Ilustração Científica : as imagens são Ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Rinaldo José de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40833
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.
id UNB_54c0d7490f46cee54728fe5ba2da996d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/40833
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ilustração Científica : as imagens são CiênciaBotânica - estudo e ensinoIlustrações botânicasConhecimento científicoRepresentações artísticasDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.A Ilustração Científica é uma forma de representação artística dentro das Ciências e pode ser usada no ensino de seus conceitos. Desde a Antiguidade, a sociedade convive com desenhos como forma de expressão, interação e descoberta de novos saberes, que vão desde a expressão artística até o conhecimento científico. Foram feitas observações no pátio escolar, casa dos alunos, conhecimento prévio doas alunos, visando não só a análise de características das plantas nesses ambientes, mas também estimulando a formação por investigação dos alunos no âmbito de sua realidade, estimulando a capacidade de observação da flora do meio que os cerca. Esta metodologia visa oferecer uma abordagem alternativa àquela que, tradicionalmente privilegia a acumulação de conhecimento somente para realização de provas, o que não agrega valor no despertar crítico, analítico e interpretativo dos estudantes, colaborando assim, com a cegueira Botânica. Verificou-se com base nas narrativas dos alunos e nas ilustrações feitas, que a Ilustração Científica pode colaborar para uma melhor formação por investigação no ensino médio, de modo a refletir de forma eficiente, na formação de um cidadão mais consciente quanto à importância do uso de desenho na identificação das plantas, integrando Biologia e Artes no conhecimento Científico. A presente dissertação propõe verificar o uso da Ilustração por alunos de ensino médio como metodologia facilitadora e norteadora das aulas de Botânica, bem como construção de um manual de produção de caderno de campo para realizar as ilustrações nas aulas de Botânica e de duas sequências didáticas como potenciais instrumentos de letramento e autonomia científica.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Scientific illustration is a form of artistic representation in the Sciences and can be used in the teaching of scientific concepts. Since antiquity, society has made use of drawings as a form of expression, interaction and discovery of new knowledge, ranging from artistic expression to scientific knowledge. The observations were made in the classroom, schoolyard, students home, aiming not only to analyze the characteristics of the plants in their environment, but also to stimulate students' research training in the context of their reality, stimulating the ability to observe the flora of the environment that surrounds them. This appoach is an alternative to the mere accumulation of knowledge that is commonly privileged aiming only the accomplishment of tests, which does not add value in the critical, analytical and interpretive awakening of students. Based on the students' narratives and on the illustrations made, it was found that Scientific Illustration can collaborate for better training by research in high school, in order to reflect efficiently, in the formation of a more aware citizen regarding the importance of use drawing in the identification of plants, integrating Biology and Arts in Scientific knowledge. This dissertation proposes to verify the use of Illustration by high school students as a facilitating and guiding methodology for Botany classes, construction of a field notebook to carry out illustrations in Botany classes and proposes a didactic sequence as a potential literacy instrument and scientific autonomy.Instituto de Ciências Biológicas (IB)Departamento de Biologia Celular (IB CEL)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalFerraz, Marcos Antônio dos Santos Silvarinaldounb@gmail.comResende, Rinaldo José de2021-05-07T08:48:26Z2021-05-07T08:48:26Z2021-05-072020-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRESENDE, Rinaldo José de. Ilustração Científica: as imagens são Ciência. 2020. 116 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40833info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-01T16:17:03Zoai:repositorio.unb.br:10482/40833Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-01T16:17:03Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ilustração Científica : as imagens são Ciência
title Ilustração Científica : as imagens são Ciência
spellingShingle Ilustração Científica : as imagens são Ciência
Resende, Rinaldo José de
Botânica - estudo e ensino
Ilustrações botânicas
Conhecimento científico
Representações artísticas
title_short Ilustração Científica : as imagens são Ciência
title_full Ilustração Científica : as imagens são Ciência
title_fullStr Ilustração Científica : as imagens são Ciência
title_full_unstemmed Ilustração Científica : as imagens são Ciência
title_sort Ilustração Científica : as imagens são Ciência
author Resende, Rinaldo José de
author_facet Resende, Rinaldo José de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferraz, Marcos Antônio dos Santos Silva
rinaldounb@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Rinaldo José de
dc.subject.por.fl_str_mv Botânica - estudo e ensino
Ilustrações botânicas
Conhecimento científico
Representações artísticas
topic Botânica - estudo e ensino
Ilustrações botânicas
Conhecimento científico
Representações artísticas
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-23
2021-05-07T08:48:26Z
2021-05-07T08:48:26Z
2021-05-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RESENDE, Rinaldo José de. Ilustração Científica: as imagens são Ciência. 2020. 116 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40833
identifier_str_mv RESENDE, Rinaldo José de. Ilustração Científica: as imagens são Ciência. 2020. 116 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508373143453696