O historiador é o protetor da Bildung : Friedrich Gundolf e a dimensão formativa da história (1890-1930)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Walkiria Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34324
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2018.
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spelling O historiador é o protetor da Bildung : Friedrich Gundolf e a dimensão formativa da história (1890-1930)Gundolf, Friedrich, 1880-1931 - crítica e interpretaçãoLiteratura - história e críticaTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2018.Friedrich Gundolf (1880-1931) foi um dos mais importantes intelectuais alemães durante as três primeiras décadas do século 20. Sua tese de livre docência, Shakespeare und der deutsche Geist, foi considerada um marco ao apontar novos caminhos metódicos e epistemológicos para os estudos em Germanística e História da Literatura. Após a publicação de Goethe, em 1916, Gundolf tornou-se uma referência intelectual no espaço acadêmico alemão. Apesar de sua formação em Germanística e sua dedicação aos estudos literários, Gundolf esforçou-se para ressignificar o papel pragmático das ciências humanas, com ênfase no conhecimento histórico, mediante a ideia de vida. Esta tese tem por principal objetivo compreender a relação construída por Gundolf entre conhecimento histórico e a ideia neo-humanista de Bildung a fim de restabelecer a função formativa pragmática do conhecimento histórico. Este trabalho tece uma análise detalhada de três obras de Gundolf: Shakespeare und der deutsche Geist, tese de livre docência de Gundolf; sua obra mais significativa, Goethe; e sua última obra monumental acerca de Shakespeare, Shakespeare: Sein Wesen und Werk. Além disso, um número significativo de artigos e correspondências compõe o conjunto documental deste trabalho. Esta tese buscou analisar a obra de Gundolf com base nos debates intelectuais que Gundolf participou. Dentre eles, sublinha-se a crise do paradigma historicista, paradigma dominante na ciência histórica durante o século 19 e a chamada crise da Kultur, debate importante no espaço intelectual alemão desde o final do século 19. O entendimento do construto conceitual operacionalizado por Gundolf compõe parte significativa deste trabalho, bem como compreender seus debates intelectuais e suas aproximações e afastamentos das filosofias de Wilhelm Dilthey e Henri Bergson. Mediante as reflexões de Gundolf acerca do conhecimento científico de modo geral, e especificamente do conhecimento histórico, esta tese analisou o pensamento de Gundolf mediante suas considerações sobre o conhecimento histórico atrelado a sua crítica da Kultur alemã e suas conexões com o conceito neo-humanista alemão de Bildung com o objetivo de reconstruir a identidade cultural alemã. Para Gundolf, uma das funções fundamentais do conhecimento histórico era proteger a Bildung enquanto absorção de uma cultura especificamente nacional que fundamentava a identidade cultural alemã. Esta tese se configura enquanto uma análise pormenorizada do caminho trilhado por Gundolf para alcançar este objetivo.Friedrich Gundolf (1880-1931) was one of the most eminent German scholars during the first three decades of the 20th century. His Professorship Thesis, Shakespeare und der deutsche Geist, was regarded as a methodological as well as epistemological benchmark for Germanistics and the History of Literature. After the publication of d Goethe, in 1916, Gundolf became an intellectual reference in the German academic environment . Despite his background in Germanistics and his devotion to literary studies, Gundolf strove to ressignify the pragmatic role of human sciences based upon an emphasis on historical knowledge through the idea of life. This thesis aims at understanding the relationship built by Gundolf between historical knowledge and the neohumanistic concept of Bildung with a view to restoring the pragmatical formative function of historical knowledge. A detailed analysis of three of Gundolf’s texts features herein: Shakespeare und der deutsche Geist, his Professor Thesis and most meaningul work; Goethe; and his last monumental work entitled Shakespeare: Sein Wesen und Werk. Additionally, numerous articles and letters integrate the documentation used for this writing. This thesis seeks to analyze Gundolf’s oeuvre in the light of the intellectual debates he engaged in, namely, the crisis of the historicist paradigm during the nineteenth century as well as the crisis of Kultur, an important debate for the German intellectual milieu since the end of the nineteenth century. The understanding of the conceptual framework within which Gundolf’s oeuvre operates is the core of this writing, which entails the understanding of his intellectual debates, his proximity as well as his distances from the philosophies of Wilhelm Dilthey and Henri Bergson. Through Gundolf’s reflexions on scientific knowledge as a whole and historical knowledge in particular, this thesis analysed Gundolf’s thought in relation to historical knowledge, its connexions with his critique of German Kultur as well as with the German neohumanistic concept of Bildung so as to rebuild the German cultural identity. To Gundolf, one of the fundamental roles of historical knowledge was to proeserve the Bildung as the catalyst of a specifically national culture which founds German cultural identity. This thesis seeks to offer a minute picture of the path Gundolf followed to reach this goal.Instituto de Ciências Humanas (ICH)Departamento de História (ICH HIS)Programa de Pós-Graduação em HistóriaMartins, Estevão Chaves de RezendeSilva, Walkiria Oliveira2019-04-03T21:55:04Z2019-04-03T21:55:04Z2019-04-032018-08-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Walkiria Oliveira. O historiador é o protetor da Bildung: Friedrich Gundolf e a dimensão formativa da história (1890-1930). 2018. 278 f., il. Tese (Doutorado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34324A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-31T16:46:41Zoai:repositorio.unb.br:10482/34324Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-31T16:46:41Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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