Fatores associados ao desempenho escolar : estudo multinível com dados do SAEB/2001
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/26957 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722007000100005 |
Resumo: | Esse estudo visou construir um modelo de desempenho escolar utilizando análise multinível, um tipo de regressão múltipla que leva em consideração a estrutura hierárquica dos dados. Foram considerados os dados do SAEB de 2001, especificamente os referentes aos alunos da 3ª série do Ensino Médio. Depois de controlar o efeito das variáveis de seletividade e composição escolar verificou-se uma correlação intraclasse de 0,17. Isso significa que 17% da variância no desempenho escolar podem ser atribuídos ao nível da escola. No modelo multinível final foram incluídas sete variáveis referentes ao aluno e nove variáveis referentes à escola. As variáveis com efeito mais forte concernentes ao aluno foram: atraso escolar e comparação do aluno com os colegas. Quanto à escola foram: recursos culturais agregado e atraso escolar agregado. Espera-se que o modelo final seja utilizado para a elaboração de políticas públicas visando o melhoramento do sistema educacional brasileiro. |
id |
UNB_51f7205aa3bfa1f190a09475edcf7417 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/26957 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores associados ao desempenho escolar : estudo multinível com dados do SAEB/2001Factors associated with school performance : a multilevel study with data of SAEB/2001Desempenho escolarAvaliação educacionalAnálise de regressãoSistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Brasil)Esse estudo visou construir um modelo de desempenho escolar utilizando análise multinível, um tipo de regressão múltipla que leva em consideração a estrutura hierárquica dos dados. Foram considerados os dados do SAEB de 2001, especificamente os referentes aos alunos da 3ª série do Ensino Médio. Depois de controlar o efeito das variáveis de seletividade e composição escolar verificou-se uma correlação intraclasse de 0,17. Isso significa que 17% da variância no desempenho escolar podem ser atribuídos ao nível da escola. No modelo multinível final foram incluídas sete variáveis referentes ao aluno e nove variáveis referentes à escola. As variáveis com efeito mais forte concernentes ao aluno foram: atraso escolar e comparação do aluno com os colegas. Quanto à escola foram: recursos culturais agregado e atraso escolar agregado. Espera-se que o modelo final seja utilizado para a elaboração de políticas públicas visando o melhoramento do sistema educacional brasileiro.The purpose of this study was to construct a model of student performance using multilevel analysis, a type of multiple regression that takes into consideration the hierarchical structure of the data. The study used the data of the third grade students of secondary school who participated in the SAEB 2001 assessment. After controlling the effect of the variables of selectivity and school composition, an intraclass correlation of 0.17 was found, indicating that 17% of the variance in student performance can be attributed to the school level. In the final multilevel model seven variables of student level and nine variables of school level were included. The variables with the strongest effect on student level were: school delay and comparison of the student with his colleagues. On school level these variables were: aggregated cultural resources and aggregated school delay. The final model elaborated in this study will hopefully be used to elaborate public policies with a view to improve the Brazilian educational system.Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília2017-12-07T04:48:04Z2017-12-07T04:48:04Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfANDRADE, Josemberg M. de; LAROS, Jacob A. Fatores associados ao desempenho escolar: estudo multinível com dados do SAEB/2001. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 23, n. 1, p. 33-41, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722007000100005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/yRZ9Jqbv6zjFKqCj3LDvJRr/?lang=pt#. Acesso em: 10 nov. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/26957https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722007000100005Psicologia: Teoria e Pesquisa - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/ptp/a/yRZ9Jqbv6zjFKqCj3LDvJRr/?lang=pt#. Acesso em: 10 nov. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Josemberg Moura deLaros, Jacob Arieporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:11:27Zoai:repositorio.unb.br:10482/26957Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:11:27Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores associados ao desempenho escolar : estudo multinível com dados do SAEB/2001 Factors associated with school performance : a multilevel study with data of SAEB/2001 |
title |
Fatores associados ao desempenho escolar : estudo multinível com dados do SAEB/2001 |
spellingShingle |
Fatores associados ao desempenho escolar : estudo multinível com dados do SAEB/2001 Andrade, Josemberg Moura de Desempenho escolar Avaliação educacional Análise de regressão Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Brasil) |
title_short |
Fatores associados ao desempenho escolar : estudo multinível com dados do SAEB/2001 |
title_full |
Fatores associados ao desempenho escolar : estudo multinível com dados do SAEB/2001 |
title_fullStr |
Fatores associados ao desempenho escolar : estudo multinível com dados do SAEB/2001 |
title_full_unstemmed |
Fatores associados ao desempenho escolar : estudo multinível com dados do SAEB/2001 |
title_sort |
Fatores associados ao desempenho escolar : estudo multinível com dados do SAEB/2001 |
author |
Andrade, Josemberg Moura de |
author_facet |
Andrade, Josemberg Moura de Laros, Jacob Arie |
author_role |
author |
author2 |
Laros, Jacob Arie |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Josemberg Moura de Laros, Jacob Arie |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desempenho escolar Avaliação educacional Análise de regressão Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Brasil) |
topic |
Desempenho escolar Avaliação educacional Análise de regressão Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Brasil) |
description |
Esse estudo visou construir um modelo de desempenho escolar utilizando análise multinível, um tipo de regressão múltipla que leva em consideração a estrutura hierárquica dos dados. Foram considerados os dados do SAEB de 2001, especificamente os referentes aos alunos da 3ª série do Ensino Médio. Depois de controlar o efeito das variáveis de seletividade e composição escolar verificou-se uma correlação intraclasse de 0,17. Isso significa que 17% da variância no desempenho escolar podem ser atribuídos ao nível da escola. No modelo multinível final foram incluídas sete variáveis referentes ao aluno e nove variáveis referentes à escola. As variáveis com efeito mais forte concernentes ao aluno foram: atraso escolar e comparação do aluno com os colegas. Quanto à escola foram: recursos culturais agregado e atraso escolar agregado. Espera-se que o modelo final seja utilizado para a elaboração de políticas públicas visando o melhoramento do sistema educacional brasileiro. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2017-12-07T04:48:04Z 2017-12-07T04:48:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ANDRADE, Josemberg M. de; LAROS, Jacob A. Fatores associados ao desempenho escolar: estudo multinível com dados do SAEB/2001. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 23, n. 1, p. 33-41, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722007000100005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/yRZ9Jqbv6zjFKqCj3LDvJRr/?lang=pt#. Acesso em: 10 nov. 2021. http://repositorio.unb.br/handle/10482/26957 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722007000100005 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, Josemberg M. de; LAROS, Jacob A. Fatores associados ao desempenho escolar: estudo multinível com dados do SAEB/2001. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 23, n. 1, p. 33-41, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722007000100005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/yRZ9Jqbv6zjFKqCj3LDvJRr/?lang=pt#. Acesso em: 10 nov. 2021. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26957 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722007000100005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508228353982464 |