Adolescentes em atendimento socioeducativo e escolarização : desafios apontados por orientadores educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seabra, Raíssa Costa Faria de Farias
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Maria Claúdia Santos Lopes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30775
http://dx.doi.org/10.1590/2175-353920170213111144
Resumo: O adolescente em cumprimento de medida socioeducativa em regime aberto possui o direito de frequentar a escola, que deve afetar positivamente sua formação global e desenvolvimento psicológico. Entretanto, a inserção e permanência desses adolescentes no ambiente escolar se mostram desafiadoras. Trata-se aqui de pesquisa exploratória que teve por objetivo o levantamento das estratégias pedagógicas adotadas para promover a inclusão e o sucesso acadêmico desses jovens, em quatro escolas do Distrito Federal. Participaram do estudo cinco orientadoras educacionais. As informações foram obtidas a partir de entrevistas semiestruturadas, e analisadas qualitativamente segundo sistema aberto de categorização. Os resultados apontaram dificuldades e possibilidades: a insuficiência de estratégias pedagógicas que atendam às especificidades destes alunos; precária interlocução entre atores do atendimento socioeducativo e a escola; motivação para o efetivo acompanhamento pedagógico dos adolescentes nas escolas; compreensão de que o ambiente escolar deve possibilitar o desenvolvimento integral dos estudantes.
id UNB_594b2c3f9a8748363780176d723c75c1
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/30775
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Seabra, Raíssa Costa Faria de FariasOliveira, Maria Claúdia Santos Lopes de2018-01-04T19:14:57Z2018-01-04T19:14:57Z2017-09SEABRA, Raíssa Costa Faria de Farias; OLIVEIRA, Maria Claúdia Santos Lopes de. Adolescentes em atendimento socioeducativo e escolarização: desafios apontados por orientadores educacionais. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 21, n. 3, p. 639-647, set./dez. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300639&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 25 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2175-353920170213111144.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30775http://dx.doi.org/10.1590/2175-353920170213111144O adolescente em cumprimento de medida socioeducativa em regime aberto possui o direito de frequentar a escola, que deve afetar positivamente sua formação global e desenvolvimento psicológico. Entretanto, a inserção e permanência desses adolescentes no ambiente escolar se mostram desafiadoras. Trata-se aqui de pesquisa exploratória que teve por objetivo o levantamento das estratégias pedagógicas adotadas para promover a inclusão e o sucesso acadêmico desses jovens, em quatro escolas do Distrito Federal. Participaram do estudo cinco orientadoras educacionais. As informações foram obtidas a partir de entrevistas semiestruturadas, e analisadas qualitativamente segundo sistema aberto de categorização. Os resultados apontaram dificuldades e possibilidades: a insuficiência de estratégias pedagógicas que atendam às especificidades destes alunos; precária interlocução entre atores do atendimento socioeducativo e a escola; motivação para o efetivo acompanhamento pedagógico dos adolescentes nas escolas; compreensão de que o ambiente escolar deve possibilitar o desenvolvimento integral dos estudantes.The adolescents in compliance with socio-educational measures in open system has the right to attend school, which should positively affect your overall training and psychological development. However, the insertion and permanence of these adolescents in the school environment are challenging. This is about an exploratory research aimed to survey the pedagogical strategies adopted to promote inclusion and academic success of these young people, in four schools in the Federal District. Five educational counselors participated in the study. The information was obtained from semi-structured interviews, and analyzed qualitatively according to the open categorization system. The results pointed out difficulties and possibilities: the insufficiency of pedagogical strategies that meet the specificities of these students; precarious interlocution between actors of the socio-educational service and the school; and motivation for the effective pedagogical accompaniment of adolescents in schools; understanding that the school environment should allow for the integral development of students.El adolescente en cumplimiento de medida socioeducativa en ambiente abierto posee el derecho de frecuentar la escuela, que debe afectar positivamente su formación global y desarrollo psicológico. Sin embargo, la inserción y permanencia de esos adolescentes en el ambiente escolar se muestran desafiadoras. Se trata aquí de investigación exploratoria en que se tuvo por objetivo levantar las estrategias pedagógicas adoptadas para promover la inclusión y el éxito académico de esos jóvenes, en cuatro escuelas del Distrito Federal. Participaron del estudio cinco orientadoras educacionales. Las informaciones fueron obtenidas a partir de entrevistas semiestructuradas, y analizadas cualitativamente según sistema abierto de categorización. Los resultados señalan dificultades y posibilidades: la insuficiencia de estrategias pedagógicas que atiendan a las especificidades de estos alumnos; precaria interlocución entre atores de la atención socioeducativo y la escuela; y motivación para el efectivo acompañamiento pedagógico de los adolescentes en las escuelas; comprensión de que el ambiente escolar debe posibilitar el desarrollo integral de los estudiantes.