Políticas públicas educacionais e a avaliação da qualidade : fundamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kunz, Sidelmar Alves da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Castioni, Remi
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39839
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar os fundamentos teóricos e conceituais para a discussão da avaliação da qualidade educacional no cenário atual das políticas públicas de educação básica no Brasil. Em termos metodológicos, é realizada exploração bibliográfica de autores e conceitos-chave consagrados na área de políticas públicas educacionais no contexto do fortalecimento dos processos democráticos e da instrumentalização da sociedade para o exercício da cidadania. O trabalho aponta para a primordialidade de se constituir as bases com vistas à efetivação do direito à educação de qualidade por meio da melhoria das escolas, da primazia do interesse público e da orquestração entre projeto político e projeto educacional.
id UNB_573dca5ad94c3694d5f0f89f11cf3aa4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/39839
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Políticas públicas educacionais e a avaliação da qualidade : fundamentosPolítica educacionalAvaliação educacionalQualidade (Educação)O objetivo deste artigo é apresentar os fundamentos teóricos e conceituais para a discussão da avaliação da qualidade educacional no cenário atual das políticas públicas de educação básica no Brasil. Em termos metodológicos, é realizada exploração bibliográfica de autores e conceitos-chave consagrados na área de políticas públicas educacionais no contexto do fortalecimento dos processos democráticos e da instrumentalização da sociedade para o exercício da cidadania. O trabalho aponta para a primordialidade de se constituir as bases com vistas à efetivação do direito à educação de qualidade por meio da melhoria das escolas, da primazia do interesse público e da orquestração entre projeto político e projeto educacional.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)ANPAE2020-12-30T19:40:07Z2020-12-30T19:40:07Z2016-09Trabalhos apresentados em eventoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionKUNZ, Sidelmar Alves da Silva; CASTIONI, Remi. Políticas públicas educacionais e a avaliação da qualidade: fundamentos. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 5.; CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 8., 2016, Goiânia, Anais [...]. Goiânia: ANPAE, 2016. Disponível em: https://anpae.org.br/iberoamericano2016/publicacao/cntnt/artigos/eixo_1/E1_A094.html.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39839https://anpae.org.br/iberoamericano2016/publicacao/cntnt/artigos/eixo_1/E1_A094.htmlKunz, Sidelmar Alves da SilvaCastioni, Remiinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-12-02T16:10:54Zoai:repositorio.unb.br:10482/39839Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-12-02T16:10:54Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas educacionais e a avaliação da qualidade : fundamentos
title Políticas públicas educacionais e a avaliação da qualidade : fundamentos
spellingShingle Políticas públicas educacionais e a avaliação da qualidade : fundamentos
Kunz, Sidelmar Alves da Silva
Política educacional
Avaliação educacional
Qualidade (Educação)
title_short Políticas públicas educacionais e a avaliação da qualidade : fundamentos
title_full Políticas públicas educacionais e a avaliação da qualidade : fundamentos
title_fullStr Políticas públicas educacionais e a avaliação da qualidade : fundamentos
title_full_unstemmed Políticas públicas educacionais e a avaliação da qualidade : fundamentos
title_sort Políticas públicas educacionais e a avaliação da qualidade : fundamentos
author Kunz, Sidelmar Alves da Silva
author_facet Kunz, Sidelmar Alves da Silva
Castioni, Remi
author_role author
author2 Castioni, Remi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kunz, Sidelmar Alves da Silva
Castioni, Remi
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
Avaliação educacional
Qualidade (Educação)
topic Política educacional
Avaliação educacional
Qualidade (Educação)
description O objetivo deste artigo é apresentar os fundamentos teóricos e conceituais para a discussão da avaliação da qualidade educacional no cenário atual das políticas públicas de educação básica no Brasil. Em termos metodológicos, é realizada exploração bibliográfica de autores e conceitos-chave consagrados na área de políticas públicas educacionais no contexto do fortalecimento dos processos democráticos e da instrumentalização da sociedade para o exercício da cidadania. O trabalho aponta para a primordialidade de se constituir as bases com vistas à efetivação do direito à educação de qualidade por meio da melhoria das escolas, da primazia do interesse público e da orquestração entre projeto político e projeto educacional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09
2020-12-30T19:40:07Z
2020-12-30T19:40:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalhos apresentados em evento
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KUNZ, Sidelmar Alves da Silva; CASTIONI, Remi. Políticas públicas educacionais e a avaliação da qualidade: fundamentos. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 5.; CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 8., 2016, Goiânia, Anais [...]. Goiânia: ANPAE, 2016. Disponível em: https://anpae.org.br/iberoamericano2016/publicacao/cntnt/artigos/eixo_1/E1_A094.html.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39839
identifier_str_mv KUNZ, Sidelmar Alves da Silva; CASTIONI, Remi. Políticas públicas educacionais e a avaliação da qualidade: fundamentos. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 5.; CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 8., 2016, Goiânia, Anais [...]. Goiânia: ANPAE, 2016. Disponível em: https://anpae.org.br/iberoamericano2016/publicacao/cntnt/artigos/eixo_1/E1_A094.html.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://anpae.org.br/iberoamericano2016/publicacao/cntnt/artigos/eixo_1/E1_A094.html
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE
publisher.none.fl_str_mv ANPAE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1824043822564245504