O corpo do animal como objeto na arte contemporânea : deslocamento, apropriação, exposição
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40256 |
Resumo: | Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2020. |
id |
UNB_55cb692fb4a0314fe2fe82f654c4a189 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/40256 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
O corpo do animal como objeto na arte contemporânea : deslocamento, apropriação, exposiçãoAnimais - comportamentoArte contemporâneaDeslocamentoExposiçõesDissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2020.O presente trabalho investiga as implicações para a arte contemporânea decorrentes da presença do corpo (ou de partes) do animal – apresentado sob a forma do que denominamos animal-objeto – apropriado pelos artistas da mesma maneira que as coisas em geral. O deslocamento dos animais do ambiente natural para o mundo (artificial) da arte, dada a intrínseca capacidade de gerar e causar controvérsias, ativa uma série de questões, inclusive, de ordem ética. E, ao serem exibidos, em instituições certificadas pelo sistema da arte, animais tornam-se efetivamente obras de arte. A partir desses três eixos – deslocamento, apropriação e exposição, a dissertação discute se o corpo do animal, nessa nova condição, distingue-se ou não dos demais artefatos tornados objetos de arte.The present work investigates the implications for contemporary art arising from the presence of the entire body or animal parts – presented in the form of what we call animal- object – appropriated by artists in the same way as things, in general. The displacement of animals from the natural environment to the (artificial) world of art, given by the intrinsic capacity to generate and cause controversies, activates a series of questions, including ethic issues. When exhibited, in institutions certified by the art system, animals effectively become works of art. Based on these three axes – displacement, appropriation and exhibition, it discusses whether the animal body, in this new condition, distinguishes itself from other real objects became objects of art.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)Programa de Pós-Graduação em Artes VisuaisCastro, Vera Marisa Pugliese deAlencar, Marco Túlio Lustosa de2021-03-18T16:26:52Z2021-03-18T16:26:52Z2021-03-182020-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALENCAR, Marco Túlio Lustosa de. O corpo do animal como objeto na arte contemporânea: deslocamento, apropriação, exposição. 2020. 172 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40256A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T16:52:06Zoai:repositorio.unb.br:10482/40256Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T16:52:06Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O corpo do animal como objeto na arte contemporânea : deslocamento, apropriação, exposição |
title |
O corpo do animal como objeto na arte contemporânea : deslocamento, apropriação, exposição |
spellingShingle |
O corpo do animal como objeto na arte contemporânea : deslocamento, apropriação, exposição Alencar, Marco Túlio Lustosa de Animais - comportamento Arte contemporânea Deslocamento Exposições |
title_short |
O corpo do animal como objeto na arte contemporânea : deslocamento, apropriação, exposição |
title_full |
O corpo do animal como objeto na arte contemporânea : deslocamento, apropriação, exposição |
title_fullStr |
O corpo do animal como objeto na arte contemporânea : deslocamento, apropriação, exposição |
title_full_unstemmed |
O corpo do animal como objeto na arte contemporânea : deslocamento, apropriação, exposição |
title_sort |
O corpo do animal como objeto na arte contemporânea : deslocamento, apropriação, exposição |
author |
Alencar, Marco Túlio Lustosa de |
author_facet |
Alencar, Marco Túlio Lustosa de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castro, Vera Marisa Pugliese de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alencar, Marco Túlio Lustosa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Animais - comportamento Arte contemporânea Deslocamento Exposições |
topic |
Animais - comportamento Arte contemporânea Deslocamento Exposições |
description |
Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2020. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-30 2021-03-18T16:26:52Z 2021-03-18T16:26:52Z 2021-03-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALENCAR, Marco Túlio Lustosa de. O corpo do animal como objeto na arte contemporânea: deslocamento, apropriação, exposição. 2020. 172 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. https://repositorio.unb.br/handle/10482/40256 |
identifier_str_mv |
ALENCAR, Marco Túlio Lustosa de. O corpo do animal como objeto na arte contemporânea: deslocamento, apropriação, exposição. 2020. 172 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580706042052608 |