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)Psicologia Escolar e Educacional - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300639&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 jan. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessAdolescentes em atendimento socioeducativo e escolarização : desafios apontados por orientadores educacionaisAdolescents in socio-educational service and schooling : challenges aimed by educational advisorsAdolescentes en atención socioeducativo y escolarización : desafíos señalados por orientadores educacionalesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAdolescentes em conflito com a leiAmbiente de sala de aulaLiberdade assistidaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_AdolescentesAtendimentoSocioeducativo.pdfARTIGO_AdolescentesAtendimentoSocioeducativo.pdfapplication/pdf500945http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30775/1/ARTIGO_AdolescentesAtendimentoSocioeducativo.pdfff0c6757e5c48848269682540c8570d5MD51open access10482/307752023-05-31 21:47:02.035open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/30775Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-01T00:47:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adolescentes em atendimento socioeducativo e escolarização : desafios apontados por orientadores educacionais
dc.title.other.none.fl_str_mv Adolescents in socio-educational service and schooling : challenges aimed by educational advisors
Adolescentes en atención socioeducativo y escolarización : desafíos señalados por orientadores educacionales
title Adolescentes em atendimento socioeducativo e escolarização : desafios apontados por orientadores educacionais
spellingShingle Adolescentes em atendimento socioeducativo e escolarização : desafios apontados por orientadores educacionais
Seabra, Raíssa Costa Faria de Farias
Adolescentes em conflito com a lei
Ambiente de sala de aula
Liberdade assistida
title_short Adolescentes em atendimento socioeducativo e escolarização : desafios apontados por orientadores educacionais
title_full Adolescentes em atendimento socioeducativo e escolarização : desafios apontados por orientadores educacionais
title_fullStr Adolescentes em atendimento socioeducativo e escolarização : desafios apontados por orientadores educacionais
title_full_unstemmed Adolescentes em atendimento socioeducativo e escolarização : desafios apontados por orientadores educacionais
title_sort Adolescentes em atendimento socioeducativo e escolarização : desafios apontados por orientadores educacionais
author Seabra, Raíssa Costa Faria de Farias
author_facet Seabra, Raíssa Costa Faria de Farias
Oliveira, Maria Claúdia Santos Lopes de
author_role author
author2 Oliveira, Maria Claúdia Santos Lopes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seabra, Raíssa Costa Faria de Farias
Oliveira, Maria Claúdia Santos Lopes de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Adolescentes em conflito com a lei
Ambiente de sala de aula
Liberdade assistida
topic Adolescentes em conflito com a lei
Ambiente de sala de aula
Liberdade assistida
description O adolescente em cumprimento de medida socioeducativa em regime aberto possui o direito de frequentar a escola, que deve afetar positivamente sua formação global e desenvolvimento psicológico. Entretanto, a inserção e permanência desses adolescentes no ambiente escolar se mostram desafiadoras. Trata-se aqui de pesquisa exploratória que teve por objetivo o levantamento das estratégias pedagógicas adotadas para promover a inclusão e o sucesso acadêmico desses jovens, em quatro escolas do Distrito Federal. Participaram do estudo cinco orientadoras educacionais. As informações foram obtidas a partir de entrevistas semiestruturadas, e analisadas qualitativamente segundo sistema aberto de categorização. Os resultados apontaram dificuldades e possibilidades: a insuficiência de estratégias pedagógicas que atendam às especificidades destes alunos; precária interlocução entre atores do atendimento socioeducativo e a escola; motivação para o efetivo acompanhamento pedagógico dos adolescentes nas escolas; compreensão de que o ambiente escolar deve possibilitar o desenvolvimento integral dos estudantes.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-04T19:14:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-04T19:14:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SEABRA, Raíssa Costa Faria de Farias; OLIVEIRA, Maria Claúdia Santos Lopes de. Adolescentes em atendimento socioeducativo e escolarização: desafios apontados por orientadores educacionais. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 21, n. 3, p. 639-647, set./dez. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300639&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 25 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2175-353920170213111144.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/30775
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/2175-353920170213111144
identifier_str_mv SEABRA, Raíssa Costa Faria de Farias; OLIVEIRA, Maria Claúdia Santos Lopes de. Adolescentes em atendimento socioeducativo e escolarização: desafios apontados por orientadores educacionais. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 21, n. 3, p. 639-647, set./dez. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300639&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 25 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2175-353920170213111144.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30775
http://dx.doi.org/10.1590/2175-353920170213111144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30775/1/ARTIGO_AdolescentesAtendimentoSocioeducativo.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ff0c6757e5c48848269682540c8570d5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405468723773440