A construção do conceito de área e procedimentos para sua medida no quinto ano do ensino fundamental : atividades fundamentadas na história da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Edilene Simões Costa dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22223
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.
id UNB_4d6e82a41ed232271444e22ea344ffb1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/22223
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A construção do conceito de área e procedimentos para sua medida no quinto ano do ensino fundamental : atividades fundamentadas na história da matemáticaEnsino e aprendizagemMatemática - estudo e ensinoMatemática (Ensino fundamental)Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.Esta pesquisa tem como objetivo analisar a aprendizagem utilizando a história da matemática como geradora de circunstâncias de produção e sistematização do conceito de área como grandeza autônoma e sua medida e de atividades heurísticas de tal conceito inseridas na organização do trabalho pedagógico em alunos do 5º ano do ensino fundamental. Para melhor objetivar o estudo, formulei três asserções que orientaram a investigação: (1) A utilização da história da matemática como metodologia representa a possibilidade de criar condições que favoreçam a aprendizagem de conteúdos matemáticos. (2) É possível construir atividades didáticas a partir de textos da história da matemática, transformando as aulas em um espaço que desenvolve a criatividade, a construção e a apropriação do conceito de medidas de área pelos alunos. (3) Existem textos de história da matemática com situações disponíveis que podem ser utilizados na elaboração de atividades didáticas para construção de conceitos matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental. Este é um estudo que se insere no paradigma analítico interpretativo e que segue uma abordagem qualitativa, que visa a análise dos processos e produções dos alunos, tendo em conta um espaço de ensino e aprendizagem gerado pela aplicação de uma sequências de atividades elaboradas a partir contexto histórico da matemática. As informações foram obtidas por meio da participação na aplicação das atividades e observações, análise dos registros de produção dos alunos e conversas com as professoras das duas turmas nos encontros para organização do trabalho a ser desenvolvido em sala de aula. Realizei os estudos em duas turmas do 5º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino do Distrito Federal. As conclusões desta investigação centram-se numa análise acerca dos procedimentos, dificuldades, representações, mobilização de teoremas e conceitos em ação apresentados pelos alunos participantes do estudo. Constatei o crescimento gradativo do aluno na construção e significação do conceito de área e sua medida, e na compreensão que os conhecimentos não são prontos e que são construídos em processo que envolve tempo, conhecimentos, contextos e pessoas. Ao final da sequência de atividades os alunos demonstraram identificar área como grandeza, nas decisões para resolução não confundiram superfície com sua área e nem área com número.This research aims at analysing learning by using the history of mathematics to create circumstances to produce and systematize the concept of area as autonomous magnitude and its measurements and studying the heuristics activities of such concept inserted in the organization of the teaching work for fifth-year students in the elementary school. In order to be more objective, I formulated three assertions that guide the research: (1) The use of the history of mathematics as a didactic instrument represents the possibility to create conditions to improve the learning of mathematic contents. (2) It is possible to do activities from texts of the history of mathematics, therefore classrooms can be transformed into a place to develop the creativity and the construction and appropriation of the concept of area measurements by the students. (3) Students from elementary school can create mathematics concepts from activities elaborated with the background of the history of mathematics dimension. This study is inserted in the interpretative analytical paradigm and based on a qualitative approach. It aims to analyse the students’ processes and productions with due regard to the teaching and learning space generated by applying sequences of activities prepared from the historical context of mathematics. The information was obtained through the conception of activities shared with the teachers; the participation in the implementation of activities and observations; the analysis of the records from the material produced by the students and from the conversation with the teachers of both classes in the meetings to define the work to be developed in the classroom. I performed the studies in two classes of the 5th year of elementary school, both public schools in the Federal District. The conclusions of this research focus on the analysis of procedures, difficulties, representations, mobilization of theorems and concepts in action (VERGNAUD, 1996) presented by the participating students through their actions as well as the records. I verified the students’ gradual growth in the construction of the concept of area and its measurement. They understood that their knowledge was not finished yet, actually it was a work in progress that demanded time, understanding, contexts and people. In the end of the sequence of activities performed, students were able to identify the area as magnitude. In their decision making processes, they did not mistake the surface with its area and neither its area with number.Muniz, Cristiano AlbertoSantos, Edilene Simões Costa dos2017-01-17T13:57:42Z2017-01-17T13:57:42Z2017-01-172014-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSANTOS, Edilene Simões Costa dos. A construção do conceito de área e procedimentos para sua medida no quinto ano do ensino fundamental: atividades fundamentadas na história da matemática. 2014. 317 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/22223A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-27T19:17:36Zoai:repositorio.unb.br:10482/22223Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-27T19:17:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do conceito de área e procedimentos para sua medida no quinto ano do ensino fundamental : atividades fundamentadas na história da matemática
title A construção do conceito de área e procedimentos para sua medida no quinto ano do ensino fundamental : atividades fundamentadas na história da matemática
spellingShingle A construção do conceito de área e procedimentos para sua medida no quinto ano do ensino fundamental : atividades fundamentadas na história da matemática
Santos, Edilene Simões Costa dos
Ensino e aprendizagem
Matemática - estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
title_short A construção do conceito de área e procedimentos para sua medida no quinto ano do ensino fundamental : atividades fundamentadas na história da matemática
title_full A construção do conceito de área e procedimentos para sua medida no quinto ano do ensino fundamental : atividades fundamentadas na história da matemática
title_fullStr A construção do conceito de área e procedimentos para sua medida no quinto ano do ensino fundamental : atividades fundamentadas na história da matemática
title_full_unstemmed A construção do conceito de área e procedimentos para sua medida no quinto ano do ensino fundamental : atividades fundamentadas na história da matemática
title_sort A construção do conceito de área e procedimentos para sua medida no quinto ano do ensino fundamental : atividades fundamentadas na história da matemática
author Santos, Edilene Simões Costa dos
author_facet Santos, Edilene Simões Costa dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Muniz, Cristiano Alberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Edilene Simões Costa dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Matemática - estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
topic Ensino e aprendizagem
Matemática - estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05
2017-01-17T13:57:42Z
2017-01-17T13:57:42Z
2017-01-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Edilene Simões Costa dos. A construção do conceito de área e procedimentos para sua medida no quinto ano do ensino fundamental: atividades fundamentadas na história da matemática. 2014. 317 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/22223
identifier_str_mv SANTOS, Edilene Simões Costa dos. A construção do conceito de área e procedimentos para sua medida no quinto ano do ensino fundamental: atividades fundamentadas na história da matemática. 2014. 317 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/22223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508383168888832