Adolescentes em atendimento socioeducativo e escolarização : desafios apontados por orientadores educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30775 http://dx.doi.org/10.1590/2175-353920170213111144 |
Resumo: | O adolescente em cumprimento de medida socioeducativa em regime aberto possui o direito de frequentar a escola, que deve afetar positivamente sua formação global e desenvolvimento psicológico. Entretanto, a inserção e permanência desses adolescentes no ambiente escolar se mostram desafiadoras. Trata-se aqui de pesquisa exploratória que teve por objetivo o levantamento das estratégias pedagógicas adotadas para promover a inclusão e o sucesso acadêmico desses jovens, em quatro escolas do Distrito Federal. Participaram do estudo cinco orientadoras educacionais. As informações foram obtidas a partir de entrevistas semiestruturadas, e analisadas qualitativamente segundo sistema aberto de categorização. Os resultados apontaram dificuldades e possibilidades: a insuficiência de estratégias pedagógicas que atendam às especificidades destes alunos; precária interlocução entre atores do atendimento socioeducativo e a escola; motivação para o efetivo acompanhamento pedagógico dos adolescentes nas escolas; compreensão de que o ambiente escolar deve possibilitar o desenvolvimento integral dos estudantes. |
id |
UNB_594b2c3f9a8748363780176d723c75c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/30775 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Seabra, Raíssa Costa Faria de FariasOliveira, Maria Claúdia Santos Lopes de2018-01-04T19:14:57Z2018-01-04T19:14:57Z2017-09SEABRA, Raíssa Costa Faria de Farias; OLIVEIRA, Maria Claúdia Santos Lopes de. Adolescentes em atendimento socioeducativo e escolarização: desafios apontados por orientadores educacionais. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 21, n. 3, p. 639-647, set./dez. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300639&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 25 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2175-353920170213111144.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30775http://dx.doi.org/10.1590/2175-353920170213111144O adolescente em cumprimento de medida socioeducativa em regime aberto possui o direito de frequentar a escola, que deve afetar positivamente sua formação global e desenvolvimento psicológico. Entretanto, a inserção e permanência desses adolescentes no ambiente escolar se mostram desafiadoras. Trata-se aqui de pesquisa exploratória que teve por objetivo o levantamento das estratégias pedagógicas adotadas para promover a inclusão e o sucesso acadêmico desses jovens, em quatro escolas do Distrito Federal. Participaram do estudo cinco orientadoras educacionais. As informações foram obtidas a partir de entrevistas semiestruturadas, e analisadas qualitativamente segundo sistema aberto de categorização. Os resultados apontaram dificuldades e possibilidades: a insuficiência de estratégias pedagógicas que atendam às especificidades destes alunos; precária interlocução entre atores do atendimento socioeducativo e a escola; motivação para o efetivo acompanhamento pedagógico dos adolescentes nas escolas; compreensão de que o ambiente escolar deve possibilitar o desenvolvimento integral dos estudantes.The adolescents in compliance with socio-educational measures in open system has the right to attend school, which should positively affect your overall training and psychological development. However, the insertion and permanence of these adolescents in the school environment are challenging. This is about an exploratory research aimed to survey the pedagogical strategies adopted to promote inclusion and academic success of these young people, in four schools in the Federal District. Five educational counselors participated in the study. The information was obtained from semi-structured interviews, and analyzed qualitatively according to the open categorization system. The results pointed out difficulties and possibilities: the insufficiency of pedagogical strategies that meet the specificities of these students; precarious interlocution between actors of the socio-educational service and the school; and motivation for the effective pedagogical accompaniment of adolescents in schools; understanding that the school environment should allow for the integral development of students.El adolescente en cumplimiento de medida socioeducativa en ambiente abierto posee el derecho de frecuentar la escuela, que debe afectar positivamente su formación global y desarrollo psicológico. Sin embargo, la inserción y permanencia de esos adolescentes en el ambiente escolar se muestran desafiadoras. Se trata aquí de investigación exploratoria en que se tuvo por objetivo levantar las estrategias pedagógicas adoptadas para promover la inclusión y el éxito académico de esos jóvenes, en cuatro escuelas del Distrito Federal. Participaron del estudio cinco orientadoras educacionales. Las informaciones fueron obtenidas a partir de entrevistas semiestructuradas, y analizadas cualitativamente según sistema abierto de categorización. Los resultados señalan dificultades y posibilidades: la insuficiencia de estrategias pedagógicas que atiendan a las especificidades de estos alumnos; precaria interlocución entre atores de la atención socioeducativo y la escuela; y motivación para el efectivo acompañamiento pedagógico de los adolescentes en las escuelas; comprensión de que el ambiente escolar debe posibilitar el desarrollo integral de los estudiantes.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)Psicologia Escolar e Educacional - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300639&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 jan. