Responsabilidade social na educação superior : contribuições da psicologia escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caixeta, Juliana Eugênia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sousa, Maria do Amparo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28934
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572013000100014
Resumo: A Educação Superior é responsável pelo processo de formação integral do profissional, pela produção de novos conhecimentos e pelo desenvolvimento da sociedade. Instituições de Educação Superior (IES) responsáveis são aquelas que se ocupam e se preocupam com o desenvolvimento das pessoas com as quais interagem, com suas relações entre si e com o meio ambiente e, também, com o mercado de trabalho e com as comunidades globais. Dessa forma, ações de responsabilidade social das IES indicam o comprometimento das instituições com sua função ética, política e social. Ancorando-nos em uma perspectiva institucional e preventiva de atuação em psicologia escolar, desenvolvemos uma pesquisa-ação em uma faculdade privada brasileira com o objetivo de planejar, executar e avaliar ações como trotes, cursos de extensão e de formação docente e técnica, e apoio psicopedagógico. O resultado da pesquisa foi a construção de uma proposta multidimensional de responsabilidade social que contempla diferentes dimensões da IES.
id UNB_57a0a1bed3649b596c7bd0963c8af67b
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/28934
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Caixeta, Juliana EugêniaSousa, Maria do Amparo de2017-12-07T05:03:15Z2017-12-07T05:03:15Z2013-06CAIXETA, Juliana Eugênia; SOUSA, Maria do Amparo de. Responsabilidade social na educação superior: contribuições da psicologia escolar. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 17, n. 1, p. 133-140, jan./jun. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572013000100014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100014&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 11 ago. 2020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28934https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572013000100014A Educação Superior é responsável pelo processo de formação integral do profissional, pela produção de novos conhecimentos e pelo desenvolvimento da sociedade. Instituições de Educação Superior (IES) responsáveis são aquelas que se ocupam e se preocupam com o desenvolvimento das pessoas com as quais interagem, com suas relações entre si e com o meio ambiente e, também, com o mercado de trabalho e com as comunidades globais. Dessa forma, ações de responsabilidade social das IES indicam o comprometimento das instituições com sua função ética, política e social. Ancorando-nos em uma perspectiva institucional e preventiva de atuação em psicologia escolar, desenvolvemos uma pesquisa-ação em uma faculdade privada brasileira com o objetivo de planejar, executar e avaliar ações como trotes, cursos de extensão e de formação docente e técnica, e apoio psicopedagógico. O resultado da pesquisa foi a construção de uma proposta multidimensional de responsabilidade social que contempla diferentes dimensões da IES.Higher education is responsible for the process of integral professional education, for the production of new knowledge and for the development of society. Higher Education Institutions (HEIs) are those that take care of the development of people with whom they interact, their relationships with each other and with the environment, and also with the labor market and global communities. Thus, actions of social responsibility of the HEI indicate their commitment with their ethical, political and social roles. Anchoring in a preventive institutional perspective of performance in Educational Psychology, we developed an action research in a Brazilian private College aiming to plan, implement and evaluate actions such as hazing, extension courses and teacher and technicians training, educational psychology support, among others. The research result suggests the construction of a multidimensional proposal of social responsibility which takes in account various dimensions of the HEI.La Educación Superior es responsable por el proceso de formación integral del profesional, por la producción de nuevos conocimientos y por el desarrollo de la sociedad. Instituciones de Educación Superior (IES) responsables son las que se ocupan y se preocupan con el desarrollo de las personas con quienes interactúan, sus relaciones entre sí y con el medio ambiente, así como también con el mercado de trabajo y con las comunidades globales. Por lo tanto, acciones de responsabilidad social de las IES indican el compromiso de las instituciones con su función ética, política y social. Apoyándonos en perspectiva institucional y preventiva de actuación en psicología escolar desarrollamos una investigación-acción en universidad privada brasileña con el objetivo de planificar, ejecutar y evaluar acciones como ritos de iniciación universitaria, cursos de extensión y de capacitación docente y técnica, y el apoyo psicopedagógico. El resultado de la investigación fue la construcción de una propuesta multidimensional de Responsabilidad Social que contempla diferentes dimensiones de la IES.