae0e1a0a3bd09b90a80075d28786b29
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9652
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Inclusão digital : cada vez mais no centro da inclusão socialDigital inclusion : more and more in the center of social inclusionInclusão socialInclusão digitalAlfabetização por computadorDiscute-se no início o que seria inclusão social, questionando a tendência de reduzir inclusão social à inclusão marginal. O pobre é acomodado dentro do sistema, mas em sua margem. Esta é a tendência predominante na política social neoliberal. A seguir, discute-se a discriminação digital, em particular aquela agravada pela escola pública. De um lado, analisa-se a exclusão dos alunos mais pobres, mas, que são incluídos na margem, tendo em vista que as novas tecnologias penetram todas as partes do sistema. De outro, analisa-se a exclusão mais ampla alimentada pela escola que não sabe ler a realidade digital e por isso não forma os alunos nesta habilidade. O analfabetismo digital é visto como possivelmente o pior de todos os analfabetismos. A inclusão digital precisa incluir a habilidade de o excluído controlar sua inclusão. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper starts out by discussing what social inclusion could be, with the purpose of arguing about the tendency to reduce social inclusion to marginal inclusion. The poor is accommodated to the system, but in its margin. This is the prevailing tendency in neo-liberal social politics. Then, digital discrimination is discussed, especially the one aggravated by public school. On one hand, exclusion of poorer students is analyzed. They are included in the margin, having in mind that the new technologies have spread into every part of the system. On the other hand, a wider exclusion is analyzed which is nourished by the school that does not know how to read digital reality and, therefore, no degree is granted on this subject matter. Digital illiteracy is possibly considered as the worst of illiteracies. Digital inclusion has to include ability of the excluded ones to control his inclusion.2011-12-05T13:52:58Z2011-12-05T13:52:58Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDEMO, Pedro. Inclusão digital: cada vez mais no centro da inclusão social. Inclusão Social, Brasília, v. 1, n. 1, p. 36-38, 2005. Disponível em: <http://revista.ibict.br/inclusao/index.php/inclusao/article/viewFile/4/8>. Acesso em: 05 dez. 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9652Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0. (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://revista.ibict.br/inclusao/index.php/inclusao. Acesso em: 05 dez. 2011.info:eu-repo/semantics/openAccessDemo, Pedroporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:00:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/9652Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:00:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão digital : cada vez mais no centro da inclusão social
Digital inclusion : more and more in the center of social inclusion
title Inclusão digital : cada vez mais no centro da inclusão social
spellingShingle Inclusão digital : cada vez mais no centro da inclusão social
Demo, Pedro
Inclusão social
Inclusão digital
Alfabetização por computador
title_short Inclusão digital : cada vez mais no centro da inclusão social
title_full Inclusão digital : cada vez mais no centro da inclusão social
title_fullStr Inclusão digital : cada vez mais no centro da inclusão social
title_full_unstemmed Inclusão digital : cada vez mais no centro da inclusão social
title_sort Inclusão digital : cada vez mais no centro da inclusão social
author Demo, Pedro
author_facet Demo, Pedro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Demo, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão social
Inclusão digital
Alfabetização por computador
topic Inclusão social
Inclusão digital
Alfabetização por computador
description Discute-se no início o que seria inclusão social, questionando a tendência de reduzir inclusão social à inclusão marginal. O pobre é acomodado dentro do sistema, mas em sua margem. Esta é a tendência predominante na política social neoliberal. A seguir, discute-se a discriminação digital, em particular aquela agravada pela escola pública. De um lado, analisa-se a exclusão dos alunos mais pobres, mas, que são incluídos na margem, tendo em vista que as novas tecnologias penetram todas as partes do sistema. De outro, analisa-se a exclusão mais ampla alimentada pela escola que não sabe ler a realidade digital e por isso não forma os alunos nesta habilidade. O analfabetismo digital é visto como possivelmente o pior de todos os analfabetismos. A inclusão digital precisa incluir a habilidade de o excluído controlar sua inclusão. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2011-12-05T13:52:58Z
2011-12-05T13:52:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DEMO, Pedro. Inclusão digital: cada vez mais no centro da inclusão social. Inclusão Social, Brasília, v. 1, n. 1, p. 36-38, 2005. Disponível em: <http://revista.ibict.br/inclusao/index.php/inclusao/article/viewFile/4/8>. Acesso em: 05 dez. 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9652
identifier_str_mv DEMO, Pedro. Inclusão digital: cada vez mais no centro da inclusão social. Inclusão Social, Brasília, v. 1, n. 1, p. 36-38, 2005. Disponível em: <http://revista.ibict.br/inclusao/index.php/inclusao/article/viewFile/4/8>. Acesso em: 05 dez. 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1818900763937603584