Frames do projeto anima Barretos : festival de animação, tecnologia, professores de arte e o audiovisual na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabro, Maria de Lourdes Sousa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40251
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2020.
id UNB_4e1542f2f45d00dd631dd5613c3fc3ad
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/40251
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Frames do projeto anima Barretos : festival de animação, tecnologia, professores de arte e o audiovisual na escolaEducação artísticaArte e tecnologiaMediação culturalProfessores de arteAnimação (Cinematografia)Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2020.No cenário contemporâneo, a educação enfrenta diversos desafios quanto ao ensino e a aprendizagem dos alunos, denominados por Michel Serres (2013) como Polegarzinha e Polegarzinho. Eles interagem com as tecnologias e são extremamente criativos. O Cinema de Animação, desde sua invenção, apresenta características que envolvem a arte e avanços tecnológicos, provocando magia e mexendo com o imaginário de gerações analógicas, e hoje, as digitais. Assim surge o Projeto Anima Barretos, que foi idealizado em 2007, com o intuito de instigar os professores de Arte de Barretos/SP a utilizarem as tecnologias e a Linguagem da Animação nas aulas de Arte. O festival é uma forma de fomentar a utilização da tecnologia na escola e dar visibilidade às animações criadas pelos alunos. Para este propósito, os professores de Arte elaboraram estratégias com a Linguagem Cinematográfica e da Animação para desenvolver os conhecimentos que os jovens já trazem como Nativos Digitais (Palfrey; Gasser, 2011), estando atrelados ao currículo escolar e a cultura. Nos encontros com os professores de Arte, procurava-se demonstrar o potencial da animação como instrumento didático, diminuir o abismo entre os alunos on-line e os professores off-line e instigar reflexões sobre as relações entre tecnologia e processo de conhecimento, tecnologia e processo de criação nas escolas. A presente pesquisa tem como objetivo narrar e analisar as ações que fomentaram a produção de animações nas escolas que culminaram em doze anos do Anima Barretos, a organização deste festival de animação e as mutações ocorridas durante os anos de sua existência. Esta tese tem caráter autobiográfico, com ênfase na narrativa das minhas experiências como Professora de Arte, Formadora de Professores e Pesquisadora, em diálogo com as ações do Projeto Anima Barretos. Os trabalhos desenvolvidos nas escolas durante o Anima Barretos possibilitaram a construção de conhecimentos, conectando o universo cultural dos alunos. A tecnologia facilitou e otimizou formas lúdicas de aprendizagens. O festival Anima Barretos cumpriu seu papel, uma vez que instigou a criação e exibição das animações dos alunos que foram reconhecidas e ultrapassaram os muros das escolas. Podemos concluir que saber usar os recursos técnicos do Audiovisual potencializa os jovens a se expressarem, a falar sobre a sua cultura e a ampliar sua leitura mundo. Durante os estudos para essa pesquisa e diante de todas as ações do projeto Anima Barretos, nasceu o desejo de criar um material sobre animação para professores. No mestrado pesquisei sobre materiais educativos criados por instituições culturais e a utilização pelos professores de Arte de Barretos. Desse modo, o produto final dessa tese é o material Prof.! Bora animar? Espero que ele possa ser o estopim para o desenvolvimento na escola de uma linguagem que encanta e envolve os alunos.In the contemporary scenario, education faces several challenges regarding the teaching and learning of students, called by Michel Serres (2013) as Thumbnail and Thumbnail. They interact with technologies and are extremely creative. Animation Cinema, since its invention, has characteristics that involve art and technological advances, provoking magic and stirring the imagination of analog generations, and today, digital ones. Thus emerges the Anima Barretos Project, which was conceived in 2007, with the aim of instigating Art teachers in Barretos / SP to use technologies and the Language of Animation in Art classes. The festival is a way to encourage the use of technology at school and give visibility to the animations created by the students. For this purpose, Art teachers developed strategies with Cinematographic Language and Animation to develop the knowledge that young people already bring as Digital Natives (Palfrey; Gasser, 2011), being linked to the school curriculum and culture. In the meetings with Art teachers, the aim was to demonstrate the potential of