Produção de conhecimento científico e tecnológico nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia : uma investigação sobre a sua natureza e aplicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perucchi, Valmira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mueller, Suzana Pinheiro Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20612
Resumo: Este artigo é um desdobramento da tese Produção de conhecimento científico e tecnológico nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma investigação sobre a sua natureza, divulgação e aplicação.
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Segundo, verifica qual dentre os modelos sobre a relação empresa-universidade-governo, formulados por Sábato e Botana (2011), Lundvall (1992), Nelson e Rosenberg (1993), Leydesdorff e Etzkowitz (1996) e Etzkowitz e Leydesdorff (2000), melhor se adapta aos Institutos. O universo da pesquisa são os 24.335 professores lotados nos 38 Institutos Federais existentes no país. Desse grupo, foi retirada uma amostra de 165 indivíduos, distribuída proporcionalmente ao número de professores de cada Instituto. Primeiramente, foi realizado levantamento dos dados desses 165 professores nos currículos registrados na Plataforma Lattes. Verificou-se que 96 tinham seus currículos atualizados e com produção cadastrada. Para esses, foi enviado o questionário. Os dados obtidos foram submetidos às análises qualitativa e quantitativa. De acordo com os resultados obtidos, concluímos que os professores/pesquisadores desenvolvem pesquisa básica e pesquisa aplicada de forma integrada, não se conformando, portanto, ao modelo linear de pesquisa de Bush, aproximando-se do modelo proposto por Stokes. Quanto aos modelos empresa-universidade-governo, o que parece melhor se adaptar à realidade dos Institutos Federais é o Triângulo de Sábato, que atribui ao Governo o papel de principal incentivador. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis article has a twofold objective: first, it aims at identifying the position held by Brazilian Federal Institutes of Education, Science and Technology professors on the controversy between the linear model of research, attributed to Bush (1945), and the model proposed by Stokes (2005). Second, it attempts at verifying which of the three models proposed to describe enterprise-university-government relations, as formulated by Sábato and Botana (2011), Lundvall (1992), Nelson and Rosenberg (1993), Leydesdorff and Etzkowitz (1996) and Etzkowitz and Leydesdorff (2000), suits better the Institutes. The research universe consists of 24,335 professors from 38 Federal Institutes in existence in the country, from which a sample of 165 individuals was withdrawn and distributed proportionally to the number of professors in each Institute. Firstly, a survey of the curricula of the 165 professors was conducted in the Lattes Platform. It was verified that 96 professors had their curricula updated and had production registered. For these professors, a questionnaire was sent. The obtained data were submitted to qualitative and quantitative analyses. According to the obtained results, we concluded that the professors/researchers carry out basic research and applied research in an integrated way, thus not conforming to Bush´s linear model, but being closer to the model proposed by Stokes. Regarding the enterprise-university-government relations models, Sabato´s Triangle, attributing to the government the role of the main stimulator, seems to describe better the reality of the Federal Institutes.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Escola de Ciência da Informação da UFMG2016-05-30T13:34:50Z2016-05-30T13:34:50Z2016-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPERUCCHI, Valmira; MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. Produção de conhecimento científico e tecnológico nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma investigação sobre a sua natureza e aplicação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 134-151, jan./mar. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000100134&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 30 maio 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2503.http://repositorio.unb.br/handle/10482/20612http://repositorio.unb.br/handle/10482/18506Perspectivas em Ciência da Informação - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000100134&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 30 maio 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessPerucchi, ValmiraMueller, Suzana Pinheiro Machadoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-03T18:18:12Zoai:repositorio.unb.br:10482/20612Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-03T18:18:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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