A aderência do conteúdo da disciplina contabilidade tributária ministrada nos cursos de graduação em ciências contábeis do Brasil ao conteúdo do currículo internacional proposto pela ONU
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14639 |
Resumo: | A contabilidade tributária se destaca devido à integração da contabilidade com a atividade de arrecadação nos países. Com isso, a criação de um currículo global para a formação dos contadores tem sido objeto de estudo pela Organização das Nações Unidas (ONU), através da UNCTAD (Organização das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento), onde se busca o conhecimento técnico mínimo exigido nos currículos de graduação. Nesse contexto, está inserida a importância da verificação da aderência da grade curricular das disciplinas que abordam a contabilidade fiscal/tributária nos cursos de graduação em ciências contábeis ministrados no Brasil ao currículo internacional de contabilidade fiscal/tributária proposto pela ONU. O trabalho tem como objetivo avaliar o grau de aderência das diretrizes curriculares através de pesquisa que abrangeu 10,58% dos 904 cursos de graduação em ciências contábeis existentes no país, onde as ementas das disciplinas: contabilidade tributária/fiscal foi comparada com o conteúdo previsto no currículo internacional. Foi verificado que os cursos de graduação em ciências contábeis ministrados por instituições de ensino público apresentam percentual médio de aderência de 44,3% e os ministrados por instituições privadas apresentam o percentual médio de 29,7%. |
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A aderência do conteúdo da disciplina contabilidade tributária ministrada nos cursos de graduação em ciências contábeis do Brasil ao conteúdo do currículo internacional proposto pela ONUA adherence of the content of tax accounting discipline ministering in the undergraduate courses statements of science from Brazil to the content of the curriculum international proposed by the UNFormação do contadorCurrículo contábilContabilidade tributáriaA contabilidade tributária se destaca devido à integração da contabilidade com a atividade de arrecadação nos países. Com isso, a criação de um currículo global para a formação dos contadores tem sido objeto de estudo pela Organização das Nações Unidas (ONU), através da UNCTAD (Organização das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento), onde se busca o conhecimento técnico mínimo exigido nos currículos de graduação. Nesse contexto, está inserida a importância da verificação da aderência da grade curricular das disciplinas que abordam a contabilidade fiscal/tributária nos cursos de graduação em ciências contábeis ministrados no Brasil ao currículo internacional de contabilidade fiscal/tributária proposto pela ONU. O trabalho tem como objetivo avaliar o grau de aderência das diretrizes curriculares através de pesquisa que abrangeu 10,58% dos 904 cursos de graduação em ciências contábeis existentes no país, onde as ementas das disciplinas: contabilidade tributária/fiscal foi comparada com o conteúdo previsto no currículo internacional. Foi verificado que os cursos de graduação em ciências contábeis ministrados por instituições de ensino público apresentam percentual médio de aderência de 44,3% e os ministrados por instituições privadas apresentam o percentual médio de 29,7%.The tax Accounting stands out due to the integration of accounting with the activity collection in the country. Thus, the creation of a global curriculum for the training of accountants has been studied by the United Nations (UN), through the UNCTAD (United Nations Trade and Development), which seeks the minimum required technical knowledge in undergraduate curricula. In his context, is embedded the importance of verifying the adherence of the curriculum of courses that address the tax accounting/tax in undergraduate courses in accounting curriculum taught in Brazil at international tax accounting/tax proposed by the UN. Therefore, the main purpose of this paper is to analyse the level of adherence between global accounting curriculum and Brazilian accounting curriculum related to tax accounting. This research included a percentage of 10,58% (95 undergraduate courses in accounting authorized by the Ministry of Education) courses in the country. As the result, the public accounting undergraduate courses showed an average of 44, 3% (adherence level) while 29, 7% was obtained by private accounting undergraduate courses.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)Universidade Federal do Rio Grande do Norte2013-11-19T17:04:17Z2013-11-19T17:04:17Z2011-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMENDES, Paulo César de Melo; SILVA, Antonio Batista; NIYAMA, Jorge Katsumi. A aderência do conteúdo da disciplina contabilidade tributária ministrada nos cursos de graduação em ciências contábeis do Brasil ao conteúdo do currículo internacional proposto pela ONU. Revista ambiente contábil, Natal, v.3, n.1, p.1–19, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www.ojs.ccsa.ufrn.br/index.php/contabil/article/view/293/301>. Acesso em: 19 nov. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14639Revista Ambiente Contábil - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho e adaptá-lo. Permite fazer uso comercial. Fonte: http://www.ojs.ccsa.ufrn.br/index.php/contabil/article/view/293/301. Acesso em: 13 nov. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Paulo César de MeloSilva, Antonio BatistaNiyama, Jorge Katsumiporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T17:13:24Zoai:repositorio.unb.br:10482/14639Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T17:13:24Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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