As folias de reis de João Pinheiro : performance e identidades sertanejas no noroeste mineiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Maria Célia da Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9329
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2010.
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spelling As folias de reis de João Pinheiro : performance e identidades sertanejas no noroeste mineiroMemóriasFestaTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2010.O presente trabalho, metodologicamente ancorado na Etnografia, objetiva investigar como a Performance Ritual da Folia de Reis registram as memórias ligadas à religiosidade dos foliões do município de João Pinheiro, localizado no Noroeste de Minas Gerais. A Folia de Reis é uma manifestação da religiosidade popular de origem ibérica, que se caracteriza pela combinação de danças, encenações e cantorias representando a viagem dos Reis Magos à Belém para adorar o Deus Menino, A tradição refere-se a conjuntos musicais compostos principalmente por trabalhadores de baixa renda e de origem rural, são instrumentistas, cantores e outros participantes do ritual que vão de casa em casa e fazenda em fazenda, cantando e louvando o nascimento de Cristo, girando tradicionalmente de 24 de dezembro a 6 de janeiro. Antes de qualquer coisa, a Folia de Reis é uma festa coletiva que celebra uma crença popular, como em todas as festas populares os espectadores não a assistem, eles a vivenciam, elas existem para o povo e todos delas participam profundamente. A Folia de Reis anuncia a vida, a alegria, a esperança e a boa nova do nascimento de Jesus. Participar das Folias de Reis implica sair do cotidiano e viver o contexto da partilha, do encontro por meio do ritual da festa. A performance dos foliões apresenta uma linguagem que faz surgir as mais diversas leituras e interpretações. A festa é um lugar de memória coletiva, no qual a identidade de cada um se constrói/reconstrói intermediada pela arte e pela cultura popular. O corpo do folião é lúdico e também um corpo ritual, sacralizado, que sabe o valor da religiosidade repassada de geração para geração por meio da oralidade. A cada apresentação, esses conhecimentos são reinterpretados, (re) significados e, assim, preservam a memória coletiva e a tradição deste povo. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe purpose of this study, whose methodology is based on Ethnography, is to investigate how Ritual Performance of Magi Kings Celebration record memories related to religiosity of participants from the town of João Pinheiro, located in the Northeast of Minas Gerais. The Magi Kings Celebration is Iberian-originated popular religiosity manifestation, featured by the combination of dances, staging and chants representing the Magi Kings journey to Bethlehem to worship the Child God. Tradition involves music groups essentially constituted by low-income farm workers, who are the instrument players, singers and other ritual participants, going from house to house, from farm to farm, singing and celebrating Christ‘s birth; traditionally this takes place from December 24th to January 6th. Above all, Magi Kings Celebration is a collective event, which celebrates a popular belief; as in all popular events, participants are not mere spectators, they experience it, as these celebrations are conceived for the people and everybody has a deep participation. Magi Kings Celebration announces life, joy, hope and the good news of Jesus birth. Participating of Magi Kings Celebrations means leaving daily activities and experiencing share context, through celebration ritual. The performance Participants presents a language allowing several readings and interpretations. Celebration is a collective memory place, where each one‘s identity is constructed/re-constructed through popular art and culture. Participant‘s body is entertaining, as well as a ritual and sacred body, which knows the value of religiosity orally passed on from generation to generation. At each presentation, this knowledge is re-interpreted, and a new meaning is attributed, thus preserving this people‘s collective memory and tradition. __________________________________________________________________________________________ RESUMÉL‘objectif de cette étude, methodologiquement ancrée sur l‘Ethnographie, est de déterminer comment la Performance Rituelle de la Fête des Rois enregistrent les souvenirs liés à la religiosité des participants de la ville de João Pinheiro, localisée dans le Nord-Est de Minas Gerais. La Fête des Rois est une manifestation de la religiosité populaire d‘origine ibérique, caractérisée par la combinaison de danses, mises-en-scènes et chants qui représentent le voyage des Rois Mages à Bethlem pour adorer le Dieu Enfant. La tradition concerne des groupes musicaux constitués principalement par des ouvriers agricoles à bas revenus, qui sont les instrumentistes et chanteurs et d‘autres participants du rituel, qui vont de maison en maison et de ferme en ferme, en chantant et célébrant la naissance du Christ, traditionnellement entre le 14 décembre et le 6 janvier. Avant tout, la Fête des Rois est une fête collective qui célèbre une croyance populaire et comme dans toutes les fêtes du même genre, les gens ne sont pas de simples spectateurs, ils la vivent, car elle est conçue pour le peuple et tout le monde y participe profondément. La Fête des Rois annonce la vie, l‘espoir et la bonne nouvelle de la naissance de Jesus. Participer de la Fête des Rois signifie sortir du quotidien et vivre le contexte du partage, de la rencontre, à travers le rite de la fête. La performance des participants présente un langage permettant de différentes lectures et interprétations. La fête est un lieu de mémoire collective, ou l‘identité de chacun se construit/reconstruit, par l‘intermédiare de l‘art et la culture populaires. Le corps du participant est ludique, ainsi qu‘un corps rituel, sacralisé, qui connaît la valeur de la religiosité transmise de génération à génération, par l‘oralité. À chaque présentation, ces connaissances ont une nouvelle interprétation, une nouvelle signification, préservant de cette manière, la mémoire collective et la tradition de ce peuple.Teixeira, João Gabriel Lima CruzGonçalves, Maria Célia da Silva2011-09-28T18:15:03Z2011-09-28T18:15:03Z2011-09-282010-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGONÇALVES,Maria Célia da Silva. As folias de reis de João Pinheiro : performance e identidades sertanejas no noroeste mineiro. 2010. xiv, 225 f. Tese (Doutorado em Sociologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9329info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-08T00:45:39Zoai:repositorio.unb.br:10482/9329Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-08T00:45:39Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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