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessAdolescentes em atendimento socioeducativo e escolarização : desafios apontados por orientadores educacionaisAdolescents in socio-educational service and schooling : challenges aimed by educational advisorsAdolescentes en atención socioeducativo y escolarización : desafíos señalados por orientadores educacionalesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAdolescentes em conflito com a leiAmbiente de sala de aulaLiberdade assistidaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_AdolescentesAtendimentoSocioeducativo.pdfARTIGO_AdolescentesAtendimentoSocioeducativo.pdfapplication/pdf500945http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30775/1/ARTIGO_AdolescentesAtendimentoSocioeducativo.pdfff0c6757e5c48848269682540c8570d5MD51open access10482/307752023-05-31 21:47:02.035open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/30775Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-01T00:47:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Adolescentes em atendimento socioeducativo e escolarização : desafios apontados por orientadores educacionais |
dc.title.other.none.fl_str_mv |
Adolescents in socio-educational service and schooling : challenges aimed by educational advisors Adolescentes en atención socioeducativo y escolarización : desafíos señalados por orientadores educacionales |
title |
Adolescentes em atendimento socioeducativo e escolarização : desafios apontados por orientadores educacionais |
spellingShingle |
Adolescentes em atendimento socioeducativo e escolarização : desafios apontados por orientadores educacionais Seabra, Raíssa Costa Faria de Farias Adolescentes em conflito com a lei Ambiente de sala de aula Liberdade assistida |
title_short |
Adolescentes em atendimento socioeducativo e escolarização : desafios apontados por orientadores educacionais |
title_full |
Adolescentes em atendimento socioeducativo e escolarização : desafios apontados por orientadores educacionais |
title_fullStr |
Adolescentes em atendimento socioeducativo e escolarização : desafios apontados por orientadores educacionais |
title_full_unstemmed |
Adolescentes em atendimento socioeducativo e escolarização : desafios apontados por orientadores educacionais |
title_sort |
Adolescentes em atendimento socioeducativo e escolarização : desafios apontados por orientadores educacionais |
author |
Seabra, Raíssa Costa Faria de Farias |
author_facet |
Seabra, Raíssa Costa Faria de Farias Oliveira, Maria Claúdia Santos Lopes de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Maria Claúdia Santos Lopes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seabra, Raíssa Costa Faria de Farias Oliveira, Maria Claúdia Santos Lopes de |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Adolescentes em conflito com a lei Ambiente de sala de aula Liberdade assistida |
topic |
Adolescentes em conflito com a lei Ambiente de sala de aula Liberdade assistida |
description |
O adolescente em cumprimento de medida socioeducativa em regime aberto possui o direito de frequentar a escola, que deve afetar positivamente sua formação global e desenvolvimento psicológico. Entretanto, a inserção e permanência desses adolescentes no ambiente escolar se mostram desafiadoras. Trata-se aqui de pesquisa exploratória que teve por objetivo o levantamento das estratégias pedagógicas adotadas para promover a inclusão e o sucesso acadêmico desses jovens, em quatro escolas do Distrito Federal. Participaram do estudo cinco orientadoras educacionais. As informações foram obtidas a partir de entrevistas semiestruturadas, e analisadas qualitativamente segundo sistema aberto de categorização. Os resultados apontaram dificuldades e possibilidades: a insuficiência de estratégias pedagógicas que atendam às especificidades destes alunos; precária interlocução entre atores do atendimento socioeducativo e a escola; motivação para o efetivo acompanhamento pedagógico dos adolescentes nas escolas; compreensão de que o ambiente escolar deve possibilitar o desenvolvimento integral dos estudantes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-04T19:14:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-01-04T19:14:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SEABRA, Raíssa Costa Faria de Farias; OLIVEIRA, Maria Claúdia Santos Lopes de. Adolescentes em atendimento socioeducativo e escolarização: desafios apontados por orientadores educacionais. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 21, n. 3, p. 639-647, set./dez. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300639&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 25 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2175-353920170213111144. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30775 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/2175-353920170213111144 |
identifier_str_mv |
SEABRA, Raíssa Costa Faria de Farias; OLIVEIRA, Maria Claúdia Santos Lopes de. Adolescentes em atendimento socioeducativo e escolarização: desafios apontados por orientadores educacionais. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 21, n. 3, p. 639-647, set./dez. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300639&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 25 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2175-353920170213111144. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30775 http://dx.doi.org/10.1590/2175-353920170213111144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30775/1/ARTIGO_AdolescentesAtendimentoSocioeducativo.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ff0c6757e5c48848269682540c8570d5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797405468723773440 |