Com a fala o professor : as representações e a produção de sentido sobre o turismo no currículo escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Julião, Déa Vilela
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33867
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Pós-Graduação em Turismo, 2018.
id UNB_4dccd8f30cc01ba1af7f545aa422e688
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33867
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Com a fala o professor : as representações e a produção de sentido sobre o turismo no currículo escolarTurismo e educaçãoTurismo - práticas pedagógicasRepresentações sociaisTurismoCurrículo educacionalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Pós-Graduação em Turismo, 2018.O presente estudo buscou compreender como as representações do professor do Ensino Médio da Rede Pública do Distrito Federal se constituem diante do currículo escolar, especialmente com relação ao potencial que o turismo tem de servir de estímulo para o aluno, por meio da aplicabilidade e na verificação dos conceitos trabalhados em sala. Nessa perspectiva a dissertação compõe-se de três capítulos. No primeiro capítulo é apresentada uma discussão teórica acerca do Turismo, e também da Educação. Os temas da cultura e da identidade também são tratados com profundidade, tendo em vista estarem presentes na compreensão mais ampla da relação entre Turismo e Educação. Nesse capítulo, também são mencionadas transversalidades possíveis no currículo escolar. O segundo capítulo trata da teoria da representação social que, na pesquisa, reside principalmente na compreensão da formação e consolidação de conceitos construídos e veiculados pelos seus protagonistas, os professores. Por meio de um caminho metodológico, as categorias utilizadas para o desenvolvimento da pesquisa são analisadas. A fala dos educadores entrevistados com o uso da metodologia da História Oral é exposta e analisada no terceiro capítulo, onde também são mencionados aspectos sobre o Turismo como prática educativa. As experiências de docência relatadas permitiram elencar as conquistas e dificuldades presentes no ensino dos conteúdos que são possíveis de ser acessados pelas práticas turísticas, que, por sua vez destacam-se pela interdisciplinaridade em construção. Assim, com a formação conectada a outros saberes, é possível que Turismo e Educação contribuam com a construção de uma cidadania.The present study sought to understand which are the representations about Tourism of the high school teacher of the Public Network of the Federal District, and how they constitute the pedagogical practices of the school curriculum. Given that teachers have fundamental importance in the mediation of knowledge and in the construction of new methodologies, it is necessary that they seek in their reflections what tourism teaches, within this interdisciplinary relationship between tourism and education. This leads us to question whether Tourism can present itself as a new alternative so that, in learning, there is a link between theory and curricular practice. In view of the above, this research has as a guiding question: does tourism allow the applicability and verification of the concepts worked in the classroom, since the components of the learning environment are the ones that give rise to stimulation for the student? In order to understand how the teacher constructs his representations about tourism, it is necessary to investigate how this one places itself and acts in the space of the classroom. In the search for a methodological path, the theory of social representations according to Moscovici (1984) was the base. In the methodological course of the research, the need to understand the representations put in the teachers' discourses led us to opt for oral history. The Oral History can be understood as a research method (historical, anthropological, sociological, among others), that privileges the accomplishment of interviews with people who participated or witnessed events, conjunctures, visions of the world. The teaching experiences reported allowed us to highlight the achievements and difficulties present in the teaching of contents that are possible to be accessed by the tourist practices, which, in turn, stand out by the interdisciplinarity in construction. Thus, with the formation connected to other knowledge, it is possible that Tourism and Education contribute to the construction of a citizenship.Centro de Excelência em TurismoPrograma de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado ProfissionalMoesch, Marutschka MartiniJulião, Déa Vilela2019-01-29T18:51:35Z2019-01-29T18:51:35Z2019-01-292018-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfJULIÃO, Déa Vilela. Com a fala o professor: as representações e a produção de sentido sobre o turismo no currículo escolar. 2018. 108 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33867A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-12T18:19:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/33867Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-12T18:19:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Com a fala o professor : as representações e a produção de sentido sobre o turismo no currículo escolar
title Com a fala o professor : as representações e a produção de sentido sobre o turismo no currículo escolar
spellingShingle Com a fala o professor : as representações e a produção de sentido sobre o turismo no currículo escolar
Julião, Déa Vilela
Turismo e educação
Turismo - práticas pedagógicas
Representações sociais
Turismo
Currículo educacional
title_short Com a fala o professor : as representações e a produção de sentido sobre o turismo no currículo escolar
title_full Com a fala o professor : as representações e a produção de sentido sobre o turismo no currículo escolar
title_fullStr Com a fala o professor : as representações e a produção de sentido sobre o turismo no currículo escolar
title_full_unstemmed Com a fala o professor : as representações e a produção de sentido sobre o turismo no currículo escolar
title_sort Com a fala o professor : as representações e a produção de sentido sobre o turismo no currículo escolar
author Julião, Déa Vilela
author_facet Julião, Déa Vilela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moesch, Marutschka Martini
dc.contributor.author.fl_str_mv Julião, Déa Vilela
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo e educação
Turismo - práticas pedagógicas
Representações sociais
Turismo
Currículo educacional
topic Turismo e educação
Turismo - práticas pedagógicas
Representações sociais
Turismo
Currículo educacional
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Pós-Graduação em Turismo, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-12
2019-01-29T18:51:35Z
2019-01-29T18:51:35Z
2019-01-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JULIÃO, Déa Vilela. Com a fala o professor: as representações e a produção de sentido sobre o turismo no currículo escolar. 2018. 108 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33867
identifier_str_mv JULIÃO, Déa Vilela. Com a fala o professor: as representações e a produção de sentido sobre o turismo no currículo escolar. 2018. 108 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580874637344768