O garoto de Juan Lacaze : invenção no teatro de Hugo Rodas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Claudia Moreira de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3299
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2007.
id UNB_508fc92565b5bcde56ffddcc768f4c1c
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/3299
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Souza, Claudia Moreira deMota, Marcus Santos2010-01-18T19:30:22Z2010-01-18T19:30:22Z2007-08-062007-08-06SOUZA, Claudia Moreira de. O garoto de Juan Lacaze: invenção no teatro de Hugo Rodas. 2007. 212 f. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/3299Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2007.O presente trabalho estuda a poética teatral de Hugo Rodas a partir da apresentação de contextos da formação pessoal e artística do encenador e da análise do processo criativo do espetáculo “O Inspetor Geral” (2006). Os contextos da formação pessoal e artística aqui apresentados significam um olhar para aquele ponto da arte em que a personalidade humana se prolonga na personalidade artística e a vida traspassa a arte. O estudo do processo criativo significa um olhar sobre o ponto executivo do fazer teatral, compreendido como um fazer artístico que ao se inventar revela o artista como conteúdo do fazer-se arte. Assim, a abordagem da poética teatral de Hugo Rodas neste trabalho possibilita a dinâmica que se estabelece entre poética cênica do artista e dados biográficos, onde um remete ao outro, contribuindo desta forma para favorecer uma compreensão mais ampla de sua arte. _______________________________________________________________________________ RESUMÉLe présent travail étudie la poétique théâtrale de Hugo RODAS à partir de la présentation de contextes de formation personnelle et artistique du metteur en scène et de l’analyse du processus créatif du spectacle «L’Inspecteur Général » (2006). Les contextes de la formation personnel et artistique ici présentés signifient un regard à ce point de l’art où la personnalité humaine se prolonge en la personnalité artistique et la vie dépasse l’art. L’étude du processus créatif signifie un regard sur un point exécutif du faire théâtral, compris comme un faire artistique au moment où l’invention révèle l’artiste comme le contenu de son art. Ainsi, l’abordage de la poétique théâtrale de Hugo RODAS en ce travail rend possible la dynamique que s’établie entre la poétique scénique de l’artiste et données biographiques, où l’un se remet à l’autre, contribuant de cette façon à la compréhension plus large de son art.O garoto de Juan Lacaze : invenção no teatro de Hugo Rodasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTeatroPoéticaEncenaçãoProcesso criativoRepresentação teatralBRAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2007_ClaudiaMoreiradeSouza.PDF2007_ClaudiaMoreiradeSouza.PDFapplication/pdf1439761http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/3299/1/2007_ClaudiaMoreiradeSouza.PDFa4fcabbd2bba5d8f4382b8541df45912MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1872http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/3299/2/license.txt7582e60d904f21b1c93e5dfb6820d533MD52open accessTEXT2007_ClaudiaMoreiradeSouza.PDF.txt2007_ClaudiaMoreiradeSouza.PDF.txtExtracted texttext/plain565157http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/3299/3/2007_ClaudiaMoreiradeSouza.PDF.txt8eb0ea39e27cd98a335e67c3e7fd227cMD53open access10482/32992023-07-14 15:37:59.221open accessoai:repositorio2.unb.br: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 Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-14T18:37:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv O garoto de Juan Lacaze : invenção no teatro de Hugo Rodas
title O garoto de Juan Lacaze : invenção no teatro de Hugo Rodas
spellingShingle O garoto de Juan Lacaze : invenção no teatro de Hugo Rodas
Souza, Claudia Moreira de
Teatro
Poética
Encenação
Processo criativo
Representação teatral
title_short O garoto de Juan Lacaze : invenção no teatro de Hugo Rodas
title_full O garoto de Juan Lacaze : invenção no teatro de Hugo Rodas
title_fullStr O garoto de Juan Lacaze : invenção no teatro de Hugo Rodas
title_full_unstemmed O garoto de Juan Lacaze : invenção no teatro de Hugo Rodas
title_sort O garoto de Juan Lacaze : invenção no teatro de Hugo Rodas
author Souza, Claudia Moreira de
author_facet Souza, Claudia Moreira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Claudia Moreira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mota, Marcus Santos
contributor_str_mv Mota, Marcus Santos
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Teatro
Poética
Encenação
Processo criativo
Representação teatral
topic Teatro
Poética
Encenação
Processo criativo
Representação teatral
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2007.
publishDate 2007
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2007-08-06
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-08-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-01-18T19:30:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-01-18T19:30:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Claudia Moreira de. O garoto de Juan Lacaze: invenção no teatro de Hugo Rodas. 2007. 212 f. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/3299
identifier_str_mv SOUZA, Claudia Moreira de. O garoto de Juan Lacaze: invenção no teatro de Hugo Rodas. 2007. 212 f. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/3299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/3299/1/2007_ClaudiaMoreiradeSouza.PDF
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/3299/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/3299/3/2007_ClaudiaMoreiradeSouza.PDF.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a4fcabbd2bba5d8f4382b8541df45912
7582e60d904f21b1c93e5dfb6820d533
8eb0ea39e27cd98a335e67c3e7fd227c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864099299065856