Jovens e homicídio seguido de suicídio nas escolas : ampliando perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gerk, Tabata de Aquino
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47659
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2019.
id UNB_4e729efe5a6052431587753a1875ae6f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/47659
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Jovens e homicídio seguido de suicídio nas escolas : ampliando perspectivasAdolescênciaHomicídio seguido de suicídioAtentados em escolasDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2019.Este trabalho se propõe a analisar o fenômeno de adolescentes que realizam homicídios em massa seguidos de suicídio em escolas, trazendo novas óticas sobre possíveis fatores externos e internos relacionados às motivações de seus protagonistas. O objetivo de trazer novas discussões acerca do tema surge da necessidade identificada de aprofundar análises para além das tendências paradigmáticas vigentes atualmente na comunidade científica, na mídia e na sociedade, onde percebem-se lacunas e preconceitos quando se trata de pensar nas possíveis vivências de possíveis sofrimentos psíquicos desses adolescentes, bem como influências externas presentes no desenvolvimento da motivação para esses atos. Para alcançar tais leituras, esta pesquisa utilizou multimétodos, dividindo-se em três partes: um panorama teórico sobre como o tema é abordado atualmente e as problemáticas envolvidas nessas análises; uma exploração Psicanalítica sobre o modus operandi do ato de homicídio seguido de suicídio na adolescência; e um estudo de caso de um famoso acontecimento dentro da temática evidenciada com base na Análise Narrativa, evidenciando fatores psicossociais relacionados ao ato na visão de um amigo dos protagonistas. Dentro das descobertas encontradas, foi notado claramente a falta de material para debate sobre esses casos em vieses que não depreciam os autores desses atos ou os colocam como agentes únicos de suas ações, excluindo fatores de risco externos. Fatores de risco estes que puderam ser notados quando se observou o olhar de um par aos adolescentes, demonstrando que diversos atores sociais e instituições estão envolvidos neste fenômeno. Das limitações encontradas na pesquisa, a falta de material com informações fidedignas e sem viés sensacionalista certamente dificultou uma análise ampliada sobre o tema, bem como o fato de a grande maioria dos autores desses atos ter falecido sem contar muito de sua história. Em conclusão, sugerem-se novas pesquisas dentro da temática, pois é notável que quanto mais entendermos os mecanismos que levam a esses atos serem perpetuados pode-se pensar em ações mais efetivas de prevenção e tratamento no objetivo de evitá-los.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).This work proposes to analyze the phenomenon of adolescents who carry out mass homicide followed by suicide in schools, bringing new perspectives on possible external and internal factors related to the motivations of their protagonists. The purpose of bringing new discussions about the subject arises from the identified need to deepen analyzes beyond the current paradigmatic trends in the scientific community, in the media and in society, where gaps and prejudices are perceived when it comes to thinking about the possible experiences of possible psychic sufferings of these adolescents, as well as external influences present in the development of the motivation for these acts. In order to reach such readings, this research used multimethods, being divided into three parts: a theoretical overview about how the subject is currently addressed and the problems involved in these analyzes; a Psychoanalytic exploration of the modus operandi of the act of homicide followed by suicide in adolescence; and a case study of a famous event within the theme evidenced on the basis of Narrative Analysis, evidencing psychosocial factors related to the act in the vision of a friend of the protagonists. Within the findings found, there was a clear lack of material for debate on such cases in biases that do not depreciate the perpetrators of these acts or place them as sole agents of their actions, excluding external risk factors. These risk factors could be noticed when the look of a pair adolescent was analyzed, demonstrating that several social actors and institutions are involved in this phenomenon. From the limitations found in the research, the lack of material with reliable information and without sensationalistic bias certainly hindered an extended analysis on the subject, as well as the fact that the great majority of the authors of these acts have died without telling much of their history. In conclusion, new research on this thematic is suggested, since it is remarkable that the more we understand the mechanisms that lead to these acts being perpetuated, more we can think of effective actions of prevention and treatment in the aim of avoiding them.Instituto de Psicologia (IP)Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL)Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e CulturaCosta, Ileno Izídio databatagerk@gmail.comGerk, Tabata de Aquino2024-02-01T20:41:47Z2024-02-01T20:41:47Z2024-02-012019-08-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGERK, Tabata de Aquino. Jovens e homicídio seguido de suicídio nas escolas: ampliando perspectivas. 2019. 79 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47659porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-01T20:41:47Zoai:repositorio.unb.br:10482/47659Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-01T20:41:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Jovens e homicídio seguido de suicídio nas escolas : ampliando perspectivas
title Jovens e homicídio seguido de suicídio nas escolas : ampliando perspectivas
spellingShingle Jovens e homicídio seguido de suicídio nas escolas : ampliando perspectivas
Gerk, Tabata de Aquino
Adolescência
Homicídio seguido de suicídio
Atentados em escolas
title_short Jovens e homicídio seguido de suicídio nas escolas : ampliando perspectivas
title_full Jovens e homicídio seguido de suicídio nas escolas : ampliando perspectivas
title_fullStr Jovens e homicídio seguido de suicídio nas escolas : ampliando perspectivas
title_full_unstemmed Jovens e homicídio seguido de suicídio nas escolas : ampliando perspectivas
title_sort Jovens e homicídio seguido de suicídio nas escolas : ampliando perspectivas
author Gerk, Tabata de Aquino
author_facet Gerk, Tabata de Aquino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Ileno Izídio da
tabatagerk@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Gerk, Tabata de Aquino
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Homicídio seguido de suicídio
Atentados em escolas
topic Adolescência
Homicídio seguido de suicídio
Atentados em escolas
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-08
2024-02-01T20:41:47Z
2024-02-01T20:41:47Z
2024-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GERK, Tabata de Aquino. Jovens e homicídio seguido de suicídio nas escolas: ampliando perspectivas. 2019. 79 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47659
identifier_str_mv GERK, Tabata de Aquino. Jovens e homicídio seguido de suicídio nas escolas: ampliando perspectivas. 2019. 79 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580768884260864