A identidade das empresas que compõem o ISE : uma métrica para sua verificação e sua relação com indicadores de desempenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto Júnior, Eric Adrian Mattos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8823
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2011.
id UNB_53d8c3737ad99dc0ad2f22c31acf8eef
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/8823
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A identidade das empresas que compõem o ISE : uma métrica para sua verificação e sua relação com indicadores de desempenhoEmpresas - avaliaçãoAnálise de conteúdoDesempenho - indicadoresDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2011.Assim como as pessoas possuem uma identidade formada por diversas características, as organizações também têm uma identidade própria. Essa identidade é caracterizada por um conjunto de elementos que se inter-relacionam de acordo com seus objetivos e valores. Tais elementos podem ser classificados em centrais, duradouros e/ ou distintivos. Quando a identidade é gerenciada, uma organização pode obter vantagens (ex.: reter e atrair clientes, manutenção dos fornecedores, permitir aporte de capital) em um ambiente competitivo na medida em que possibilita uma identificação com seus stakeholders. Os indicadores de desempenho obtidos são apropriados para fornecer informações da saúde financeira da empresa. Logo, questiona-se se as empresas que possuem uma maior quantidade de elementos de identidade corporativa em seus relatórios também apresentam indicadores operacionais superiores às demais. A fim de averiguar a possível relação entre identidade e desempenho operacional (financeiros e de mercado), foi realizada uma pesquisa nos demonstrativos contábeis e relatórios administrativos das empresas que compõem o Índice de Sustentabilidade Empresarial, no ano de 2010. Por meio da técnica de análise de conteúdo fora possível elencar 56 elementos evidenciados que compõem subgrupos de identidade corporativa (comunicação, design, cultura, comportamento, estrutura, indústria, estratégia, responsabilidade sócio-corporativa e reputação), além da determinante „termo identidade‟ nos relatórios. Os indicadores - ROA, ROE, GAF, endividamento, EVA, lucro por ação, índice preço-lucro e dividendo por ação - foram obtidos a partir das demonstrações financeiras das empresas, extraídas na ECONOMÁTICA. Em seguida, as variáveis (identidade e operacionais) serviram para realizar os testes de média, correlação e regressão. O teste de média deu indícios de que o desempenho é superior para empresas que buscam o gerenciamento de sua identidade total, bem como para o gerenciamento de sua cultura, comportamento, estrutura e responsabilidade sócio-corporativa. Contudo, alertou que o gerenciamento dos elementos que compõe a identidade da indústria da empresa pode reduzir seu desempenho. O teste de correlação entre as variáveis indicou uma correlação positiva entre a identidade total e o desempenho. O mesmo fora observado em relação ao gerenciamento das determinantes design, cultura e comportamento. Contudo, o gerenciamento da indústria e estratégia possui relação inversa com seu desempenho. A partir das regressões constatou-se que há uma relação entre a identidade total e um dos indicadores, o GAF. Os testes obtidos para os modelos utilizando todas as determinantes de identidade e os indicadores de desempenho demonstraram que as determinantes design e responsabilidade sócio-corporativa implicam em um aumento do desempenho da empresa, enquanto que indústria, estratégia, estrutura e a dummie identidade o reduziriam. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTJust as people have an identity formed by several characteristics, organizations also have their own identity. This identity is characterized by a set of elements that are interrelated according to their goals and values. These elements can be classified as central, enduring and / or distinctive. When identity is managed, an organization can obtain advantages (eg, retain and attract customers, maintenance suppliers, allowing inflow of capital) in a competitive market as to allows an identification with their stakeholders. The performance indicators obtained are suitable to provide the financial information about the company. Therefore, we questioned if the companies that have a larger amount of corporate identity elements in their reports also present operational indicators higher than the others. In order to investigate the possible relationship between identity and operational performance (financial and market indicators), a survey was conducted in the financial statements and management reports of the companies comprising the 2010 Corporate Sustainability Index. Through the technique of content analysis was possible to list 56 items that comprise corporate identity subgroups (communication, design, culture, behavior, structure, industry, strategy, and social responsibility and corporate reputation) and the determining identity term evidenced in their reports . The indicators - ROA, ROE, GAF, indebtedness, EVA, earnings per assets, price-to-earnings and dividend per share - were obtained from the companies' financial statements, taken in ECONOMÁTICA. Although, the variables (identity and operational) were used to perform the average, correlation and regression tests. The average test gave evidence that the performance is higher for companies seeking to manage their total identity as well as the management of their culture, behavior, structure, and corporate and social responsibility. However, he warned that management of the elements that comprise the identity of the industry identity may reduce its performance. The correlation test between the variables showed a positive correlation between total identity and performance. The same was observed in relation to the management of the determinants design, culture and behavior. However, the management of the strategy and industry identity has an inverse relationship with performance. From the regressions it was found that there is a relationship between total identity and one of indicators, GAF. The tests obtained for models using all the identity determinants and performance indicators showed that the determinants design, corporate and social responsibility implies an increase in the company's performance, while industry, strategy, structure and the dummy identity reduce it.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)Programa de Pós-Graduação em Ciências ContábeisFreire, Fátima de SouzaBarreto Júnior, Eric Adrian Mattos2011-06-30T15:15:25Z2011-06-30T15:15:25Z2011-06-302011-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARRETO JUNIOR, Eric Adrian Mattos. A identidade das empresas que compõem o ISE: uma métrica para sua verificação e sua relação com indicadores de desempenho. 2011. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis, UnB, UFPB, UFRN, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8823info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T13:06:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/8823Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T13:06:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A identidade das empresas que compõem o ISE : uma métrica para sua verificação e sua relação com indicadores de desempenho
title A identidade das empresas que compõem o ISE : uma métrica para sua verificação e sua relação com indicadores de desempenho
spellingShingle A identidade das empresas que compõem o ISE : uma métrica para sua verificação e sua relação com indicadores de desempenho
Barreto Júnior, Eric Adrian Mattos
Empresas - avaliação
Análise de conteúdo
Desempenho - indicadores
title_short A identidade das empresas que compõem o ISE : uma métrica para sua verificação e sua relação com indicadores de desempenho
title_full A identidade das empresas que compõem o ISE : uma métrica para sua verificação e sua relação com indicadores de desempenho
title_fullStr A identidade das empresas que compõem o ISE : uma métrica para sua verificação e sua relação com indicadores de desempenho
title_full_unstemmed A identidade das empresas que compõem o ISE : uma métrica para sua verificação e sua relação com indicadores de desempenho
title_sort A identidade das empresas que compõem o ISE : uma métrica para sua verificação e sua relação com indicadores de desempenho
author Barreto Júnior, Eric Adrian Mattos
author_facet Barreto Júnior, Eric Adrian Mattos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire, Fátima de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto Júnior, Eric Adrian Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv Empresas - avaliação
Análise de conteúdo
Desempenho - indicadores
topic Empresas - avaliação
Análise de conteúdo
Desempenho - indicadores
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-30T15:15:25Z
2011-06-30T15:15:25Z
2011-06-30
2011-04-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARRETO JUNIOR, Eric Adrian Mattos. A identidade das empresas que compõem o ISE: uma métrica para sua verificação e sua relação com indicadores de desempenho. 2011. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis, UnB, UFPB, UFRN, Brasília, 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8823
identifier_str_mv BARRETO JUNIOR, Eric Adrian Mattos. A identidade das empresas que compõem o ISE: uma métrica para sua verificação e sua relação com indicadores de desempenho. 2011. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis, UnB, UFPB, UFRN, Brasília, 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/8823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508194340274176