Avaliação de um programa de treinamento de habilidades sociais na percepção de egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Rayanne Rodrigues de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/25292
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2017.
id UNB_54f9952ac6056aa276b7ca1ad3a42baf
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/25292
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Avaliação de um programa de treinamento de habilidades sociais na percepção de egressosRelações interpessoaisDesenvolvimento humanoConscientização socialDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2017.O desenvolvimento das habilidades sociais tem sido considerado um fator protetivo no desenvolvimento do sujeito ao longo de sua vida, auxiliando na promoção de relações interpessoais mais saudáveis e na melhoria da qualidade de vida. O conceito de habilidades sociais adotado neste estudo é o de Del Prette e Del Prette, para os quais as Habilidades Sociais (HS) são um agrupamento de variadas classes de comportamentos sociais do repertório de um sujeito, que contribuem para a competência social. Este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia de um Programa de Desenvolvimento de Habilidades Sociais – PDHS, a partir da análise do banco de dados do Programa e da percepção de seus egressos. A pesquisa utilizou o delineamento misto, envolvendo duas etapas. Na primeira etapa, foram empregados procedimentos estatísticos descritivos e inferenciais para analisar informações contidas no banco de dados do PDHS. Na segunda etapa, feita concomitantemente com a primeira, foi realizado um estudo qualitativo, por meio da aplicação de um questionário on-line aos egressos do Programa. Na primeira etapa, foram analisados os dados sociodemográficos de 166 participantes e aqueles relacionados a aplicação do Inventário de Habilidades Sociais – IHS. Na análise dos prés e pós-testes do IHS foram considerados os escores dos cinco fatores e o escore geral. Participaram da segunda etapa, 29 egressos do PDHS, com idade entre 18 e 31 anos, sendo 19 do gênero feminino, 9 do masculino e 1 que se definiu como outro. Os dados do IHS foram analisados por procedimentos descritivos e inferenciais utilizando-se o pacote estatístico SPSS 21.0. Os dados provenientes do questionário on-line foram avaliados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que houve uma diferença significativa nos escores totais e em cada um dos cinco fatores medidos pelo IHS. A maioria dos participantes destacou vários pontos positivos e avanços que obtiveram a partir da participação no Programa, enfatizando melhoria no autoconhecimento, nas relações interpessoais, na resolução de conflitos e nas habilidades comunicativas. Para pesquisas futuras, sugere-se investigar o impacto do PDHS ao longo do tempo por meio da aplicação do IHS aos respondentes do questionário on-line e a realização de estudo longitudinal com os mediadores e estudantes de psicologia para verificar o impacto do programa na formação e atuação profissional desses participantes. Os resultados desse estudo poderão ser aplicados no aprimoramento e execução do PDHS e também servir como referência para o desenvolvimento de outros programas no contexto das habilidades sociais.The development of Social skills has been considered a protective factor in an individual’s development throughout life, helping to promote healthier interpersonal relations and improving quality of life. The concept of social skills adopted in this study was elaborated by Del Prette & Del Prette, being defined as a group of social behaviors from a subject’s repertoire, which contribute to the social competence. The aim of this study was to assess the efficacy of a Social Skills Development Program – SSDP, through analysis of the database of the program and the perception of mediators and former members. The research used a mixed methods approach and consisted of two distinct stages. During the first stage, descriptive and inferential statistical procedures were employed to analyze the program’s database information. During the second stage, which was conducted concurrently with the first stage, a qualitative study was carried out through an online questionnaire applied to former participants of the program. In the first stage, sociodemographic data of 166 participants was analyzed, as well as the data related to the Social Skills Inventory – IHS. In the analyzes of pre and post-tests, the scores of the 5 factors and the overall score were considered. Twenty nine former participants of the SSDP took part in the second stage (online questionnaire), aged 18 to 31 years old, being 19 females, 9 males and one who declared “other” as gender. The data from the IHS was analyzed by descriptive and inferential statistical procedures using the statistical package SPSS 21.0. The data from the online questionnaire and the interviews were evaluated through content analysis. The results indicated a significant difference in the total scores, as well as in each of the five factors measured by the IHS. Most of the participants and mediators highlighted several positive aspects and advancements obtained from taking part in the program. They emphasized improvement in dimensions such as: self-awareness, interpersonal relations, solution of conflicts and communicative abilities. For future research, it is suggested to investigate the impact of the SSDP throughout time by applying the IHS for participants who answered the online questionnaire and the conduction of a longitudinal study with the mediators and psychology students to verify the impact of the program in the professional life of these participants. The results from this study can be applied in the improvement and execution of the SSDP and can also be used as reference to the development of other social skills development programs.Ferreira, Jane Farias ChagasLima, Rayanne Rodrigues de2017-11-28T19:53:03Z2017-11-28T19:53:03Z2017-11-282017-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Rayanne Rodrigues de. Avaliação de um programa de treinamento de habilidades sociais na percepção de egressos. 2017. xv, 84 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/25292A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:30:19Zoai:repositorio.unb.br:10482/25292Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:30:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de um programa de treinamento de habilidades sociais na percepção de egressos
title Avaliação de um programa de treinamento de habilidades sociais na percepção de egressos
spellingShingle Avaliação de um programa de treinamento de habilidades sociais na percepção de egressos
Lima, Rayanne Rodrigues de
Relações interpessoais
Desenvolvimento humano
Conscientização social
title_short Avaliação de um programa de treinamento de habilidades sociais na percepção de egressos
title_full Avaliação de um programa de treinamento de habilidades sociais na percepção de egressos
title_fullStr Avaliação de um programa de treinamento de habilidades sociais na percepção de egressos
title_full_unstemmed Avaliação de um programa de treinamento de habilidades sociais na percepção de egressos
title_sort Avaliação de um programa de treinamento de habilidades sociais na percepção de egressos
author Lima, Rayanne Rodrigues de
author_facet Lima, Rayanne Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Jane Farias Chagas
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Rayanne Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Relações interpessoais
Desenvolvimento humano
Conscientização social
topic Relações interpessoais
Desenvolvimento humano
Conscientização social
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-28T19:53:03Z
2017-11-28T19:53:03Z
2017-11-28
2017-08-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Rayanne Rodrigues de. Avaliação de um programa de treinamento de habilidades sociais na percepção de egressos. 2017. xv, 84 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/25292
identifier_str_mv LIMA, Rayanne Rodrigues de. Avaliação de um programa de treinamento de habilidades sociais na percepção de egressos. 2017. xv, 84 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/25292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580887667998720