Fatores associados ao desempenho escolar : estudo multinível com dados do SAEB/2001

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Josemberg Moura de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Laros, Jacob Arie
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26957
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722007000100005
Resumo: Esse estudo visou construir um modelo de desempenho escolar utilizando análise multinível, um tipo de regressão múltipla que leva em consideração a estrutura hierárquica dos dados. Foram considerados os dados do SAEB de 2001, especificamente os referentes aos alunos da 3ª série do Ensino Médio. Depois de controlar o efeito das variáveis de seletividade e composição escolar verificou-se uma correlação intraclasse de 0,17. Isso significa que 17% da variância no desempenho escolar podem ser atribuídos ao nível da escola. No modelo multinível final foram incluídas sete variáveis referentes ao aluno e nove variáveis referentes à escola. As variáveis com efeito mais forte concernentes ao aluno foram: atraso escolar e comparação do aluno com os colegas. Quanto à escola foram: recursos culturais agregado e atraso escolar agregado. Espera-se que o modelo final seja utilizado para a elaboração de políticas públicas visando o melhoramento do sistema educacional brasileiro.
id UNB_51f7205aa3bfa1f190a09475edcf7417
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/26957
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Fatores associados ao desempenho escolar : estudo multinível com dados do SAEB/2001Factors associated with school performance : a multilevel study with data of SAEB/2001Desempenho escolarAvaliação educacionalAnálise de regressãoSistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Brasil)Esse estudo visou construir um modelo de desempenho escolar utilizando análise multinível, um tipo de regressão múltipla que leva em consideração a estrutura hierárquica dos dados. Foram considerados os dados do SAEB de 2001, especificamente os referentes aos alunos da 3ª série do Ensino Médio. Depois de controlar o efeito das variáveis de seletividade e composição escolar verificou-se uma correlação intraclasse de 0,17. Isso significa que 17% da variância no desempenho escolar podem ser atribuídos ao nível da escola. No modelo multinível final foram incluídas sete variáveis referentes ao aluno e nove variáveis referentes à escola. As variáveis com efeito mais forte concernentes ao aluno foram: atraso escolar e comparação do aluno com os colegas. Quanto à escola foram: recursos culturais agregado e atraso escolar agregado. Espera-se que o modelo final seja utilizado para a elaboração de políticas públicas visando o melhoramento do sistema educacional brasileiro.The purpose of this study was to construct a model of student performance using multilevel analysis, a type of multiple regression that takes into consideration the hierarchical structure of the data. The study used the data of the third grade students of secondary school who participated in the SAEB 2001 assessment. After controlling the effect of the variables of selectivity and school composition, an intraclass correlation of 0.17 was found, indicating that 17% of the variance in student performance can be attributed to the school level. In the final multilevel model seven variables of student level and nine variables of school level were included. The variables with the strongest effect on student level were: school delay and comparison of the student with his colleagues. On school level these variables were: aggregated cultural resources and aggregated school delay. The final model elaborated in this study will hopefully be used to elaborate public policies with a view to improve the Brazilian educational system.Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília2017-12-07T04:48:04Z2017-12-07T04:48:04Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfANDRADE, Josemberg M. de; LAROS, Jacob A. Fatores associados ao desempenho escolar: estudo multinível com dados do SAEB/2001. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 23, n. 1, p. 33-41, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722007000100005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/yRZ9Jqbv6zjFKqCj3LDvJRr/?lang=pt#. Acesso em: 10 nov. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/26957https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722007000100005Psicologia: Teoria e Pesquisa - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/ptp/a/yRZ9Jqbv6zjFKqCj3LDvJRr/?lang=pt#. Acesso em: 10 nov. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Josemberg Moura deLaros, Jacob Arieporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:11:27Zoai:repositorio.unb.br:10482/26957Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:11:27Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores associados ao desempenho escolar : estudo multinível com dados do SAEB/2001
Factors associated with school performance : a multilevel study with data of SAEB/2001
title Fatores associados ao desempenho escolar : estudo multinível com dados do SAEB/2001
spellingShingle Fatores associados ao desempenho escolar : estudo multinível com dados do SAEB/2001
Andrade, Josemberg Moura de
Desempenho escolar
Avaliação educacional
Análise de regressão
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Brasil)
title_short Fatores associados ao desempenho escolar : estudo multinível com dados do SAEB/2001
title_full Fatores associados ao desempenho escolar : estudo multinível com dados do SAEB/2001
title_fullStr Fatores associados ao desempenho escolar : estudo multinível com dados do SAEB/2001
title_full_unstemmed Fatores associados ao desempenho escolar : estudo multinível com dados do SAEB/2001
title_sort Fatores associados ao desempenho escolar : estudo multinível com dados do SAEB/2001
author Andrade, Josemberg Moura de
author_facet Andrade, Josemberg Moura de
Laros, Jacob Arie
author_role author
author2 Laros, Jacob Arie
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Josemberg Moura de
Laros, Jacob Arie
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho escolar
Avaliação educacional
Análise de regressão
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Brasil)
topic Desempenho escolar
Avaliação educacional
Análise de regressão
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Brasil)
description Esse estudo visou construir um modelo de desempenho escolar utilizando análise multinível, um tipo de regressão múltipla que leva em consideração a estrutura hierárquica dos dados. Foram considerados os dados do SAEB de 2001, especificamente os referentes aos alunos da 3ª série do Ensino Médio. Depois de controlar o efeito das variáveis de seletividade e composição escolar verificou-se uma correlação intraclasse de 0,17. Isso significa que 17% da variância no desempenho escolar podem ser atribuídos ao nível da escola. No modelo multinível final foram incluídas sete variáveis referentes ao aluno e nove variáveis referentes à escola. As variáveis com efeito mais forte concernentes ao aluno foram: atraso escolar e comparação do aluno com os colegas. Quanto à escola foram: recursos culturais agregado e atraso escolar agregado. Espera-se que o modelo final seja utilizado para a elaboração de políticas públicas visando o melhoramento do sistema educacional brasileiro.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2017-12-07T04:48:04Z
2017-12-07T04:48:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Josemberg M. de; LAROS, Jacob A. Fatores associados ao desempenho escolar: estudo multinível com dados do SAEB/2001. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 23, n. 1, p. 33-41, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722007000100005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/yRZ9Jqbv6zjFKqCj3LDvJRr/?lang=pt#. Acesso em: 10 nov. 2021.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26957
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722007000100005
identifier_str_mv ANDRADE, Josemberg M. de; LAROS, Jacob A. Fatores associados ao desempenho escolar: estudo multinível com dados do SAEB/2001. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 23, n. 1, p. 33-41, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722007000100005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/yRZ9Jqbv6zjFKqCj3LDvJRr/?lang=pt#. Acesso em: 10 nov. 2021.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/26957
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722007000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508228353982464