Percepção docente sobre o processo de inclusão digital no Campus Colorado do Oeste do Instituto Federal de Rondônia
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/10041 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica - Projeto Gestor, 2011. |
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Percepção docente sobre o processo de inclusão digital no Campus Colorado do Oeste do Instituto Federal de RondôniaInclusão digitalProfessoresEnsino profissionalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica - Projeto Gestor, 2011.Na sociedade informacional em que se vivem as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nos conduzem a constantes inovações, além de possibilitar grandes transformações sociais por meio do conhecimento virtualizado. Neste contexto, a chamada revolução tecnológica tem redefinido os interesses e suplantado valores culturais e sociais. Com isso, geram uma dimensão humana cada vez mais condicionada ao uso de aparelhos de tecnologia. Neste sentido, ganham robustez, no País e no mundo, discussões sobre o papel das TICs em ambientes de aprendizagem. O Campus Colorado do Oeste do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) foi escolhido para tal estudo. Configurou-se minuciosa pesquisa centrada em detectar e avaliar junto ao corpo docente do campus a percepção deste acerca do processo de inclusão digital. Para isto foi adotado um delineamento metodológico de estudo de caso, executado por meio de abordagem qualitativa na qual, optou-se pela coleta de dados através de questionário com questões abertas, objetivando corroborar fatores encontrados na revisão de literatura, resgate teórico fundamentado em Mark Warschauer, Manuel Castells, Sergio Amadeu da Silveira, Pierre Levy, Bernardo Sorj e outros. Posteriormente aplicou-se a técnica metodológica chamada de focal group ou grupo focal. Todos os esforços foram para identificar o papel das TICs no cotidiano, construir um conceito para inclusão digital e documentar os diferentes níveis de inclusão. Foram identificados os seguintes níveis: nível um: de infraestrutura de acesso, o nível mais básico da inclusão; nível dois: que se refere à posse de equipamentos; nível três: de treinamento adequado para o uso das TICs; nível quatro: no qual se enquadram as pessoas capacitadas para fazer uso das TICs; nível cinco: de produção de conteúdos específicos para uso na internet, todos associados aos eixos centrais socioeconômico, de infraestrutura e pedagógico ou educacional. Este estudo visou analisar e avaliar a forma com que os cidadãos foco da pesquisa assimilam a cultura digital. Os resultados apontam que a não inclusão contribui para a exclusão social do indivíduo na percepção dos docentes. Os fatores críticos encontrados no processo são o baixo poder aquisitivo dos trabalhadores; a falta de profissionais formados e capacitados para atuar na formação digital; a infraestrutura de rede inexistente, precária ou cara; a falta de iniciativa do poder público; a falta de equipamentos de tecnologia ou a falta de acesso a eles. Ao buscar tais fatores em um indivíduo em específico é possível, com clareza, identificar qual o real nível de inclusão digital a que ele tem acesso. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTIn the informational society where if live the Information‘s Technologies and Communication (TICs), constants innovations can lead the great social transformations by means virtualized knowledge. In this context, the known technological revolution has redefined the interests and supplanted cultural and social values. With this, they generate a dimension human being each more conditional time to the use of technology devices. In this way, the discussions about the paper of the TICs in learning environments gain robustness, in the country and the world. The Campus Colorado do Oeste of the Federal Institute of Rondônia (IFRO) was chosen for such study. Detailed research centered in detecting and evaluating next to the faculty of the Campus was configured the perception of this concerning the process of digital inclusion. For this was embraced a methodological delineation of case study, we chose to collect data through a questionnaire with open questions, objectifying to corroborate factors found in the literature revision, has rescued theoretician based on Mark Warschauer, Manuel Castells, Sergio Amadeu da Silveira, Pierre Levy, Sorj Bernardo and others. Later it was applied methodological technique known as focal group. All the efforts had been for identifying the paper of the TICs in the daily one, to construct a concept for digital inclusion, to register the different levels as the inclusion. We identified the following levels: level one the access infrastructure, the most basic level of inclusion, level two, which refers to possession of equipment, levelthree, appropriate training for the use of ICT, level four: fall in which people trained tomake use of ICTs, level five: the production of specific content for use on the Internet, all associates to the axles central offices social and economic sustainability, and pedagogical or educational infrastructure. This study aimed to analyze and assess the extent to which citizens focus of the research associate the digital culture. The results point that the desinclusion contribute for the social exclusion of the individual in the teachers‘s perception. The found critical factors in the process are the low purchasing power of the workers; the lack of professionals formed and enabled to act in the digital formation; the infrastructure of inexistent, precarious or expensive net; the lack of initiative of the public power; the technology equipment lack or the lack of access to them. When searching such factors in an individual in specific are possible, with clarity, to identify to which the real level of digital inclusion that this individual has access.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTeles, Lúcio FrançaSyryczyk, Edilberto Fernandes2012-03-05T14:18:59Z2012-03-05T14:18:59Z2012-03-052011-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSYRYCZYK, Edilberto Fernandes. Percepção docente sobre o processo de inclusão digital no Campus Colorado do Oeste do Instituto Federal de Rondônia. 2011. 101 f., il. Dissertação(Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/10041info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T19:14:25Zoai:repositorio.unb.br:10482/10041Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T19:14:25Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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