animation as a didactic tool, to reduce the gap between online students and offline teachers and to instigate reflections on the relationship between technology and the process of knowledge, technology and creation process in schools. This research aims to narrate and analyze the actions that promoted the production of animations in schools that culminated in Anima Barretos' twelve years, the organization of this animation festival and the changes that occurred during the years of its existence. This thesis has an autobiographical character, with an emphasis on the narrative of my experiences as an Art Teacher, Teacher Trainer and Researcher, in dialogue with the actions of the Anima Barretos Project. The work developed in schools during Anima Barretos enabled the construction of knowledge, connecting the cultural universe of students. Technology facilitated and optimized playful forms of learning. The Anima Barretos festival fulfilled its role, as it instigated the creation and exhibition of the students' animations that were recognized and went beyond the walls of schools. We can conclude that knowing how to use the audiovisual technical resources empowers young people to express themselves, to talk about their culture and to expand their reading world. During the studies for this research and in view of all the actions of the Anima Barretos project, the desire to create material on animation for teachers was born. In the master's degree, I researched educational materials created by cultural institutions and the use by teachers of Arte de Barretos. Thus, the final product of this thesis is the material Prof.! Let's cheer up? I hope that it can be the trigger for the development at school of a language that enchants and engages students.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)Programa de Pós-Graduação em Artes VisuaisGatti, Thérèse HofmannFabro, Maria de Lourdes Sousa2021-03-17T13:13:54Z2021-03-17T13:13:54Z2021-03-172020-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFABRO, Maria de Lourdes Sousa. Frames do projeto anima Barretos: festival de animação, tecnologia, professores de arte e o audiovisual na escola. 2020. 248 f. il. Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40251A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T17:06:53Zoai:repositorio.unb.br:10482/40251Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T17:06:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Frames do projeto anima Barretos : festival de animação, tecnologia, professores de arte e o audiovisual na escola
title Frames do projeto anima Barretos : festival de animação, tecnologia, professores de arte e o audiovisual na escola
spellingShingle Frames do projeto anima Barretos : festival de animação, tecnologia, professores de arte e o audiovisual na escola
Fabro, Maria de Lourdes Sousa
Educação artística
Arte e tecnologia
Mediação cultural
Professores de arte
Animação (Cinematografia)
title_short Frames do projeto anima Barretos : festival de animação, tecnologia, professores de arte e o audiovisual na escola
title_full Frames do projeto anima Barretos : festival de animação, tecnologia, professores de arte e o audiovisual na escola
title_fullStr Frames do projeto anima Barretos : festival de animação, tecnologia, professores de arte e o audiovisual na escola
title_full_unstemmed Frames do projeto anima Barretos : festival de animação, tecnologia, professores de arte e o audiovisual na escola
title_sort Frames do projeto anima Barretos : festival de animação, tecnologia, professores de arte e o audiovisual na escola
author Fabro, Maria de Lourdes Sousa
author_facet Fabro, Maria de Lourdes Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gatti, Thérèse Hofmann
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabro, Maria de Lourdes Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Arte e tecnologia
Mediação cultural
Professores de arte
Animação (Cinematografia)
topic Educação artística
Arte e tecnologia
Mediação cultural
Professores de arte
Animação (Cinematografia)
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-30
2021-03-17T13:13:54Z
2021-03-17T13:13:54Z
2021-03-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FABRO, Maria de Lourdes Sousa. Frames do projeto anima Barretos: festival de animação, tecnologia, professores de arte e o audiovisual na escola. 2020. 248 f. il. Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40251
identifier_str_mv FABRO, Maria de Lourdes Sousa. Frames do projeto anima Barretos: festival de animação, tecnologia, professores de arte e o audiovisual na escola. 2020. 248 f. il. Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508185916014592