O Programa Nacional de Bolsa Escola e as ações afirmativas no campo educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Ana Lúcia Eduardo Farah
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26076
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782003000300012
Resumo: Analisa o Programa Nacional de Bolsa Escola, com base no acompanhamento das primeiras iniciativas e desdobramentos, de agosto de 2001 a novembro de 2002, procurando sustentar a opinião de que foi idealizado como proposta educacional de ampla envergadura, que ultrapassa os muros da escola. Em pelo menos três níveis essa proposta se realiza: ao favorecer o acesso e a permanência de crianças pobres à escola, empreende ações afirmativas de cunho universalista; ao exigir o desenvolvimento de ações socioeducativas, pode promover atividades que valorizem a diversidade cultural das populações locais; e ao propor o acompanhamento das ações por um conselho formado por membros da comunidade, encaminha um processo de construção da cidadania.
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spelling O Programa Nacional de Bolsa Escola e as ações afirmativas no campo educacionalThe National Programme of School Scholarships and affirmative action in the educational fieldPrograma Nacional de Renda Mínima (Brasil) - Bolsa-EscolaProgramas de ação afirmativaPolíticas educacionaisAnalisa o Programa Nacional de Bolsa Escola, com base no acompanhamento das primeiras iniciativas e desdobramentos, de agosto de 2001 a novembro de 2002, procurando sustentar a opinião de que foi idealizado como proposta educacional de ampla envergadura, que ultrapassa os muros da escola. Em pelo menos três níveis essa proposta se realiza: ao favorecer o acesso e a permanência de crianças pobres à escola, empreende ações afirmativas de cunho universalista; ao exigir o desenvolvimento de ações socioeducativas, pode promover atividades que valorizem a diversidade cultural das populações locais; e ao propor o acompanhamento das ações por um conselho formado por membros da comunidade, encaminha um processo de construção da cidadania.The text analyses the National Programme of School Scholarships based on an evaluation of the first initiatives and their ramifications, in the period from August 2001 to November 2002. It seeks to sustain the view that the Programme was planned as a wide-ranging educational proposal, which extrapolates the school walls. The proposal seeks to contribute on at least three levels. Firstly, by favouring poor children's access to and permanence in the school, it undertakes affirmative actions of a universalistic nature. Secondly, by requiring the development of socio-educational actions, it is able to promote activities which give value to the cultural diversity of local populations. And thirdly, by proposing to follow up the actions by means of a council made up of members of the community it sets in motion a process aimed at the construction of citizenship.Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2017-12-07T04:38:33Z2017-12-07T04:38:33Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALENTE, Ana Lúcia. O Programa Nacional de Bolsa Escola e as ações afirmativas no campo educacional. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p. 165-182, set./dez. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000300012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/P4QVkgpvYmVBLXM98YcNFqd/?lang=pt#. Acesso em: 19 mar. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/26076https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782003000300012Revista Brasileira de Educação - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/P4QVkgpvYmVBLXM98YcNFqd/?lang=pt#. Acesso em: 19 mar. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessValente, Ana Lúcia Eduardo Farahporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-09-01T18:39:43Zoai:repositorio.unb.br:10482/26076Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-09-01T18:39:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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