Tratamento comportamental de crianças com obesidade ou sobrepeso : estudo exploratório baseado no modelo construcional de I. Goldiamond
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/2593 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2007. |
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Tratamento comportamental de crianças com obesidade ou sobrepeso : estudo exploratório baseado no modelo construcional de I. GoldiamondHábitos alimentaresObesidade infantilDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2007.Esta pesquisa experimental e exploratória objetivou analisar um procedimento comportamental baseado no modelo construcional de I. Goldiamond, orientado para crianças com obesidade/sobrepeso, com dificuldades em aderir ao tratamento. A obesidade/sobrepeso constitui problema de saúde pública; é uma doença crônica que afeta adultos e, de modo crescente, adolescentes e crianças. Possui etiologia multifatorial, relacionada a agentes genéticos, fisiológicos, metabólicos e comportamentais. O tratamento envolve manejo de adesão a comportamento alimentar saudável e prática regular de atividade física. Participaram cinco crianças na idade de 8 a 11 anos, atendidas no serviço de endocrinologia pediátrica do hospital universitário de Brasília. Utilizou-se delineamento experimental de sujeito como próprio controle, incluindo as condições de linha de base, treino e seguimento. O treinamento visou a aquisição e o fortalecimento de repertórios relevantes de comportamento alimentar, por meio de modelagem da adesão ao tratamento da obesidade/sobrepeso. Os dados demonstraram aplicabilidade da abordagem construcional ao tratamento de crianças, com mudanças evidentes no número de refeições diárias, escolha alimentar e prática de atividade física. Foram discutidas contribuições dos principais resultados para compreensão de características personalizadas da adesão ao tratamento, implicações para as práticas de assistência, dificuldades encontradas no manejo da automonitoração por crianças e sugestões para análises posteriores. __________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis experimental and exploratory research aimed to analyze a behavioral procedure, based upon the constructional approach established by I. Goldiamond, oriented toward children with obesity/overweight and difficulties to adhere to medical treatment. Obesity/overweight is a public health problem; it is a chronic illness that affects adults, and increasingly, teenagers and children. It has a multifactor etiology, related to genetic, physiological, metabolic, and behavioral agents. The treatment involves adherence to healthy feeding behavior and regular physical activity. Five outpatient children aged 8 to 11 years, attending the pediatric endocrinology service at Hospital Universitário de Brasília, had participated. A single subject experimental design was used, including a baseline, training and follow-up. The training addressed strengthening and acquisition of relevant repertoires, through shaping of adherence to treatment. Data showed the applicability of the constructional approach to the treatment of obese/overweighed children with evident changes in the number of daily meals, food choice and physical activity. Contributions of the main results to the understanding of the adherence to treatment personalized characteristics, implications for assistance practices, difficulties found in the management of self-monitoring by children, and suggestions to further analysis were discussed.Zannon, Célia Maria Lana da CostaHidaka, Aline Hisako Vicente2009-12-07T19:23:01Z2009-12-07T19:23:01Z2009-12-072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfHIDAKA, Aline Hisako Vicente. Tratamento comportamental de crianças com obesidade ou sobrepeso: estudo exploratório baseado no modelo construcional de I. Goldiamond. 2007. 122 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/2593info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:16:05Zoai:repositorio.unb.br:10482/2593Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:16:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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