Metodologia para a aplicação da aprendizagem orientada por projetos (aopj), nos cursos de engenharia, com foco nas competências transversais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Adriano César
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/5234
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2009.
id UNB_58ed4bb469e9c2f59190c9c3f137448c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/5234
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Metodologia para a aplicação da aprendizagem orientada por projetos (aopj), nos cursos de engenharia, com foco nas competências transversaisA methodology for the application of the project- based learning (PjBL), in the Engineering, with focus on soft skillsEngenharia - estudo e ensinoAprendizagemMétodo de projeto no ensinoTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2009.O Ministério da Educação, com relação ao ensino em engenharia, por meio de suas diretrizes curriculares, tem sinalizado na direção de cursos de graduação com currículos flexíveis, abordagem pedagógica centrada no estudante, permitindo que o futuro profissional tenha permanente articulação com a realidade profissional, ênfase na transdisciplinaridade, integração social e política, consciência ambiental e relacionamento entre a teoria e prática. Este trabalho propõe o desenvolvimento de uma metodologia para a implementação da aprendizagem orientada por projetos, buscando contribuir com outros enfoques para o aprimoramento contínuo do ensino de graduação. A elaboração didática de projetos foi a estratégia escolhida, por apresentar a mesma estrutura cognitiva (raciocínios, operações mentais, comportamentos, atitudes e posturas) da atividade profissional, bem como por caracterizar um contexto integrado de conceitos teóricos, atividades práticas, tomadas de decisão e vivências que deverão constituir o aprendizado dos estudantes. A Aprendizagem Orientada por Projetos (AOPj) permite que os estudantes tenham articulação com a realidade profissional, relacionamento entre teoria e prática, desenvolvimento das competências transversais, como realização de atividades colaborativas, apresentação de idéias e problemas de forma adequada, comunicação oral e escrita, condução de reuniões, tomada de decisão, gerenciamento de conflitos e projetos. Este trabalho possui três características que o torna singular: grande número de estudantes envolvidos, aproximadamente 180 (cento e oitenta); envolvimento de estudantes de níveis diferentes, sendo 4o, 5o, 7o e 8o (quarto, quinto, sétimo e oitavo) semestres; pouca interferência dos professores junto aos estudantes, pois é esperado que eles sejam autônomos em seus trabalhos. Foram realizadas 3 (três) experimentações da metodologia proposta, neste trabalho, as quais aconteceram em 2007/2, 2008/1 e 2008/2. Finalmente, os resultados coletados são extremamente satisfatórios, uma vez que os estudantes têm se mostrado motivados, empenhados e a cada dia mais autônomos, responsáveis e assertivos nas tomadas de decisões nos projetos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe Ministry of Education, regarding engineering education, through its curriculum guidelines, has been working in the direction of graduation courses with flexible curriculum, pedagogical student centered approaches, allowing the professional future to have permanent articulation with the professional reality, emphasis on the interdisciplinary, social and political integration, environmental awareness, and relationship between theory and practice. This work suggest the developing of a methodology to implementation of the project-based learning, trying to contribute with other approaches to the continuous improvement of the graduate teaching, reporting the implementation of the project-based learning at the University of Brasilia. The use of didactic projects was the strategy chosen by the same structure cognitive (reasoning, mental operations, behaviors, attitudes and postures) of professional activity, and characterized by an integrated context of theoretical concepts, practical activities, decision making and experiences that should be the learning of students. The Project-Based Learning (PjBL) thread allows the students to have articulation with the professional reality, relationship between theory and practice, developing their soft skills, such as accomplishment of collaborative activities, explanation of ideas and problems in an accessible way, oral and written communication, conduct of meetings, decision making, conflicts management and projects management. This thesis employs three different subjects: involvement of students from different grades, being 4th, 5th, 7th and 8th grades; a great number of students, approximately one hundred and eighty; and little interferences of the professors, as it is expected that the students are autonomous on their works. We performed (3) three experience of the methodology proposed in this work, which happened in 2007/2, 2008/1 and 2008/2. Finally, the findings are extremely satisfactory, pointing out an increase of the student’s motivation and commitment and to have more autonomy, responsibility and assertiveness in making decision throughout the projects.Abdalla Júnior, HumbertoDias Júnior, TitoSantana, Adriano César2010-07-14T16:00:38Z2010-07-14T16:00:38Z2010-07-142009-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSANTANA, Adriano César. Metodologia para a aplicação da aprendizagem orientada por projetos (aopj), nos cursos de engenharia, com foco nas competências transversais. 2009. 144 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/5234info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-07T21:09:50Zoai:repositorio.unb.br:10482/5234Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-07T21:09:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia para a aplicação da aprendizagem orientada por projetos (aopj), nos cursos de engenharia, com foco nas competências transversais
A methodology for the application of the project- based learning (PjBL), in the Engineering, with focus on soft skills
title Metodologia para a aplicação da aprendizagem orientada por projetos (aopj), nos cursos de engenharia, com foco nas competências transversais
spellingShingle Metodologia para a aplicação da aprendizagem orientada por projetos (aopj), nos cursos de engenharia, com foco nas competências transversais
Santana, Adriano César
Engenharia - estudo e ensino
Aprendizagem
Método de projeto no ensino
title_short Metodologia para a aplicação da aprendizagem orientada por projetos (aopj), nos cursos de engenharia, com foco nas competências transversais
title_full Metodologia para a aplicação da aprendizagem orientada por projetos (aopj), nos cursos de engenharia, com foco nas competências transversais
title_fullStr Metodologia para a aplicação da aprendizagem orientada por projetos (aopj), nos cursos de engenharia, com foco nas competências transversais
title_full_unstemmed Metodologia para a aplicação da aprendizagem orientada por projetos (aopj), nos cursos de engenharia, com foco nas competências transversais
title_sort Metodologia para a aplicação da aprendizagem orientada por projetos (aopj), nos cursos de engenharia, com foco nas competências transversais
author Santana, Adriano César
author_facet Santana, Adriano César
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abdalla Júnior, Humberto
Dias Júnior, Tito
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Adriano César
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia - estudo e ensino
Aprendizagem
Método de projeto no ensino
topic Engenharia - estudo e ensino
Aprendizagem
Método de projeto no ensino
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-13
2010-07-14T16:00:38Z
2010-07-14T16:00:38Z
2010-07-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTANA, Adriano César. Metodologia para a aplicação da aprendizagem orientada por projetos (aopj), nos cursos de engenharia, com foco nas competências transversais. 2009. 144 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/5234
identifier_str_mv SANTANA, Adriano César. Metodologia para a aplicação da aprendizagem orientada por projetos (aopj), nos cursos de engenharia, com foco nas competências transversais. 2009. 144 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/5234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580852276461568