Gênero, representações e modos de subjetivação das mulheres na coleção didática Vontade de Saber História (2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romero, Bianca Adami
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45225
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2022.
id UNB_575b5afde9449356b176dc72357ea90e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/45225
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Gênero, representações e modos de subjetivação das mulheres na coleção didática Vontade de Saber História (2018)MulheresLivros didáticosHistória - estudo e ensinoSubjetivaçãoDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2022.Esta dissertação tem como tema de estudo as representações das mulheres e seus modos de subjetivação na coleção didática Vontade de Saber História escrita por Adriana Machado Dias, Keila Grinberg e Marco Pellegrini; editada em 2018 e aprovada no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2020. O corpus dessa análise é constituído pelos quatro livros didáticos que compõe essa coleção, cada um deles dedicado a um ano das séries finais do Ensino Fundamental. A análise das dimensões políticas, curriculares e formativas dessas representações do passado encontra apoio teórico-metodológico nos estudos feministas e de gênero, bem como nas pesquisas recentes no campo do ensino de História. As imagens e textos desta coleção indicam, especialmente, possibilidades, reconhecimentos e limites identitários para as mulheres enquanto sujeitos históricos, sinalizando também para as “tecnologias de gênero” (LAURETIS, 1994) engendradas nas histórias a serem ensinadas nas escolas brasileiras.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).This dissertation has as its subject of study the representations of women and their modes of subjectivation in the didactic collection Vontade de Saber História written by Adriana Machado Dias, Keila Grinberg and Marco Pellegrini; edited in 2018 and approved by the 2020 Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Our research corpus consists of the four textbooks that make up this collection, each one dedicated to one year of the final grades of Elementary School. The analysis of the political, curricular and formative dimensions of these representations of the past finds theoretical and methodological support in feminist and gender studies, as well as in recent research in the field of History teaching. The images and texts in this collection indicate, in particular, possibilities, recognitions and identity limits for women as historical subjects, also signaling the “gender technologies” (LAURETIS, 1994) engendered in the stories to be taught in Brazilian schools.Instituto de Ciências Humanas (ICH)Departamento de História (ICH HIS)Programa de Pós-Graduação em HistóriaOliveira, Susane Rodrigues deRomero, Bianca Adami2022-11-28T22:33:35Z2022-11-28T22:33:35Z2022-11-282022-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROMERO, Bianca Adami. Gênero, representações e modos de subjetivação das mulheres na coleção didática Vontade de Saber História (2018). 2022. 128 f., il. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45225A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-31T15:55:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/45225Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-31T15:55:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero, representações e modos de subjetivação das mulheres na coleção didática Vontade de Saber História (2018)
title Gênero, representações e modos de subjetivação das mulheres na coleção didática Vontade de Saber História (2018)
spellingShingle Gênero, representações e modos de subjetivação das mulheres na coleção didática Vontade de Saber História (2018)
Romero, Bianca Adami
Mulheres
Livros didáticos
História - estudo e ensino
Subjetivação
title_short Gênero, representações e modos de subjetivação das mulheres na coleção didática Vontade de Saber História (2018)
title_full Gênero, representações e modos de subjetivação das mulheres na coleção didática Vontade de Saber História (2018)
title_fullStr Gênero, representações e modos de subjetivação das mulheres na coleção didática Vontade de Saber História (2018)
title_full_unstemmed Gênero, representações e modos de subjetivação das mulheres na coleção didática Vontade de Saber História (2018)
title_sort Gênero, representações e modos de subjetivação das mulheres na coleção didática Vontade de Saber História (2018)
author Romero, Bianca Adami
author_facet Romero, Bianca Adami
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Susane Rodrigues de
dc.contributor.author.fl_str_mv Romero, Bianca Adami
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres
Livros didáticos
História - estudo e ensino
Subjetivação
topic Mulheres
Livros didáticos
História - estudo e ensino
Subjetivação
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-28T22:33:35Z
2022-11-28T22:33:35Z
2022-11-28
2022-05-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROMERO, Bianca Adami. Gênero, representações e modos de subjetivação das mulheres na coleção didática Vontade de Saber História (2018). 2022. 128 f., il. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/45225
identifier_str_mv ROMERO, Bianca Adami. Gênero, representações e modos de subjetivação das mulheres na coleção didática Vontade de Saber História (2018). 2022. 128 f., il. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/45225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580839898021888