Visão e abordagem cultural de professores em sala de aula de LE (inglês) e os PCNs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Oldinê Ribeiro de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Santos, Cynthia Ann Bell dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9574
Resumo: Artigo baseado na dissertação de Oldinê Ribeiro França, O discurso e a prática do professor frente ao ensino de cultura em Língua Estrangeira (inglês) e os Parâmetros Curriculares Nacionais, no Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada da Universidade de Brasília, em dezembro de 2007, sob a orientação da Profa. Dra. Cynthia Ann Bell dos Santos.
id UNB_55e3ee749e8974cde47d039b57c8fc85
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9574
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Visão e abordagem cultural de professores em sala de aula de LE (inglês) e os PCNsAnálise do discursoPrática de ensino - educadoresCultura - estudo e ensinoArtigo baseado na dissertação de Oldinê Ribeiro França, O discurso e a prática do professor frente ao ensino de cultura em Língua Estrangeira (inglês) e os Parâmetros Curriculares Nacionais, no Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada da Universidade de Brasília, em dezembro de 2007, sob a orientação da Profa. Dra. Cynthia Ann Bell dos Santos.O presente artigo relata um estudo cujo objetivo foi identificar a visão de professores de língua estrangeira – LE (inglês) sobre o ensino de cultura e a abordagem cultural adotada em sala de aula, especialmente se espaços interculturais eram criados, como apregoam os documentos oficiais, a saber, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que orientam o Ensino Fundamental e Médio no Brasil. O estudo ocorreu em uma escola pública de línguas com dois professores; os dados foram obtidos por meio de observações de aulas, questionários e entrevistas. Os resultados indicaram diferenças evidentes entre eles, e embora ambos reconheçam a interdependência entre língua e cultura e as considerem importantes no processo de ensino/aprendizagem de línguas, notamos contradições entre o discurso e a prática. Observamos que um deles não desenvolve o elemento cultural de forma sistemática, todavia o explora, e que o outro o trabalha de forma superficial. Depreendemos que eles não estabeleceram a abordagem cultural adotada, mas constatamos que um deles trabalha de forma bastante próxima da abordagem intercultural de modo intuitivo e implícito. Os resultados revelam ainda que os professores não enfocam profundamente espaços interculturais tão importantes para preparar o aprendiz para viver no mundo contemporâneo, conforme explicitam os PCNs. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis article presents a research study that aimed to identify how English as a Foreign Language (EFL) teachers view the teaching of culture and their specific approach to teaching culture, especially if intercultural spaces have been created, as recommended in the official documents that guide foreign language teaching in elementary and high schools in Brazil, namely the Parâmetros Curriculares Nacionais -- PCNs (National Curriculum Parameters). The study was carried out in a public school, with two teachers. The data were collected by means of class observations, questionnaires and interviews. Results showed clear differences between the teachers: although they recognized the interdependence between language and culture and considered both important in the language teaching process, there were contradictions between their discourse and practice. One of the teachers developed the cultural component to a degree, however, not systematically; the other teacher developed the cultural component very superficially. The teachers did not clearly identify their approach to teaching culture. One teacher’s approach was almost intercultural, although intuitive and implicit. The data collected showed that the teachers did not give appropriate attention to the intercultural spaces which are so important in preparing learners to live in today’s world, as prescribed by the PCNs.2011-11-07T12:06:21Z2011-11-07T12:06:21Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFRANÇA, Oldinê Ribeiro de; SANTOS, Cynthia Ann Bell dos. Visão e abordagem cultural de professores em sala de aula de LE (inglês) e os PCNs. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 7, n. 2, p. 80-97, 2008. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/4869/4092>. Acesso em: 07 Nov. 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9574http://repositorio.unb.br/handle/10482/3777A revista Horizontes de Linguística Aplicada está sob licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index. Acesso em: 07 nov. 2011.info:eu-repo/semantics/openAccessFrança, Oldinê Ribeiro deSantos, Cynthia Ann Bell dosporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:44:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/9574Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:44:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Visão e abordagem cultural de professores em sala de aula de LE (inglês) e os PCNs
title Visão e abordagem cultural de professores em sala de aula de LE (inglês) e os PCNs
spellingShingle Visão e abordagem cultural de professores em sala de aula de LE (inglês) e os PCNs
França, Oldinê Ribeiro de
Análise do discurso
Prática de ensino - educadores
Cultura - estudo e ensino
title_short Visão e abordagem cultural de professores em sala de aula de LE (inglês) e os PCNs
title_full Visão e abordagem cultural de professores em sala de aula de LE (inglês) e os PCNs
title_fullStr Visão e abordagem cultural de professores em sala de aula de LE (inglês) e os PCNs
title_full_unstemmed Visão e abordagem cultural de professores em sala de aula de LE (inglês) e os PCNs
title_sort Visão e abordagem cultural de professores em sala de aula de LE (inglês) e os PCNs
author França, Oldinê Ribeiro de
author_facet França, Oldinê Ribeiro de
Santos, Cynthia Ann Bell dos
author_role author
author2 Santos, Cynthia Ann Bell dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Oldinê Ribeiro de
Santos, Cynthia Ann Bell dos
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Prática de ensino - educadores
Cultura - estudo e ensino
topic Análise do discurso
Prática de ensino - educadores
Cultura - estudo e ensino
description Artigo baseado na dissertação de Oldinê Ribeiro França, O discurso e a prática do professor frente ao ensino de cultura em Língua Estrangeira (inglês) e os Parâmetros Curriculares Nacionais, no Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada da Universidade de Brasília, em dezembro de 2007, sob a orientação da Profa. Dra. Cynthia Ann Bell dos Santos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2011-11-07T12:06:21Z
2011-11-07T12:06:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANÇA, Oldinê Ribeiro de; SANTOS, Cynthia Ann Bell dos. Visão e abordagem cultural de professores em sala de aula de LE (inglês) e os PCNs. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 7, n. 2, p. 80-97, 2008. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/4869/4092>. Acesso em: 07 Nov. 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9574
identifier_str_mv FRANÇA, Oldinê Ribeiro de; SANTOS, Cynthia Ann Bell dos. Visão e abordagem cultural de professores em sala de aula de LE (inglês) e os PCNs. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 7, n. 2, p. 80-97, 2008. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/4869/4092>. Acesso em: 07 Nov. 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/3777
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508373225242624