Repercussões do projeto Um computador por aluno no Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday (TO)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Martha Holanda da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4698
Resumo: viii, 133 f. : il.
id UNB_56788ea9dfbf8c0af7317909f88e71a4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/4698
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Repercussões do projeto Um computador por aluno no Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday (TO)Informática - educaçãoTrabalho pedagógicoInteração homem-máquinaviii, 133 f. : il.Esta pesquisa teve por objetivo investigar as possíveis contribuições de uma experiência de informática na educação, o projeto UCA - Um Computador por Aluno. O problema de pesquisa investigado foi: quais são as repercussões do projeto Um Computador por Aluno no trabalho pedagógico desenvolvido no Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday. O referencial teórico pautou-se em estudos e pesquisas relacionados à aplicação das tecnologias na prática pedagógica desde o planejamento didático, as estratégias e os recursos de ensino até o processo de avaliação da aprendizagem, bem como as interações entre os atores da relação educativa. Para a realização desta pesquisa, adotou-se como referência a abordagem qualitativa a partir de um estudo de caso junto a coordenadores pedagógicos, professores e alunos. O levantamento de dados envolveu a realização de entrevistas semiestruturadas, observações das aulas, especificamente, as destinadas às atividades com uso do Classmate e grupo focal. A investigação mostra que houve mudança na organização do trabalho pedagógico a partir da presença do computador em sala de aula. Os resultados são significativos, principalmente, em relação à dinamicidade das aulas e à interação entre os professores e alunos e destes com seus pares. Os resultados alcançados apontaram a necessidade de se criarem práticas de planejamento que sejam fruto de reflexão de experiências vividas no próprio ambiente escolar. Essa perspectiva sem dúvida contribuirá para o fortalecimento do trabalho pedagógico voltado para o reconhecimento do potencial das tecnologias digitais. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe purpose of this research was to investigate the possible contributions of a computer science experience in education, the project UCA (One Computer per Student). The research problem investigated was: what are the repercussions of the project One Computer per Student on the pedagogic work developed in the State School Dom Alano Marie Du Noday. The theoretical referential was based on studies and research related to the aplication of technologies on the pedagogic practice since the educational planning, the strategies and teaching resources, until the process of learning evaluation, as well as the interactions between the actors in the educational relations. For the completion of this research, the qualitative approach was adopted as reference from a case study together with educational coordinators, teachers and students. The data collection involved the conducting of semi-structured interviews, observation of classes, specifically, destined to activities with the use of Classmate PC and focal group. The investigation shows that there has been change in the organization of the pedagogic work since there are computers in the classrooms. The results are significant, mainly, regarding the dynamics in class and the interaction between teachers and students and of students in pairs. The results indicated the need of creating planning practices which should be the result of reflection on experiences in the school environment. This perspective will undoubtedly contribute to the strengthening of the pedagogic work toward the recognition of the potential of digital technologies.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSantos, Gilberto LacerdaSilva, Martha Holanda da2010-05-18T19:49:34Z2010-05-18T19:49:34Z2010-05-182009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Martha Holanda da. Repercussões do Projeto um computador por aluno no Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday (TO). 2009. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/4698info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-08T21:24:48Zoai:repositorio.unb.br:10482/4698Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-08T21:24:48Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Repercussões do projeto Um computador por aluno no Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday (TO)
title Repercussões do projeto Um computador por aluno no Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday (TO)
spellingShingle Repercussões do projeto Um computador por aluno no Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday (TO)
Silva, Martha Holanda da
Informática - educação
Trabalho pedagógico
Interação homem-máquina
title_short Repercussões do projeto Um computador por aluno no Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday (TO)
title_full Repercussões do projeto Um computador por aluno no Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday (TO)
title_fullStr Repercussões do projeto Um computador por aluno no Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday (TO)
title_full_unstemmed Repercussões do projeto Um computador por aluno no Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday (TO)
title_sort Repercussões do projeto Um computador por aluno no Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday (TO)
author Silva, Martha Holanda da
author_facet Silva, Martha Holanda da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Gilberto Lacerda
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Martha Holanda da
dc.subject.por.fl_str_mv Informática - educação
Trabalho pedagógico
Interação homem-máquina
topic Informática - educação
Trabalho pedagógico
Interação homem-máquina
description viii, 133 f. : il.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2010-05-18T19:49:34Z
2010-05-18T19:49:34Z
2010-05-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Martha Holanda da. Repercussões do Projeto um computador por aluno no Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday (TO). 2009. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/4698
identifier_str_mv SILVA, Martha Holanda da. Repercussões do Projeto um computador por aluno no Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday (TO). 2009. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/4698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580847342911488