A intenção do autor na intenção do texto : equivalências semiológicas na obra de Renato Russo
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/3630 |
Resumo: | Uma análise estética de letras selecionadas, compostas por Renato Russo – ícone da canção brasileira da década de 1980 – irá demonstrar, a partir de três vetores teóricos propostos por Umberto Eco, como essas letras incorporam informações simbólicas presentes nos signos sociais e recuperam um ideário mitopoético historicamente tematizado. A forte e explícita ligação com diversas referências culturais identificadas como posturas libertárias e transgressoras, faz a obra remeter eventualmente à persona do compositor que escolhemos aqui tratar – em si um sistema semiológico a ser considerado – para que se possa estabelecer as relações de equivalência e/ou superposição entre a intentio autoris e as intentio operis e intentio lectoris, os três vetores de que fala Eco. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
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A intenção do autor na intenção do texto : equivalências semiológicas na obra de Renato RussoLiteraturaRusso, Renato, 1960-1996Eco, Umberto, 1932-Uma análise estética de letras selecionadas, compostas por Renato Russo – ícone da canção brasileira da década de 1980 – irá demonstrar, a partir de três vetores teóricos propostos por Umberto Eco, como essas letras incorporam informações simbólicas presentes nos signos sociais e recuperam um ideário mitopoético historicamente tematizado. A forte e explícita ligação com diversas referências culturais identificadas como posturas libertárias e transgressoras, faz a obra remeter eventualmente à persona do compositor que escolhemos aqui tratar – em si um sistema semiológico a ser considerado – para que se possa estabelecer as relações de equivalência e/ou superposição entre a intentio autoris e as intentio operis e intentio lectoris, os três vetores de que fala Eco. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTAn aesthetic analysis of the lyrics of selected songs composed by Renato Russo – an icon of Brazilian popular music in the 80's – will demonstrate, departing from the three theoretical vectors proposed by Umberto Eco, how this lyrics mingle symbolic informations present in social signs and recuperate a mythopoetic set of ideas historically themathized. The explicit and strong connexion with several cultural references identified as transgressive and freeing positions, makes his work eventually hark back to the persona of the artist we choose to analyze here – a semiological system by itself, as we must consider it – so that we can establish the relationship of equivalence and/or superposition between the intentio autoris and the intentio operis and intentio lectoris, the three vectors Eco speaks of.2010-02-12T11:25:06Z2010-02-12T11:25:06Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCYNTRÃO, Sylvia Helena. A intenção do autor na intenção do texto : equivalências semiológicas na obra de Renato Russo. Graphos, João Pessoa, v. 10, n. 2/ v.11, n.1, p. 187-195, 2009. Disponível em: http://www.revistagraphos.com.br/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=48&Itemid=56. Acesso em: 12 fev. 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/3630Cyntrão, Sylvia Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:34:23Zoai:repositorio.unb.br:10482/3630Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:34:23Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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