Popularização da ciência na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia : análise crítica de um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Razuck, Fernando Barcellos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11317
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.
id UNB_4b8d09b8d67a829cd64631f6b9e1e534
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/11317
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Popularização da ciência na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia : análise crítica de um estudo de casoEmbrapaEducação não-formalExposições - ciências - estudo e ensinoTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.Este trabalho teve como objetivo analisar as exposições realizadas por uma Instituição de Pesquisa durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) – em Brasília, durante as edições de 2009 e 2010 – visando examinar as metas com relação à atividade de Popularização da Ciência (PC). Busca-se entender como a Ciência e a Tecnologia (C&T) são apresentadas ao público em geral que visita o pavilhão de exposições da Embrapa, com ênfase em seus objetivos – declarados ou ocultos – e as formas como são efetivadas. A pesquisa teve seu foco no planejamento e organização de exposições durante a SNCT, aprofundando o debate entre três temas interligados: a educação não formal – realizada em exposições de C&T –, o ensino de Ciências e a popularização do conhecimento científico. Foi feita, inicialmente, uma revisão sobre o que venha a ser a PC e a educação não formal realizada em museus científicos. Partindo-se da premissa de que a SNCT se trata de uma exposição museológica, a investigação ocorreu por meio de abordagem qualitativa e teve como metodologia a coleta de dados in loco durante as reuniões preparatórias para a SNCT e a exposição em si. Realizou-se observação participante, na qual foram analisados os documentos de planejamento e organização das exposições, objetos e textos presentes na exposição, além de entrevistas com os expositores, organizadores e visitantes. Para isso, foi estudado o processo de recontextualização do conhecimento científico, apresentado na forma de discurso expositivo. A partir da análise qualitativa dos dados, identificou-se os seguintes objetivos na participação da instituição durante a SNCT: 1. formação de recursos humanos (preocupação em despertar o interesse nos visitantes pelas pesquisas); 2. PC (discussão da relevância e impactos positivos das pesquisas na vida do cidadão); e 3. divulgação da imagem institucional (empenho em mostrar a importância da empresa para o país). Apesar de todo empenho e esmero mostrado pela Embrapa durante a sua participação na SNCT, conclui-se que o foco central do seu trabalho foi a divulgação da imagem institucional, em detrimento da realização da PC, o que representa um paradoxo para o próprio evento. Entende-se que novas perspectivas para a educação científica devam ser adotadas, a fim de que o conhecimento científico seja debatido junto ao visitante da SNCT – que se trata em sua maioria de estudantes da Educação Básica – como, por exemplo, por meio da controvérsia científica e da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Assim são sugeridas ações que poderiam se adotadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – responsável pela organização da SNCT – visando ampliar os propósitos da PC. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work aimed to analyze the exhibitions held by a Research Institution during the National Week of Science and Technology (NWST) – in Brasilia, during 2009 and 2010 editions – in order to examine the goals with respect to the activity of Popularization of Science (PS). We seek to understand how science and technology (S&T) are presented to the general public visiting the exhibition hall of Embrapa, with emphasis on your goals – declared or hidden – and the ways they are accomplished. The study had its focus on planning and organization of exhibitions during the NWST, deepening the debate between three interconnected themes: non-formal education – exhibitions held in S&T –, the science teaching and popularization of scientific knowledge. Was made an initial review of what will be the PS and non-formal education held in science museums. Starting from the premise that the NWST it is a museum exhibition, research was conducted through a qualitative approach and methodology was to collect data on the spot during the preparatory meetings for the NWST and the exhibition itself. We conducted participant observation, in which we analyzed the documents of planning and organization of exhibitions, objects and texts in the exhibition, as well as interviews with exhibitors, organizers and visitors. For this, we studied the process of recontextualization of scientific knowledge, presented in the form of exhibition discourse. From the qualitative data analysis, we identified the following goals in the institution's participation during the NWST: 1. training of human resources (concern to interest visitors in the research) 2. PS (discussing the importance and positive impacts of research in the life of the citizen), and 3. disclosure of corporate image (commitment to show the importance of enterprise to the country). Despite every effort and care shown by Embrapa for their participation in the NWST, it is concluded that the central focus of his work was the disclosure of corporate image, rather than the performance of PS, which represents a paradox for the event itself. It is understood that new perspectives on science education should be adopted to ensure that scientific knowledge is discussed with the visitor NWST – it is mostly students of basic education – for example, through the dispute scientific approach and the Science, Technology and Society (STS). So are suggested actions that could be adopted by the Ministry of Science, Technology and Innovation (MSTI) – responsible for organizing the NWST – aiming to expand the purposes of the PS.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSantos, Wildson Luiz Pereira dosRazuck, Fernando Barcellos2012-10-02T11:33:30Z2012-10-02T11:33:30Z2012-10-022012-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfRAZUCK, Fernando Barcellos. Popularização da ciência na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: análise crítica de um estudo de caso. 2012. 277 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11317info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:47:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/11317Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:47:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Popularização da ciência na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia : análise crítica de um estudo de caso
title Popularização da ciência na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia : análise crítica de um estudo de caso
spellingShingle Popularização da ciência na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia : análise crítica de um estudo de caso
Razuck, Fernando Barcellos
Embrapa
Educação não-formal
Exposições - ciências - estudo e ensino
title_short Popularização da ciência na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia : análise crítica de um estudo de caso
title_full Popularização da ciência na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia : análise crítica de um estudo de caso
title_fullStr Popularização da ciência na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia : análise crítica de um estudo de caso
title_full_unstemmed Popularização da ciência na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia : análise crítica de um estudo de caso
title_sort Popularização da ciência na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia : análise crítica de um estudo de caso
author Razuck, Fernando Barcellos
author_facet Razuck, Fernando Barcellos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Wildson Luiz Pereira dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Razuck, Fernando Barcellos
dc.subject.por.fl_str_mv Embrapa
Educação não-formal
Exposições - ciências - estudo e ensino
topic Embrapa
Educação não-formal
Exposições - ciências - estudo e ensino
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-02T11:33:30Z
2012-10-02T11:33:30Z
2012-10-02
2012-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAZUCK, Fernando Barcellos. Popularização da ciência na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: análise crítica de um estudo de caso. 2012. 277 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11317
identifier_str_mv RAZUCK, Fernando Barcellos. Popularização da ciência na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: análise crítica de um estudo de caso. 2012. 277 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/11317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580793345441792