A presença da modinha no universo musical de Camargo Guarnieri

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Arysselmo Lima
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34694
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2018.
id UNB_5ac85557de0e62997e0a44ab99360aa3
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/34694
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A presença da modinha no universo musical de Camargo GuarnieriModinha (Gênero musical)Barbosa, Domingos Caldas, 1739-1800 - crítica e interpretaçãoGuarnieri, Mozart Camargo, 1907-1993 - crítica e interpretaçãoVioloncelo - métodosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2018.A pesquisa nesse trabalho dedicou-se essencialmente a investigar o gênero modinha nas obras para violoncelo do compositor paulista Camargo Guarnieri, com vistas a preencher uma lacuna deixada por Verhaalen (2001) e Rabelo (2002) sobre a utilização sistemática do gênero. Logo propõe responder a seguinte questão de pesquisa: Os movimentos lentos das obras para violon-celo de Camargo Guarnieri de fato são modinhas tal qual afirmam estes pesquisadores. O tra-balho tem como objetivo investigar se os elementos que caracterizam o gênero modinha, tendo como base as obras compostas por Domingos Caldas Barbosa e Joaquim Manoel da Câmara – estão presentes nas obras discriminadas com esse gênero por Guarnieri. Como forma de com-preender melhor o objeto de pesquisa, foi necessário empreender uma digressão desde o século XVIII. No percurso dessa digressão, percebemos que a figura de Domingos Caldas Barbosa está diretamente ligada não só com o desenvolvimento e preservação da modinha, mas com o próprio advento do gênero. Em um segundo momento foi importante realizar um estudo bio-gráfico sobre a vida e obra de Camargo Guarnieri, como forma de tomar ciência do seu trajeto artístico. A parte final do trabalho compreende uma série de análises realizadas em modinhas de Domingos Caldas Barbosa e Joaquim Manoel da Câmara, as quais foram confrontadas com análises de três peças de Guarnieri: duas modinhas, além de uma terceira peça que não é intitu-lada como modinha, porém os comentários de Verhaalen (2001) e Rabelo (2002) insinuam essa hipótese. Para essas análises foram empregados quatro referenciais teóricos: de Alan Lomax (procedimentos de análise comparativa, Cantometria), Jean LaRue (a proposta de análise mu-sical de dimensões médias), Arnold Schoenberg (o princípio de segmentação fraseológica) e Ruwet (a técnica de análise paradigmática).The research in this work was mainly devoted to investigating the modinha genre in the cello works of the composer Camargo Guarnieri, with a view to filling a gap left by Verhaalen (2001) and Rabelo (2002) on the systematic use of genre. He then proposes to answer the following research question: The slow movements of Camargo Guarnieri's cello works are in fact mod-inhas as these researchers claim. The work aims to investigate if the elements that characterize the genre modinha, based on the works composed by Domingos Caldas Barbosa and Joaquim Manoel da Câmara - are present in works discriminated with this genre by Guarnieri.. As a way to better understand the object of research, it was necessary to undertake a digression since the eighteenth century. In the course of this tour, we realize that the figure of Domingos Caldas Barbosa is directly linked not only with the development and preservation of modinha, but with the advent of the genre itself. In a second moment it was important to carry out a biographical study about the life and work of Camargo Guarnieri, as a way of learning about his artistic path. The final part of the work comprises a series of analyzes carried out on modinhas by Domingos Caldas Barbosa and Joaquim Manoel da Câmara, who were confronted with analyzes of three pieces by Guarnieri: two modinhas, besides a third piece that is not titled as modinha, but the comments of Verhaalen (2001) and Rabelo (2002) insinuate this hypothesis. For these analyzes, four theoretical references were used: from Alan Lomax (procedures of comparative analysis, Cantometria), Jean LaRue (the proposal of musical analysis of medium dimensions), Arnold Schoenberg (the principle of phraseological segmentation) and Ruwet (the paradigmatic anal-ysis technique).Instituto de Artes (IdA)Departamento de Música (IdA MUS)Programa de Pós-Graduação em MúsicaMendes, Sérgio NogueiraVieira, Arysselmo Lima2019-06-04T18:00:40Z2019-06-04T18:00:40Z2019-06-042018-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIEIRA, Arysselmo Lima. A presença da modinha no universo musical de Camargo Guarnieri. 2018. 170 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34694A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T18:59:50Zoai:repositorio.unb.br:10482/34694Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T18:59:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A presença da modinha no universo musical de Camargo Guarnieri
title A presença da modinha no universo musical de Camargo Guarnieri
spellingShingle A presença da modinha no universo musical de Camargo Guarnieri
Vieira, Arysselmo Lima
Modinha (Gênero musical)
Barbosa, Domingos Caldas, 1739-1800 - crítica e interpretação
Guarnieri, Mozart Camargo, 1907-1993 - crítica e interpretação
Violoncelo - métodos
title_short A presença da modinha no universo musical de Camargo Guarnieri
title_full A presença da modinha no universo musical de Camargo Guarnieri
title_fullStr A presença da modinha no universo musical de Camargo Guarnieri
title_full_unstemmed A presença da modinha no universo musical de Camargo Guarnieri
title_sort A presença da modinha no universo musical de Camargo Guarnieri
author Vieira, Arysselmo Lima
author_facet Vieira, Arysselmo Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, Sérgio Nogueira
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Arysselmo Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Modinha (Gênero musical)
Barbosa, Domingos Caldas, 1739-1800 - crítica e interpretação
Guarnieri, Mozart Camargo, 1907-1993 - crítica e interpretação
Violoncelo - métodos
topic Modinha (Gênero musical)
Barbosa, Domingos Caldas, 1739-1800 - crítica e interpretação
Guarnieri, Mozart Camargo, 1907-1993 - crítica e interpretação
Violoncelo - métodos
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-26
2019-06-04T18:00:40Z
2019-06-04T18:00:40Z
2019-06-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA, Arysselmo Lima. A presença da modinha no universo musical de Camargo Guarnieri. 2018. 170 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/34694
identifier_str_mv VIEIRA, Arysselmo Lima. A presença da modinha no universo musical de Camargo Guarnieri. 2018. 170 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/34694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580884845232128