Audição musical como intervenção de enfermagem para alívio da ansiedade na criança em situação cirúrgica : ensaio clínico randomizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franzoi, Mariana André Honorato
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19014
http://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.19014
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2015.
id UNB_5b34e1802fab0288cb608316b6356daf
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/19014
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Audição musical como intervenção de enfermagem para alívio da ansiedade na criança em situação cirúrgica : ensaio clínico randomizadoMusic listening as a nursing intervention to relieve anxiety in children undergoing surgery : a randomized controlled trialCrianças - cirurgiaAnsiedadeMúsicaEnfermagem pediátricaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2015.Introdução: A hospitalização em pediatria é um evento marcante na vida de crianças e de suas famílias e, geralmente, tende a ser um evento traumático e estressante, ainda mais se estiver associada à realização de procedimentos cirúrgicos. A ansiedade é uma das principais reações da criança relacionada à cirurgia. Dentre as estratégias de cuidado, a intervenção musical tem sido cada vez mais utilizada na assistência de enfermagem como terapia complementar para promover relaxamento, conforto emocional e espiritual, distração, alívio da dor e da ansiedade em pacientes hospitalizados. Objetivo: investigar o efeito da audição musical nos níveis de ansiedade pré-operatória de crianças submetidas a cirurgias eletivas em uma clínica cirúrgica pediátrica. Como objetivo secundário, foi analisado o estado emocional auto-referido pelos acompanhantes em relação ao processo cirúrgico da criança. Método: Tratou-se de um estudo piloto do tipo ensaio clínico controlado e randomizado realizado, no período de setembro de 2014 a abril de 2015, no Hospital Materno Infantil de Brasília, hospital público de referência para o atendimento de crianças acometidas por afecções cirúrgicas. Os participantes foram alocados aleatoriamente para o grupo experimental, submetido à audição de músicas por 15 minutos, ou grupo controle, que não ouviu música, apenas recebeu o cuidado padrão da clínica. As variáveis de desfechos avaliadas consistiram na frequência cardíaca, pressão arterial sistólica e diastólica, frequência respiratória, saturação de oxigênio e manifestação comportamental de ansiedade. Os sinais vitais foram mensurados a partir de aparelhos eletrônicos específicos e a ansiedade por meio da Escala de Ansiedade Pré-Operatória de Yale (EAPY-m), ambos mensurados na chegada da criança à clínica e 15 minutos após a primeira mensuração. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa e registrada na plataforma do Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos. Resultados: 52 crianças, de 3 a 12 anos de idade, submetidas a cirurgias eletivas foram aleatoriamente alocadas para o grupo audição (n=26) e grupo controle (n=26). Em ambos os grupos, houve predomínio de crianças do sexo masculino, submetidas principalmente a cirurgias do trato geniturinário. Em relação ao nível de ansiedade pré-operatória, não houve diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos, porém verificou-se que o grupo experimental apresentou redução estatisticamente significativa dos escores de ansiedade (p=0,0441), indicando que 15 minutos de audição foi um tempo efetivo para a intervenção musical. Verificou-se, ainda, uma diminuição estatisticamente significativa da frequência respiratória entre pré-escolares do grupo experimental em comparação aos do grupo controle na segunda mensuração (p=0,0453). A partir da entrevista realizada com os acompanhantes das crianças, constatou-se que a maioria referiu sentir medo, nervosismo, ansiedade e preocupação em relação ao processo cirúrgico, o que aponta para a necessidade de considerar a família no contexto do cuidado cirúrgico pediátrico, principalmente em relação a orientações sobre a anestesia. Conclusão: A audição musical por um tempo mínimo de 15 minutos apresenta-se como uma potencial e efetiva intervenção de enfermagem para o alívio da ansiedade pré-operatória em crianças em situação cirúrgica.Introduction: Pediatric hospitalization tends to be a traumatic and stressful event in children’s lives and their families, especially if it is associated with surgical procedures. Anxiety is one of the main child’s reactions related to the surgery. Among some care strategies, the musical intervention has been increasingly used in the nursing care as a complementary therapy to promote relaxation, emotional and spiritual comfort, distraction, pain and anxiety relief in hospitalized patients. Objective: To investigate the effect of music listening on the levels of preoperative anxiety in children undergoing elective surgery in a pediatric surgical inpatient unit. As a secondary objective, a parental self-report considering that their children were undergoing surgery procedures was obtained and analyzed with regard to their emotional profile. Method: It was a pilot randomized controlled trial, carried out from September 2014 to April 2015, at the Hospital Materno-Infantil in Brasilia, a public tertiary hospital and especialized in the care of children affected by surgical conditions. Participants were randomly allocated to one of two groups: the experimental group which was