Estudo empírico da percepção dos alunos de graduação em ciências contábeis do Distrito Federal quanto às causas das diferenças internacionais no financial reporting das empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Niyama, Jorge Katsumi
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Mendonça, Ana Carolina dos Santos, Botelho, Ducineli Régis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14503
Resumo: O artigo tem por objetivo avaliar o nível de percepção dos alunos de graduação em Ciências Contábeis no âmbito do Distrito Federal quanto às causas das diferenças internacionais nos procedimentos de elaboração e apresentação das demonstrações financeiras (financial reporting) das empresas. Para tanto, foi aplicado um questionário aos alunos de Ciências Contábeis nas cinco maiores Instituições de Ensino Superior (IES), que oferecem o referido curso de graduação no Distrito Federal. Observou-se pouca convergência nas opiniões dos alunos, revelando que estes não têm uma idéia consolidada sobre as causas das diferenças internacionais no financial reporting e uma clara evidência disto é que todos os itens receberam respostas variadas. Por outro lado, mediante análise de cluster, foram identificados dois grandes grupos, de certa forma similares ao que a literatura pesquisada considera como as mais ou menos importantes. Os resultados da pesquisa revelam que a disciplina Teoria da Contabilidade não tem oferecido, nas IES pesquisadas, um adequado arcabouço teórico sobre contabilidade internacional, que faça divergir substancialmente as respostas entre os alunos que cursaram e os que não cursaram a mencionada disciplina. Os resultados da pesquisa revelam que a contabilidade internacional é um assunto incipiente no âmbito acadêmico e que ainda não foram formadas opiniões sólidas sobre o tema. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
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Para tanto, foi aplicado um questionário aos alunos de Ciências Contábeis nas cinco maiores Instituições de Ensino Superior (IES), que oferecem o referido curso de graduação no Distrito Federal. Observou-se pouca convergência nas opiniões dos alunos, revelando que estes não têm uma idéia consolidada sobre as causas das diferenças internacionais no financial reporting e uma clara evidência disto é que todos os itens receberam respostas variadas. Por outro lado, mediante análise de cluster, foram identificados dois grandes grupos, de certa forma similares ao que a literatura pesquisada considera como as mais ou menos importantes. Os resultados da pesquisa revelam que a disciplina Teoria da Contabilidade não tem oferecido, nas IES pesquisadas, um adequado arcabouço teórico sobre contabilidade internacional, que faça divergir substancialmente as respostas entre os alunos que cursaram e os que não cursaram a mencionada disciplina. Os resultados da pesquisa revelam que a contabilidade internacional é um assunto incipiente no âmbito acadêmico e que ainda não foram formadas opiniões sólidas sobre o tema. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe objective of the article was to evaluate the level of perception of undergraduate accounting students studying in the Federal District in regard to the causes of international differences in the procedures for the elaboration and presentation of company financial reports. To do so, a questionnaire was applied to accounting students from the five largest institutes of higher learning (IES) in the Federal District that offer an undergraduate course in accounting. Little convergence was observed in students’ opinions, revealing that they do not have a solid idea about the causes of international differences in financial reports. Clear evidence of this is that all items received varied answers. On the other hand, cluster analysis identified two large groups, in a certain way similar to what the literature considers to be more or less important. The research results reveal that based on the IES researched, the subject entitled Accounting Theory has not offered an adequate theoretical scope about international accounting, which makes for substantial divergence between the responses of students that have taken the subject and those that have not. Research results reveal that international accounting is an incipient topic in the academic environment and that solid opinions on the theme have yet to form.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)Universidade Regional de BlumenauRevista universo contábil - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0)). Permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho e adaptá-lo. Permite fazer uso comercial. Fonte: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/216/187. Acesso em: 31 out. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessEstudo empírico da percepção dos alunos de graduação em ciências contábeis do Distrito Federal quanto às causas das diferenças internacionais no financial reporting das empresasAn empirical study of the perceptions of undergraduate students in accounting in the Federal District in regard to the causes of international differences in company financial reportinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEstudantes de ContabilidadeDemonstração financeira - desenvolvimentoFinancial reportingporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_EstudoEmpiricoPercepcao.pdfARTIGO_EstudoEmpiricoPercepcao.pdfapplication/pdf355350http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14503/1/ARTIGO_EstudoEmpiricoPercepcao.pdf1d2a5b876ef9de9e690e5fc694c1ef48MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain277http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14503/2/license.txt0b5af84e3a160ec26f8678a792493f53MD52open access10482/145032023-10-19 14:44:16.012open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/14503TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IExhcmlzc2EgU3RlZmFuZSBWaWVpcmEgUm9kcmlndWVzIChsYXJpc3Nhcm9kcmlndWVzQGJjZS51bmIuYnIpIG9uIDIwMTMtMTAtMzFUMTg6MjA6MDlaIChHTVQpOgoKU3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-19T17:44:16Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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