A simplicidade de um rei : trânsitos de Roberto Carlos em meio à cultura popular de massa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Marcos Henrique da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11920
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2012.
id UNB_4be8b17d733f701ccfa7c5a457368c26
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/11920
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A simplicidade de um rei : trânsitos de Roberto Carlos em meio à cultura popular de massaMúsica popular - BrasilCultura popular - BrasilCaracterísticas nacionaisCantores - biografiaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2012.Diante do desfile da agremiação carnavalesca Beija-Flor em 2011, tomado como pináculo da trajetória de consolidação do cantor Roberto Carlos, e do esquema teórico-analítico configuracional de Norbert Elias, esta pesquisa lança mão de uma sociobiografia para compreender, inicialmente, os aspectos sócio-históricos que fizeram as criações do artista sobreviverem ao processo de seleção de uma série de gerações, sendo gradualmente absorvidas no padrão dos produtos culturais subseqüentes à maneira de denominações como o “sertanejo” e o “brega”. O recurso à sociobiografia prende-se ao objetivo principal desta pesquisa que é apreender e conceituar as feições da trajetória de “transformação” do “homem” Roberto Carlos no “ídolo” Roberto Carlos, a partir da perspectiva da propagação mundial do pop no escopo da cultura popular de massa com suas repercussões em um país como o Brasil ― na medida em que esta sociedade nacional se remaneja como uma estrutura urbano- industrial e de serviços em que ganha contornos uma sociedade de consumidores. Ao fazer esta justaposição entre homem e mito, o trabalho aponta para a trajetória do cantor como figuração do processo de longa duração sócio-histórica de modernização. Destarte, o trabalho adquire relevância teórico-analítica na medida em que remonta o momento de conformação do espaço social da música popular no Brasil e, ademais, serve como elucidação da forma com a qual os processos de modernização e industrialização do simbólico introjetam novas memórias responsáveis por grandes saltos criativos, sínteses artísticas, reciclagens: enfim, uma reformulação da criatividade musical a partir da própria rearticulação da identidade nacional em torno de uma racionalidade tecnomercantil, que se conjuga a um “novo folclore”, já urbano. A consagração de Roberto Carlos como “Rei” passa pela articulação, no âmbito de sua estrutura psíquico-afetiva, de memórias vinculadas ora à racionalidade técnico-mercantil da cultura industrializada, ora à dimensão das emoções extraídas de um “folclore aluvial” urbano. Com isto, desenhou-se um debate sobre a modernização brasileira, cuja característica é de não-rompimento com o finalismo do espírito religioso, o que nos permitiu redesenhar teoricamente a construção social do valor de Roberto Carlos, ou seja, sua atribuição de “Rei” numa dimensão onírico-mítica da cultura popular de massa. Com efeito, o exercício realizado apontou que o problema da incompatibilidade entre aquilo que acachaparia o popular ― a própria racionalidade tecnomercantil ― e as matrizes populares diversas é apenas aparente, devendo-se observar a articulação entre ambos como parte de um rearranjo de memórias atrelado ao processo de modernização nacional. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTGiven the parade show of the Brazilian carnival society Beija-Flor in 2011, taken as the pinnacle of the trajectory of consolidation of the singer Roberto Carlos, and with the configurational theoretical-analytical framework by Norbert Elias, this research makes use of a sociobiography to comprehend, at first, the socio-historical aspects that has made the artist's creations resist to the choices of different generations, being gradually absorbed to the standard of the following cultural products, as the 'sertanejo' and the 'brega'. The use of the sociobiography is attached to the main objective of this research which is to apprehend and conceptualize the features of the transformation trajectory from the ‘man’ Roberto Carlos to the ‘idol’ Roberto Carlos, from the perspective of the worldwide spread of the pop within the mass popular culture scope with its repercussions in Brazil ― insofar as this national society organizes itself as a service and urban-industrial social structure in which a consumers’ society is outlined. By making this juxtaposition between man and myth, the research points to the singer’s trajectory as figuration of the long-term social-historical process of modernization. Thereby, this research acquires theoretical-analytical relevance as it brings back the moment of shaping the social space of the popular music in Brazil and, furthermore, it works as an elucidation of the way that the modernization and industrialization of the symbolic processes introject new memories responsible for great creative leaps, artistic synthesis, and recyclings: finally, a reformulation of the musical creativity from the rearticulation of the national identity around a tecnomercantile rationality, that is conjugated to a ‘new folklore’, urban already. The consecration of Roberto Carlos as ‘O Rei’ [The King] passes through the articulation, in his psychic-affective structure, of memories linked sometimes to the tecnomercantile rationality of the industrialized culture, and sometimes to the dimension of the urban 'alluvial folklore' emotions. Herewith, a debate has been set about the Brazilian modernization, whose characteristic is the non-breaking to the religious spirit finalism, which allowed us to redesign theoretically the social making of the Roberto Carlos’ value, in other words, his attribution of 'King' in a oneiric-mythical dimension of the mass popular culture. With effect, the accomplished text pointed that the matter of the incompatibility between what would nullify the popular ― this own tecnomercantile rationality ― and the several popular matrices is merely apparent, so it must be observed the articulation between both of them as a part of a rearrangement of memories tied to the national modernization process.Farias, Edson Silva deAmaral, Marcos Henrique da Silva2013-01-21T11:51:20Z2013-01-21T11:51:20Z2013-01-212012-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAMARAL, Marcos Henrique da Silva. A simplicidade de um rei: trânsitos de Roberto Carlos em meio à cultura popular de massa. 2012. 201 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11920info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:30:45Zoai:repositorio.unb.br:10482/11920Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:30:45Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A simplicidade de um rei : trânsitos de Roberto Carlos em meio à cultura popular de massa
title A simplicidade de um rei : trânsitos de Roberto Carlos em meio à cultura popular de massa
spellingShingle A simplicidade de um rei : trânsitos de Roberto Carlos em meio à cultura popular de massa
Amaral, Marcos Henrique da Silva
Música popular - Brasil
Cultura popular - Brasil
Características nacionais
Cantores - biografia
title_short A simplicidade de um rei : trânsitos de Roberto Carlos em meio à cultura popular de massa
title_full A simplicidade de um rei : trânsitos de Roberto Carlos em meio à cultura popular de massa
title_fullStr A simplicidade de um rei : trânsitos de Roberto Carlos em meio à cultura popular de massa
title_full_unstemmed A simplicidade de um rei : trânsitos de Roberto Carlos em meio à cultura popular de massa
title_sort A simplicidade de um rei : trânsitos de Roberto Carlos em meio à cultura popular de massa
author Amaral, Marcos Henrique da Silva
author_facet Amaral, Marcos Henrique da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farias, Edson Silva de
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Marcos Henrique da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Música popular - Brasil
Cultura popular - Brasil
Características nacionais
Cantores - biografia
topic Música popular - Brasil
Cultura popular - Brasil
Características nacionais
Cantores - biografia
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-14
2013-01-21T11:51:20Z
2013-01-21T11:51:20Z
2013-01-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AMARAL, Marcos Henrique da Silva. A simplicidade de um rei: trânsitos de Roberto Carlos em meio à cultura popular de massa. 2012. 201 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11920
identifier_str_mv AMARAL, Marcos Henrique da Silva. A simplicidade de um rei: trânsitos de Roberto Carlos em meio à cultura popular de massa. 2012. 201 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/11920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508398165622784