Análise de desempenho de rodovias de múltiplas faixas considerando a relação entre a velocidade de fluxo livre e os valores de capacidade para áreas suburbanas e rurais.
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39489 |
Resumo: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020. |
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Análise de desempenho de rodovias de múltiplas faixas considerando a relação entre a velocidade de fluxo livre e os valores de capacidade para áreas suburbanas e rurais.Performance analysis of multiple track highways considering the relationship between free flow speed and capacity values for suburban and rural areasSimuladores de tráfegoRodoviasRodovias de pista duplicadaHighway Capacity Manual (HCM)Rodovias - curvasTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020.As metodologias apresentadas pelo Highway Capacity Manual (HCM) são as mais utilizadas para o estudo de rodovias pista duplicada pela comunidade técnica brasileira. Essas metodologias se fundamentam na determinação e estimativa das velocidades desenvolvidas pela corrente de tráfego num segmento rodoviário, em função de modelos de curvas de relação de fluxo-velocidade. Diante desta afirmativa, esta pesquisa com o uso do simulador de tráfego Vissim, buscou encontrar um procedimento para a determinação de novas curvas de fluxo-velocidade para segmentos rodoviários do Distrito Federal e o estado de Goiás, que relacionem as áreas limítrofes das rodovias, denominadas áreas suburbanas e rurais. A partir de informações primárias coletadas em campo por meio do método do veículo teste com aparelho GPS, e o emprego de equipes de filmagem, foram determinados dados de contagem de tráfego e velocidades médias de viagem em doze segmentos rodoviários que foram empregados na aplicabilidade de algoritmos genéticos para a calibração do modelo de simulação de tráfego. Por meio deste estudo, permitiu-se determinar novas relações entre o fluxo de tráfego e a velocidade para rodovias de pista duplicada no Distrito Federal e seu entorno, afirmando que os modelos propostos poderiam.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).The methodologies presented by the Highway Capacity Manual (HCM) are the most commonly used for the study of duplicated highways by the Brazilian technical community. These methodologies are based on the determination and estimation of the speeds developed by the traffic flow in a road segment, according to models of flow-speed relation curves. Given this statement, this research, using the Vissim traffic simulator, sought to find a procedure for determining new flow-speed curves for road segments in the Federal District and the state of Goiás, which relate to the border areas of the highways, called suburban and rural areas. Based on the primary information collected in the field using the test vehicle method with a GPS device, and the use of film crews, traffic count data and average travel speeds were determined in twelve road segments that were used in the applicability of algorithms for the calibration of the traffic simulation model. Through this study, it was possible to determinate new relationship curves between traffic flow and speed for duplicated highways in the Federal District and its surroundings, stating that the proposed models could replace those used by HCM in the analysis of service quality in this type of highways.Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)Programa de Pós-Graduação em TransportesAndrade, Michelleandresidro@gmail.comSamboni, Andrés Felipe Idrobo2020-10-01T13:10:30Z2020-10-01T13:10:30Z2020-10-012020-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSAMBONI, Andrés Felipe Idrobo. Análise de desempenho de rodovias de múltiplas faixas considerando a relação entre a velocidade de fluxo livre e os valores de capacidade para áreas suburbanas e rurais. 2020. xxiii, 191 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39489A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T17:38:41Zoai:repositorio.unb.br:10482/39489Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T17:38:41Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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