O palco e o mato : o lugar das timbila no projeto de construção da nação em Moçambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Sara Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39738
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2020.
id UNB_52a3fc15da02c2076be663e7ab6f17eb
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/39738
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Morais, Sara SantosTrajano Filho, Wilson2020-12-17T14:39:26Z2020-12-17T14:39:26Z2020-12-172020-08-12MORAIS, Sara Santos. O palco e o mato: o lugar das timbila no projeto de construção da nação em Moçambique. 2020. 397 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39738Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2020.Esta tese trata de processos socioculturais, históricos e políticos responsáveis pela emergência das timbila como um símbolo da nação moçambicana, que culminou em sua proclamação como Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2005. Exploro algumas das dimensões da complexa trajetória dessa expressão musical, enfatizando sua relação com agentes e instituições diversas, de modo a compreender como, associada a um dos menores “grupos étnicos” do território moçambicano, ela se tornou a principal insígnia do governo pós-colonial. Privilegiei duas vias principais de análise: por um lado, analiso programas, legislação, discursos oficiais e o dossiê de candidatura das timbila enviado à Unesco para compreender de que modo o Estado incorporou as timbila no seu projeto de nação; por outro, levo em conta as narrativas dos timbileiros, de especialistas, de autoridades tradicionais, de apreciadores e demais sujeitos associados às timbila para apreender os sentidos atribuídos por eles a essa comunidade imaginada chamada Moçambique. Assim, discuto, a partir da bibliografia e documentação disponíveis sobre o tema, da minha observação direta de ensaios, cerimônias e festivais, da análise de discursos e de conversas com timbileiros, a plasticidade dessa expressão musical, sua capacidade de se adaptar a distintos espaços e contextos os mais diversos.This thesis deals with the socio-cultural, historical and political processes responsible for the emergence of the timbila as a symbol of the Mozambican nation, which culminated in its proclamation as a Masterpiece of Oral and Intangible Heritage of Humanity by Unesco in 2005. I explore some of the dimensions of the complex trajectory of this musical expression, emphasizing its relationship with a diversity of agents and institutions, in order to understand how it became, being associated with one of the smallest “ethnic groups” in Mozambican territory, the main emblem of the post-colonial government. I focused on two main analysis paths: on one hand, I analyzed programs, legislation, official speeches and the dossier of the timbila sent to Unesco to understand how the State incorporated timbila into its nation project; on the other hand, I take into account the narratives of timbileiros, specialists, traditional authorities, connoisseurs and other subjects associated with timbila to understand the meanings attributed by them to this imagined community called Mozambique. Thus, I discuss – drawing from the bibliography and documentation available on the subject, from my direct observation of rehearsals, ceremonies, and festivals, and form the analysis of speeches and conversations with timbileiros – the plasticity of this musical expression, its ability to adapt to different spaces and to the most diverse contexts.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessO palco e o mato : o lugar das timbila no projeto de construção da nação em Moçambiqueinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisTimbila (Moçambique)Moçambique - culturaFestivais de culturaPatrimônio culturalporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2020_SaraSantosMorais.pdf2020_SaraSantosMorais.pdfapplication/pdf8205895http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/39738/1/2020_SaraSantosMorais.pdf14847e62a5dec48262753d11b0beaf4aMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain671http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/39738/2/license.txtbacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5MD52open access10482/397382023-07-07 21:27:49.289open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-08T00:27:49Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O palco e o mato : o lugar das timbila no projeto de construção da nação em Moçambique
title O palco e o mato : o lugar das timbila no projeto de construção da nação em Moçambique
spellingShingle O palco e o mato : o lugar das timbila no projeto de construção da nação em Moçambique
Morais, Sara Santos
Timbila (Moçambique)
Moçambique - cultura
Festivais de cultura
Patrimônio cultural
title_short O palco e o mato : o lugar das timbila no projeto de construção da nação em Moçambique
title_full O palco e o mato : o lugar das timbila no projeto de construção da nação em Moçambique
title_fullStr O palco e o mato : o lugar das timbila no projeto de construção da nação em Moçambique
title_full_unstemmed O palco e o mato : o lugar das timbila no projeto de construção da nação em Moçambique
title_sort O palco e o mato : o lugar das timbila no projeto de construção da nação em Moçambique
author Morais, Sara Santos
author_facet Morais, Sara Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Sara Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Trajano Filho, Wilson
contributor_str_mv Trajano Filho, Wilson
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Timbila (Moçambique)
Moçambique - cultura
Festivais de cultura
Patrimônio cultural
topic Timbila (Moçambique)
Moçambique - cultura
Festivais de cultura
Patrimônio cultural
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2020.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-08-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-17T14:39:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-17T14:39:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MORAIS, Sara Santos. O palco e o mato: o lugar das timbila no projeto de construção da nação em Moçambique. 2020. 397 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/39738
identifier_str_mv MORAIS, Sara Santos. O palco e o mato: o lugar das timbila no projeto de construção da nação em Moçambique. 2020. 397 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/39738/1/2020_SaraSantosMorais.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/39738/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 14847e62a5dec48262753d11b0beaf4a
bacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573539330064384