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)Psicologia Escolar e Educacional - (CC BY) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100014&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 11 ago. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessResponsabilidade social na educação superior : contribuições da psicologia escolarSocial responsibility in higher education : contributions from the school psychologyResponsabilidad social en la educación superior : aportes de la psicología escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePsicologia escolarResponsabilidade socialEnsino superiorporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_ResponsabilidadeSocialEducacao.pdfARTIGO_ResponsabilidadeSocialEducacao.pdfapplication/pdf534339http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/28934/2/ARTIGO_ResponsabilidadeSocialEducacao.pdfcd079d66715bce275a977562e0843e85MD52open access10482/289342023-07-15 19:30:47.304open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/28934Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-15T22:30:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Responsabilidade social na educação superior : contribuições da psicologia escolar
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Social responsibility in higher education : contributions from the school psychology
Responsabilidad social en la educación superior : aportes de la psicología escolar
title Responsabilidade social na educação superior : contribuições da psicologia escolar
spellingShingle Responsabilidade social na educação superior : contribuições da psicologia escolar
Caixeta, Juliana Eugênia
Psicologia escolar
Responsabilidade social
Ensino superior
title_short Responsabilidade social na educação superior : contribuições da psicologia escolar
title_full Responsabilidade social na educação superior : contribuições da psicologia escolar
title_fullStr Responsabilidade social na educação superior : contribuições da psicologia escolar
title_full_unstemmed Responsabilidade social na educação superior : contribuições da psicologia escolar
title_sort Responsabilidade social na educação superior : contribuições da psicologia escolar
author Caixeta, Juliana Eugênia
author_facet Caixeta, Juliana Eugênia
Sousa, Maria do Amparo de
author_role author
author2 Sousa, Maria do Amparo de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caixeta, Juliana Eugênia
Sousa, Maria do Amparo de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Psicologia escolar
Responsabilidade social
Ensino superior
topic Psicologia escolar
Responsabilidade social
Ensino superior
description A Educação Superior é responsável pelo processo de formação integral do profissional, pela produção de novos conhecimentos e pelo desenvolvimento da sociedade. Instituições de Educação Superior (IES) responsáveis são aquelas que se ocupam e se preocupam com o desenvolvimento das pessoas com as quais interagem, com suas relações entre si e com o meio ambiente e, também, com o mercado de trabalho e com as comunidades globais. Dessa forma, ações de responsabilidade social das IES indicam o comprometimento das instituições com sua função ética, política e social. Ancorando-nos em uma perspectiva institucional e preventiva de atuação em psicologia escolar, desenvolvemos uma pesquisa-ação em uma faculdade privada brasileira com o objetivo de planejar, executar e avaliar ações como trotes, cursos de extensão e de formação docente e técnica, e apoio psicopedagógico. O resultado da pesquisa foi a construção de uma proposta multidimensional de responsabilidade social que contempla diferentes dimensões da IES.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T05:03:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T05:03:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAIXETA, Juliana Eugênia; SOUSA, Maria do Amparo de. Responsabilidade social na educação superior: contribuições da psicologia escolar. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 17, n. 1, p. 133-140, jan./jun. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572013000100014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100014&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 11 ago. 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/28934
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572013000100014
identifier_str_mv CAIXETA, Juliana Eugênia; SOUSA, Maria do Amparo de. Responsabilidade social na educação superior: contribuições da psicologia escolar. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 17, n. 1, p. 133-140, jan./jun. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572013000100014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100014&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 11 ago. 2020.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/28934
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572013000100014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/28934/2/ARTIGO_ResponsabilidadeSocialEducacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cd079d66715bce275a977562e0843e85
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864202440146944