Influência da mídia sobre o olhar pedagógico da gagueira : reflexões iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Celeste, Letícia Corrêa
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Russo, Lourene Cristina, Fonseca, Luciene Mendes de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17710
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462013005000042
Resumo: Objetivo: verificar a influência da mídia sobre o conhecimento de professores das redes municipal, estadual e particular sobre a gagueira, em especial a gagueira na infância e descrever as atitudes desses professores. Método: o primeiro experimento foi realizado de Outubro de 2009 a Março de 2011 com 300 professores de escolas estaduais, municipais e particulares. Foi aplicado questionário com questões sobre o conhecimento e atitudes de professores sobre a gagueira. Foi realizada análise de estatística descritva e teste qui-quadrado (p<0,05). O segundo experimento teve caráter descritivo no qual foi realizada uma pesquisa midiática e de Campanhas que pudessem ter atingido os professores participantes da pesquisa. Resultados: não houve diferença estatisticamente significante nas respostas quanto ao tipo de escola e formação dos professores. A maior parte dos professores respondeu “não sei” nas questões específicas de gagueira. A maioria, 95%, acredita que a gagueira tem cura e o fonoaudiólogo é o profissional mais citado para encaminhamentos de crianças com gagueira. Foram encontradas duas campanhas não-governamentais e nove programas sobre gagueira com alcance na região estudada. Conclusão: o conteúdo questionado aos professores foi apresentado ao público em diferentes momentos por profissionais especializados, porém parece não ter sido suficientes para alterar de forma significante a percepção dos professores sobre a gagueira.
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