Parents' use of physical and verbal punishment : cross-sectional study in underprivileged neighborhoods
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33293 http://dx.doi.org/10.1016/j.jped.2017.07.013 |
Resumo: | Objetivo: Estimar a prevalência no último ano de crianças e adolescentes expostos a disciplinas físicas e verbais pelos pais e mães. Metodologia: Estudo transversal conduzido em dois bairros vulneráveis que possuem aproximadamente 80.000 habitantes. Amostragem complexa foi utilizada. As casas foram selecionadas por amostragem probabilística em duas fases. O número de 401 casas (erro amostral = 0,1) foi definido pela variância maximizada (p = 0,5). A amostragem por cluster permitiu obter o total de 33 cluster selecionados (erro amostral = 0.05). Usamos a versão brasileira do WorldSAFE Core Questionnaire para identificar disciplinas verbais moderadas, disciplinas verbais severas, disciplinas físicas moderadas e disciplinas físicas severas. O questionário pergunta a frequência que as mães (respondentes) e seus maridos/companheiros utilizaram táticas disciplinares especificas. Resultados: A média de idade das crianças e adolescentes foi de nove anos (DP: 4,5). A prevalência de disciplinas verbais severas foi de aproximadamente 37% (sendo 28,3% [95% CI: 23,4-33,3%] expostas a mais de três vezes no último ano). A prevalência disciplinas físicas severas foi de aproximadamente 30% (sendo 21,8% [CI: 18,2-25,4%] expostas mais de três vezes). Meninos tem maior chance de disciplinas físicas severas [OR: 1,56, p < 0,05]. Crianças e adolescentes com problemas de aprendizagem e atrasos no desenvolvimento apresentam maior chance quando comparado com seus pares sem problemas. Crianças e adolescentes com problema crônico de saúde tiveram chance menor de disciplinas físicas severas (OR: 0,4; p < 0,05). Conclusões: Abuso paterno e materno está contido nas práticas cotidianas de educação nestes dois bairros vulneráveis. |
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