Escola pública e escola particular : semelhanças de dois imbróglios educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Demo, Pedro
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8096
https://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362007000200002
Resumo: A distância entre escola pública e particular no Brasil é considerável, em favor da escola particular. Entretanto, notam-se sinais de crise também na escola particular, cujo desempenho tem caído nos últimos anos, em especial em 2005. O que mais chama a atenção é que esta queda é maior em regiões mais desenvolvidas e em matemática. Sugere-se que a razão principal seja o instrucionismo comum aos dois sistemas, tendo em vista que se trata da mesma política educacional e dos mesmos professores. A diferença maior possivelmente é que a escola particular é gerida pela iniciativa privada com base na pressão do mercado e dos pais dos alunos, do que segue que seu desempenho, mesmo não sendo aceitável, é mais elevado. Sugere-se também que a iniciativa mais promissora para superar este imbróglio seria apostar no professor, cuidando sistematicamente de sua formação permanente, dentro da premissa de que se o professor aprender bem, o aluno também o poderá fazer. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_53148864aae9174b8075245d58fbebd0
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/8096
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Escola pública e escola particular : semelhanças de dois imbróglios educacionaisPublic and private school : resemblances between two educational predicamentsEscuela pública e escuela particular : similitudes entre dos retos educacionalesEscolas públicasEscolas particularesAprendizagemProfessoresA distância entre escola pública e particular no Brasil é considerável, em favor da escola particular. Entretanto, notam-se sinais de crise também na escola particular, cujo desempenho tem caído nos últimos anos, em especial em 2005. O que mais chama a atenção é que esta queda é maior em regiões mais desenvolvidas e em matemática. Sugere-se que a razão principal seja o instrucionismo comum aos dois sistemas, tendo em vista que se trata da mesma política educacional e dos mesmos professores. A diferença maior possivelmente é que a escola particular é gerida pela iniciativa privada com base na pressão do mercado e dos pais dos alunos, do que segue que seu desempenho, mesmo não sendo aceitável, é mais elevado. Sugere-se também que a iniciativa mais promissora para superar este imbróglio seria apostar no professor, cuidando sistematicamente de sua formação permanente, dentro da premissa de que se o professor aprender bem, o aluno também o poderá fazer. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe distance between public and private school in Brazil is considerable, having the private school the advantage. Nevertheless we perceive crisis signals also in the private school, whose performance has been falling in the last years, especially in 2005. What most calls our attention is that this decadence is greater in more developed regions and in mathematics. We suggest that the main reason would be instruccionism in both systems, since they share the same educational politics and the same teachers. The greater difference is possibly that private school is managed by private initiative with market and parents pressure: it follows that its performance, although not acceptable, is higher. We also suggest that the most promising initiative to overcome this predicament would be to bet on teacher, caring systematically of his permanent formation, within the premise that, if the teacher learns well, the student could do it as well. _______________________________________________________________________________ RESUMENLa distancia entre escuela pública y particular en Brasil es considerable, en favor de la escuela particular. Entretanto, es posible percibir señales de crisis también en la escuela particular, cuyo desempeño bajó en los últimos años, en especial en 2005. Lo que más llama la atención es que esta queda es mayor en regiones más desarrolladas e en matemática. Se hace la sugerencia de que a razón principal sería el instrucionismo común a ambos los sistemas, tomando en cuenta que se trata de la misma política educacional y de los mismos maestros. La diferencia mayor posiblemente es que la escuela particular é gerenciala pela iniciativa privada con base en la presión del mercado y de los padres de los estudiantes, de lo que sigue que su desempeño, mismo no siendo aceptable, es más elevado. Se hace también la sugerencia de que la iniciativa más favorable para superar este problema sería apostar en el maestro, cuidando sistemáticamente de su formación permanente, dentro de la premisa de que, si el maestro aprende bien, el estudiante lo podría hacer también.2011-05-30T16:36:05Z2011-05-30T16:36:05Z2007-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDEMO, Pedro. Escola pública e escola particular : semelhanças de dois imbróglios educacionais. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 55, p. 181-206, abr./jun. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v15n55/a02v1555.pdf>. Acesso em: 18 maio 2011. doi: 10.1590/S0104-40362007000200002.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8096https://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362007000200002Demo, Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:00:33Zoai:repositorio.unb.br:10482/8096Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:00:33Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola pública e escola particular : semelhanças de dois imbróglios educacionais
Public and private school : resemblances between two educational predicaments
Escuela pública e escuela particular : similitudes entre dos retos educacionales
title Escola pública e escola particular : semelhanças de dois imbróglios educacionais
spellingShingle Escola pública e escola particular : semelhanças de dois imbróglios educacionais
Demo, Pedro
Escolas públicas
Escolas particulares
Aprendizagem
Professores
title_short Escola pública e escola particular : semelhanças de dois imbróglios educacionais
title_full Escola pública e escola particular : semelhanças de dois imbróglios educacionais
title_fullStr Escola pública e escola particular : semelhanças de dois imbróglios educacionais
title_full_unstemmed Escola pública e escola particular : semelhanças de dois imbróglios educacionais
title_sort Escola pública e escola particular : semelhanças de dois imbróglios educacionais
author Demo, Pedro
author_facet Demo, Pedro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Demo, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas públicas
Escolas particulares
Aprendizagem
Professores
topic Escolas públicas
Escolas particulares
Aprendizagem
Professores
description A distância entre escola pública e particular no Brasil é considerável, em favor da escola particular. Entretanto, notam-se sinais de crise também na escola particular, cujo desempenho tem caído nos últimos anos, em especial em 2005. O que mais chama a atenção é que esta queda é maior em regiões mais desenvolvidas e em matemática. Sugere-se que a razão principal seja o instrucionismo comum aos dois sistemas, tendo em vista que se trata da mesma política educacional e dos mesmos professores. A diferença maior possivelmente é que a escola particular é gerida pela iniciativa privada com base na pressão do mercado e dos pais dos alunos, do que segue que seu desempenho, mesmo não sendo aceitável, é mais elevado. Sugere-se também que a iniciativa mais promissora para superar este imbróglio seria apostar no professor, cuidando sistematicamente de sua formação permanente, dentro da premissa de que se o professor aprender bem, o aluno também o poderá fazer. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04
2011-05-30T16:36:05Z
2011-05-30T16:36:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DEMO, Pedro. Escola pública e escola particular : semelhanças de dois imbróglios educacionais. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 55, p. 181-206, abr./jun. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v15n55/a02v1555.pdf>. Acesso em: 18 maio 2011. doi: 10.1590/S0104-40362007000200002.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8096
https://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362007000200002
identifier_str_mv DEMO, Pedro. Escola pública e escola particular : semelhanças de dois imbróglios educacionais. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 55, p. 181-206, abr./jun. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v15n55/a02v1555.pdf>. Acesso em: 18 maio 2011. doi: 10.1590/S0104-40362007000200002.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/8096
https://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362007000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580746660741120