Fatores intervenientes no uso do livro didático de Química por alunos do ensino médio de escolas públicas do DF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sillos, Angela Elisa de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17482
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.
id UNB_57a9a96775c945cddf1325169300ecbc
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/17482
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Fatores intervenientes no uso do livro didático de Química por alunos do ensino médio de escolas públicas do DFLivros didáticos - Educação - Distrito Federal (Brasil)Leitura (Ensino secundário)Química - estudo e ensino - livros e leituraEscolas públicas - Distrito Federal (Brasil)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.Apresentam-se resultados de pesquisa desenvolvida com o objetivo de identificar e analisar quais fatores influenciam o aluno do 1º ano de escolas públicas de Brasília a usar seu livro didático de Química-LDQ. Investigaram-se, de acordo com a percepção dos alunos: frequências e finalidades do uso do LDQ; a contribuição desse livro para suas aprendizagens; como avaliam o incentivo e a orientação dados pelo professor ao uso do livro; se houve dificuldade no uso do livro; e quais são seus hábitos de leitura quanto a livros de outros gêneros. Investigaram-se também quais são as percepções de professores e bibliotecários a respeito do uso que o aluno faz do livro didático. O corpus foi construído por questionários a 1.088 alunos e entrevistas com 16 alunos, 7 professores e 2 bibliotecários. Como resultado, constatou-se que fatores de relevância para o uso do LDQ são: comando do professor, expectativas de professores e alunos quanto à efetividade do LDQ para a aprendizagem, correspondência entre o conteúdo do LDQ e o currículo da escola e até mesmo o próprio peso do LDQ, no dizer dos alunos. Também foram encontrados fatores mais descolados da cultura escolar pesquisada, como o compartilhamento no ambiente familiar de representações sociais favoráveis à leitura e ao conhecimento e a prática de leitura de textos de outros gêneros. Constatou-se ainda que o LDQ é muito pouco utilizado em atividades de leitura e que o aluno não recebe o suporte necessário do professor para a apropriação da linguagem científica. Evidencia-se então a necessidade de processos formativos sobre uso do livro didático para que os investimentos do Programa Nacional do Livro Didático-PNLD alcancem seus objetivos de maneira mais efetiva. Trata-se de uma questão cultural que demanda reflexões e mudanças. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research tries to identify and analyze impacting elements on 1st year-secondary students from public schools in Brasília to use the class assigned chemistry textbook, according to the students’ perception. The following aspects were analyzed: frequency and purposes of the use of the chemistry textbook; its contribution to their learning; the incentive and orientation offered by the teacher regarding the use of the chemistry textbook and how students assess them; hardships faced by the students upon using the textbook; and their habits towards other literature genres. Was also investigated the perception of teachers on the way students use the textbook. The scope of this research lies in the potential of the textbook to contributing to the learning of scientific concepts and scientific literacy; and in the absence of similar researches. The corpus was built by the survey of 1,088 students and interviews with 16 students, 7 teachers and 2 librarians. We found that there is a collective belief that the textbook is perceived as a symbol of prestigious culture and scientific knowledge, and that, while the teacher's instruction takes precedence in the decision for actively using the textbook, it is not absolute. Thus, factors related to the socioeconomic and cultural context of the students' family have expression, as the confidence in their own cognitive ability, the expectation of the effectiveness of the textbook in the learning process and whether there is a match of content between the chemistry textbook and the school curriculum. The aforementioned items cause a conflict between the teachers' instruction and the lack of feedback from the students, undermining the textbook's benefit. Factors that are unrelated to the specified school culture were verified as well, such as how reading habits stretch throughout other genres and whether the household makes a positive social representation of reading as a means for better quality of life and professional success. The underutilization of the textbook and the scarcity of instructors' incentive indicate the need for investing in teacher education focusing on the use of textbooks and in studies about activities that could minimize of eliminate the negligence, leading the Programa Nacional do Livro Didático – PNLD to effectively meet their benchmark. This is a cultural issue that demands reflection and change.Santos, Wildson Luiz Pereira dosSillos, Angela Elisa de2015-01-15T16:02:05Z2015-01-15T16:02:05Z2015-01-152014-08-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILLOS, Angela Elisa de. Fatores intervenientes no uso do livro didático de Química por alunos do ensino médio de escolas públicas do DF. 2014. 166 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/17482A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:22:09Zoai:repositorio.unb.br:10482/17482Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:22:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores intervenientes no uso do livro didático de Química por alunos do ensino médio de escolas públicas do DF
title Fatores intervenientes no uso do livro didático de Química por alunos do ensino médio de escolas públicas do DF
spellingShingle Fatores intervenientes no uso do livro didático de Química por alunos do ensino médio de escolas públicas do DF
Sillos, Angela Elisa de
Livros didáticos - Educação - Distrito Federal (Brasil)
Leitura (Ensino secundário)
Química - estudo e ensino - livros e leitura
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
title_short Fatores intervenientes no uso do livro didático de Química por alunos do ensino médio de escolas públicas do DF
title_full Fatores intervenientes no uso do livro didático de Química por alunos do ensino médio de escolas públicas do DF
title_fullStr Fatores intervenientes no uso do livro didático de Química por alunos do ensino médio de escolas públicas do DF
title_full_unstemmed Fatores intervenientes no uso do livro didático de Química por alunos do ensino médio de escolas públicas do DF
title_sort Fatores intervenientes no uso do livro didático de Química por alunos do ensino médio de escolas públicas do DF
author Sillos, Angela Elisa de
author_facet Sillos, Angela Elisa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Wildson Luiz Pereira dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Sillos, Angela Elisa de
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos - Educação - Distrito Federal (Brasil)
Leitura (Ensino secundário)
Química - estudo e ensino - livros e leitura
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
topic Livros didáticos - Educação - Distrito Federal (Brasil)
Leitura (Ensino secundário)
Química - estudo e ensino - livros e leitura
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-06
2015-01-15T16:02:05Z
2015-01-15T16:02:05Z
2015-01-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILLOS, Angela Elisa de. Fatores intervenientes no uso do livro didático de Química por alunos do ensino médio de escolas públicas do DF. 2014. 166 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/17482
identifier_str_mv SILLOS, Angela Elisa de. Fatores intervenientes no uso do livro didático de Química por alunos do ensino médio de escolas públicas do DF. 2014. 166 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/17482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508362048471040