Generalização da teoria da distância crítica para estimativa de vida de componentes entalhados em regime de médio e alto ciclo de fadiga
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34995 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia, 2018. |
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Generalização da teoria da distância crítica para estimativa de vida de componentes entalhados em regime de médio e alto ciclo de fadigaFadiga multiaxialTeoria da distância críticaDeformações e tensõesPrevisão de vidaAço - estruturas - fadigaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia, 2018.Neste trabalho propõe-se que critérios de fadiga multiaxial podem ser utilizados como parâmetros de dano na formulação da Teoria da Distância Crítica. Essa generalização assume que o comprimento característico do material, L, é afetado pelo nível de dano introduzido no componente estrutural e que esse dano pode ser quantificado, não apenas usando a amplitude máxima da tensão normal (1), mas também por algum outro parâmetro de dano. Nesse sentido, ao incorporar os efeitos de multiaxialidade e não-proporcionalidade, os parâmetros da abordagem do plano crítico podem ser utilizados com sucesso na estimativa da vida de fadiga sob diferentes condições de ensaio. Assim, ao contrário da abordagem clássica, o uso dessa estratégia tem a vantagem de permitir a construção da relação −, independente da condição de ensaio utilizada para calibração. Para definir a nova relação −, é apresentada um procedimento de calibração considerando os modelos de plano crítico baseados nos critérios de falha de Smith-Watson-Topper e Fatemi-Socie. A validação do método é verificada usando vários conjuntos de dados retirados da literatura. Nesse sentido, dados de ensaio de fadiga obtidos em amostras lisas e entalhadas (contendo diferentes geometrias e espessuras) feitas com ligas de aço EN3B e AISI 4130 são coletados usando vários tipos de razões de carregamento, R. Um estudo sobre o efeito da razão de carregamento e o tipo de carregamento sobre o comportamento da relação − é apresentado e indica que, embora as relações obtidas dependam de R e do tipo de carregamento utilizados na calibração, as previsões de vida obtidas por essas curvas são estatisticamente semelhantes. Assim, para todos os materiais investigados, a metodologia proposta pode ser considerada bem-sucedida.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).This work proposes that multiaxial fatigue criteria can be used as damage parameters in the critical distance theory formulation, TCD. This generalization assumes that the material characteristic length, , is affected by the level of damage introduced in the structural component and that this damage can be quantified, not only using the maximum amplitude of the normal stress (1), but also by any parameter of damage. In this sense, we postulate that, by incorporating the effects of multiaxiality and non-proportionality, the parameters of the critical plane approach can be used successfully in estimating fatigue life under different test conditions. Thus, unlike the classical approach, the use this improvement has the advantage of allowing the construction of − relationship, independent of the type of test used for calibration. In order to define the new − relationship, a calibration strategy is presented considering the critical plane models based on the Smith-Watson-Topper, SWT, and Fatemi-Socie, FS, failure criteria. The accuracy of the method is verified by using several data sets taken from the literature. In this sense, fatigue data obtained from smooth and notched specimens (containing different geometries and thicknesses) made with EN3B and AISI 4130 steel alloys are collected using various types of loading and load ratios, R. A study on the effect of load ratio and load type on the behavior of the − relationship is presented and indicates that although the ratios obtained depend on and the type of load used in the calibration, the life predictions obtained by these curves are statistically similar. Thus, for all materials investigated, the proposed methodology can be considered successful.Ferreira, Jorge Luiz de AlmeidaBorges, Rafael de Assis2019-07-10T21:35:22Z2019-07-10T21:35:22Z2019-07-102018-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBORGES, Rafael de Assis. Generalização da teoria da distância crítica para estimativa de vida de componentes entalhados em regime de médio e alto ciclo de fadiga. 2018. 84 f., il. Dissertação (Mestrado em Integridade de Materiais da Engenharia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34995A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T14:37:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/34995Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T14:37:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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