A interação sócio-cognitiva na formação inicial de professores que ensinam matemática por meio da resolução de situações-problema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Melise Maria Vallim Reis
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8691
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
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spelling A interação sócio-cognitiva na formação inicial de professores que ensinam matemática por meio da resolução de situações-problemaProfessores - formaçãoProfessores de matemáticaMatemática - aprendizagem e trabalho pedagógicoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.Trata-se de uma pesquisa participante-colaborativa aproximando-se de uma pesquisa-ação em uma disciplina de Educação Matemática envolvendo seis alunos do curso de Pedagogia e cinco alunos da Licenciatura em Matemática que teve por objetivo analisar as interações sócio-cognitivas entre alunos dos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia no processo de resolução de situações-problema envolvendo conhecimentos matemáticos. Foi realizada durante o primeiro semestre de 2009 no decorrer da disciplina Educação Matemática II, optativa para o curso de Pedagogia e excepcionalmente neste semestre, para o curso de Licenciatura em Matemática. O estudo teve por bases teórico-metodológicas teorias sobre formação de professores (TARDIF, 2002; ZEICHNER, 1993, 1998, 2006, 2008), formação de professores que ensinam matemática (FIORENTINI, 2000, 2002, 2003, 2004; MOREIRA e DAVID, 2004, LORENZATO, 2006), trabalho colaborativo e cooperativo (FERREIRA, 2003); interação sócio-cognitiva entre pares (DOISE, 2002; DOISE, MUGNY e PERRET-CLERMONT, 1995; CARVALHO, 2005; CÉSAR, 1997, 1998, 1999) e resolução de situações - problema (ONUCHIC, 1999, 2003, 2004; DIAS e SILVA, 2008). A pesquisa teve como desafios, entre outros, o de fornecer um espaço de interação entre futuros pedagogos e futuros matemáticos; conceber e oferecer situações-problema matemáticas com resoluções cooperativas; identificar as diferentes ações cognitivas e contribuições mútuas entre um sujeito que está no curso de Matemática e a do sujeito que está no curso de Pedagogia, bem como, conhecer de maneira mais profunda a influência da realização de situações-problema na formação inicial de professores de matemática e dos anos iniciais. Os dados coletados e analisados foram organizados em cinco categorias revelando a riqueza da realização de um trabalho entre diferentes licenciaturas, favorecendo a aquisição de competências matemáticas uma vez que, com a metodologia adotada, foi necessária a elaboração de um contrato didático diferenciado, pautado na cooperação entre os sujeitos, além de uma maior aceitação das diferentes resoluções apresentadas entre eles, para a realização das situações-problema propostas. Por se tratar de um trabalho cooperativo, na produção matemática não houve a aceitação passiva por parte do pedagogo, na resolução imposta pelo matemático, muitas das vezes, caracterizadas pela forte mecanização de procedimentos, revelando a matemática formal ainda muito presente nas produções destes. O estudo aponta para a riqueza das trocas cognitivas, afetivas e sociais realizadas entre os sujeitos de diferentes formações quando partilham situações-problema de matemática, o que pode ser significativo na formação do futuro professor que vai ensinar matemática no ensino fundamental.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMuniz, Cristiano AlbertoCamargo, Melise Maria Vallim Reis2011-06-27T20:48:20Z2011-06-27T20:48:20Z2011-06-272010-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAMARGO, Melise Maria Vallim Reis. A interação sócio-cognitiva na formação inicial de professores que ensinam matemática por meio da resolução de situações-problema. 2010. xiii, 235 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universide de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8691info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:32:26Zoai:repositorio.unb.br:10482/8691Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:32:26Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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