Ansiedade em situações de prova: evidências de validade de duas escalas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karino, Camila Akemi
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Laros, Jacob Arie
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29334
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712014000100004
Resumo: A competição, a cobrança social e pessoal e a possibilidade de fracasso são alguns dos fatores que podem tornar a situação de prova um evento estressante e gerador de ansiedade. Nesse contexto, este estudo objetivou disponibilizar para o Brasil dois instrumentos de avaliação da ansiedade em situações de testagem e demonstrar evidências de validade dessas escalas. Participaram do estudo 1.878 estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares de Brasília. Dois instrumentos de ansiedade foram desenvolvidos: um que busca medir quatro dimensões de ansiedade, o Inventário de Ansiedade frente a Provas (IAP), e o Inventário de Ansiedade Internamente e Externamente Causada (IAIEC). Verificou-se que os instrumentos têm adequadas estruturas fatoriais e boa consistência interna. Ademais, análises de correlação com outros instrumentos de ansiedade indicaram evidências de validade convergente adequada com correlações entre 0,31 e 0,72. As implicações do estudo são notáveis no âmbito clínico, social e acadêmico.
id UNB_4f16596f6b4699dca8d96134ff08e4e1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/29334
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ansiedade em situações de prova: evidências de validade de duas escalasAnxiety in examination contexts: validity evidence of two scalesAnsiedad en situaciones de prueba: evidencias de validez de dos escalasAnsiedadeTestes psicológicosDesempenho cognitivoA competição, a cobrança social e pessoal e a possibilidade de fracasso são alguns dos fatores que podem tornar a situação de prova um evento estressante e gerador de ansiedade. Nesse contexto, este estudo objetivou disponibilizar para o Brasil dois instrumentos de avaliação da ansiedade em situações de testagem e demonstrar evidências de validade dessas escalas. Participaram do estudo 1.878 estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares de Brasília. Dois instrumentos de ansiedade foram desenvolvidos: um que busca medir quatro dimensões de ansiedade, o Inventário de Ansiedade frente a Provas (IAP), e o Inventário de Ansiedade Internamente e Externamente Causada (IAIEC). Verificou-se que os instrumentos têm adequadas estruturas fatoriais e boa consistência interna. Ademais, análises de correlação com outros instrumentos de ansiedade indicaram evidências de validade convergente adequada com correlações entre 0,31 e 0,72. As implicações do estudo são notáveis no âmbito clínico, social e acadêmico.Competition, social and personal demands, and the possibility of failure are all factors that might turn examination situations into stressful and anxiety-inducing events. The purpose of the present study was to provide two Brazilian assessment instruments of anxiety in examination contexts and to demonstrate evidence of their validity. A sample of 1,878 high school students from public and private schools in Brasilia participated in this study. Two instruments of anxiety were developed: the Testing Anxiety Inventory (IAP) measuring four anxiety dimensions, and the IAIEC assessing internally and externally caused anxiety. The findings indicate that both instruments have an adequate factor structure and a good internal consistency. Moreover, correlational analysis with other instruments of anxiety suggests evidence of an adequate convergent validity with correlations varying between .31 and .72. The implications of the present study are noteworthy in clinical, social and academic contexts.La competencia, presión social y personal, así como la posibilidad de fracaso son algunos de los factores que pueden hacer de la realización de una prueba un momento de estrés que genera ansiedad. En ese contexto, este estudio buscó ofrecer dos instrumentos de medida de la ansiedad en situación de prueba y demostrar las evidencias de validez de esas escalas para uso en Brasil. Participaron 1.878 estudiantes de enseñanza media de escuelas públicas y particulares de Brasilia. Dos instrumentos de ansiedad fueron desarrollados: uno que busca medir cuatro dimensiones de ansiedad, el Inventario de Ansiedad frente a Pruebas (IAP), y el Inventario de Ansiedad Interna y Externamente Causada (IAIEC). Se verificó que los instrumentos tienen estructuras factoriales adecuadas y buena consistencia interna. Además, los análisis de correlación con otros instrumentos de ansiedad indicaron evidencias de validez convergente adecuadas con correlaciones entre 0,31 y 0,72. Las implicaciones de esta investigación son importantes para el ámbito clínico, social y académico.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2017-12-07T05:07:39Z2017-12-07T05:07:39Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfKARINO, Camila Akemi; LAROS, Jacob A. Ansiedade em situações de prova: evidências de validade de duas escalas. Psico-USF, Itatiba, v. 19, n. 1, p. 23-36, abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712014000100004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 08 nov. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29334https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712014000100004Psico-USF - (CC BY) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100004&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 08 nov. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessKarino, Camila AkemiLaros, Jacob Arieporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:11:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/29334Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:11:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ansiedade em situações de prova: evidências de validade de duas escalas
Anxiety in examination contexts: validity evidence of two scales
Ansiedad en situaciones de prueba: evidencias de validez de dos escalas
title Ansiedade em situações de prova: evidências de validade de duas escalas
spellingShingle Ansiedade em situações de prova: evidências de validade de duas escalas
Karino, Camila Akemi
Ansiedade
Testes psicológicos
Desempenho cognitivo
title_short Ansiedade em situações de prova: evidências de validade de duas escalas
title_full Ansiedade em situações de prova: evidências de validade de duas escalas
title_fullStr Ansiedade em situações de prova: evidências de validade de duas escalas
title_full_unstemmed Ansiedade em situações de prova: evidências de validade de duas escalas
title_sort Ansiedade em situações de prova: evidências de validade de duas escalas
author Karino, Camila Akemi
author_facet Karino, Camila Akemi
Laros, Jacob Arie
author_role author
author2 Laros, Jacob Arie
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Karino, Camila Akemi
Laros, Jacob Arie
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade
Testes psicológicos
Desempenho cognitivo
topic Ansiedade
Testes psicológicos
Desempenho cognitivo
description A competição, a cobrança social e pessoal e a possibilidade de fracasso são alguns dos fatores que podem tornar a situação de prova um evento estressante e gerador de ansiedade. Nesse contexto, este estudo objetivou disponibilizar para o Brasil dois instrumentos de avaliação da ansiedade em situações de testagem e demonstrar evidências de validade dessas escalas. Participaram do estudo 1.878 estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares de Brasília. Dois instrumentos de ansiedade foram desenvolvidos: um que busca medir quatro dimensões de ansiedade, o Inventário de Ansiedade frente a Provas (IAP), e o Inventário de Ansiedade Internamente e Externamente Causada (IAIEC). Verificou-se que os instrumentos têm adequadas estruturas fatoriais e boa consistência interna. Ademais, análises de correlação com outros instrumentos de ansiedade indicaram evidências de validade convergente adequada com correlações entre 0,31 e 0,72. As implicações do estudo são notáveis no âmbito clínico, social e acadêmico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2017-12-07T05:07:39Z
2017-12-07T05:07:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KARINO, Camila Akemi; LAROS, Jacob A. Ansiedade em situações de prova: evidências de validade de duas escalas. Psico-USF, Itatiba, v. 19, n. 1, p. 23-36, abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712014000100004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 08 nov. 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29334
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712014000100004
identifier_str_mv KARINO, Camila Akemi; LAROS, Jacob A. Ansiedade em situações de prova: evidências de validade de duas escalas. Psico-USF, Itatiba, v. 19, n. 1, p. 23-36, abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712014000100004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 08 nov. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29334
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712014000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508293174853632