under music listening for 15 minutes or control group which did not listen to music, but only received the standard care provided at the surgical clinic. The main outcomes variables were: heart rate, systolic and diastolic blood pressure, respiratory rate, oxygen saturation and behavioral manifestations of anxiety. Vital signs were measured by means and anxiety level was obtained by the Preoperative Anxiety Scale Yale (YPAS-m), both measured at the child’s clinic arrival and 15 minutes after the first measure. The study was approved by the Research Ethics Committee and registered in the Brazilian Registry of Clinical Trials platform. Results: Out of 52 children undergoing elective surgery, at 3 years old up to 12 years old, were randomly allocated to the music listening group (n = 26) and control group (n = 26). Both groups have a predominance of male children and the type of genitourinary surgery. Regarding the level of preoperative anxiety, there was no statistically significant difference between the two groups, but it was found that the music listening group showed a statistically significant reduction in their anxiety scores (p = 0.0441), suggesting that 15 minutes of listening was an effective time to the music intervention. There was also a statistically significant decrease in respiratory rate among preschool children in the experimental group compared to the control group, specifically in the second measure (p = 0.0453). Taking into account the parental interviews, it was found that the vast majority of them reported feeling of fear, anxiety and concern about the surgical procedure which have highlighted to the importance to include the family in the context of pediatric surgical care, mainly in relation to the information about anesthesia. Conclusion: Music listening for 15 minutes minimally has showed to be a potentially effective nursing intervention for the preoperative anxiety relief in children undergoing surgical procedures.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Departamento de Enfermagem (FS ENF)Programa de Pós-Graduação em EnfermagemMartins, GiseleFranzoi, Mariana André Honorato2015-12-21T12:17:35Z2015-12-21T12:17:35Z2015-12-212015-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFRANZOI, Mariana André Honorato. Audição musical como intervenção de enfermagem para alívio da ansiedade na criança em situação cirúrgica: ensaio clínico randomizado. 2015. 113 f., il. Dissertação (Mestrado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19014http://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.19014A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T19:54:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/19014Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T19:54:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Audição musical como intervenção de enfermagem para alívio da ansiedade na criança em situação cirúrgica : ensaio clínico randomizado
Music listening as a nursing intervention to relieve anxiety in children undergoing surgery : a randomized controlled trial
title Audição musical como intervenção de enfermagem para alívio da ansiedade na criança em situação cirúrgica : ensaio clínico randomizado
spellingShingle Audição musical como intervenção de enfermagem para alívio da ansiedade na criança em situação cirúrgica : ensaio clínico randomizado
Franzoi, Mariana André Honorato
Crianças - cirurgia
Ansiedade
Música
Enfermagem pediátrica
title_short Audição musical como intervenção de enfermagem para alívio da ansiedade na criança em situação cirúrgica : ensaio clínico randomizado
title_full Audição musical como intervenção de enfermagem para alívio da ansiedade na criança em situação cirúrgica : ensaio clínico randomizado
title_fullStr Audição musical como intervenção de enfermagem para alívio da ansiedade na criança em situação cirúrgica : ensaio clínico randomizado
title_full_unstemmed Audição musical como intervenção de enfermagem para alívio da ansiedade na criança em situação cirúrgica : ensaio clínico randomizado
title_sort Audição musical como intervenção de enfermagem para alívio da ansiedade na criança em situação cirúrgica : ensaio clínico randomizado
author Franzoi, Mariana André Honorato
author_facet Franzoi, Mariana André Honorato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Gisele
dc.contributor.author.fl_str_mv Franzoi, Mariana André Honorato
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças - cirurgia
Ansiedade
Música
Enfermagem pediátrica
topic Crianças - cirurgia
Ansiedade
Música
Enfermagem pediátrica
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-21T12:17:35Z
2015-12-21T12:17:35Z
2015-12-21
2015-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANZOI, Mariana André Honorato. Audição musical como intervenção de enfermagem para alívio da ansiedade na criança em situação cirúrgica: ensaio clínico randomizado. 2015. 113 f., il. Dissertação (Mestrado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/19014
http://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.19014
identifier_str_mv FRANZOI, Mariana André Honorato. Audição musical como intervenção de enfermagem para alívio da ansiedade na criança em situação cirúrgica: ensaio clínico randomizado. 2015. 113 f., il. Dissertação (Mestrado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/19014
http://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.19014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580748660375552