O trabalho e a saúde do educador físico em academias : uma contradição no cerne da profissão
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/29415 https://dx.doi.org/10.1590/1807-55092014000400599 |
Resumo: | O esporte e a atividade física no Brasil estão expandindo em número de participantes e em diversificação de atividades. Nesta expansão se inclui o ramo de academias, no qual o Brasil está em quarto lugar no mercado mundial. Embora o Educador Físico (EF) pudesse ser beneficiado por esta expansão, isto não ocorre. E mesmo sendo destacado como agente promotor de saúde e qualidade de vida, são raras as pesquisas acerca de como a saúde e a qualidade de vida do EF são afetadas pela sua atuação profissional e condições de trabalho. O objetivo desta pesquisa foi trazer à evidência científica aspectos da atuação profissional e condições de trabalho do EF atuante em academias de Brasília (DF), sendo utilizada pesquisa descritiva com questionário semiaberto (n = 53). Verificou-se que o vertiginoso crescimento do ramo de academias, inclusive como lócus de trabalho preferencial dos recém-formados, não corresponde a melhores condições de trabalho para os EFs, haja vista a presença de informalidade, precarização, intensificação e flexibilização do trabalho, conduzindo o EF a trabalhar em diversos empregos [EFs possuem em média dois empregos (54,7%), havendo EFs com quatro empregos (9,4%)], gerando desgastes à sua saúde, caracterizando um contrassenso à essência da profissão. Denota-se condições de trabalho nem sempre favoráveis, mas mascaradas pela realização pessoal advinda da escolha vocacional da profissão. Foi verificada baixa conscientização, mobilização e criticidade dos EFs perante esta realidade, embora alguns tenham indicado o desejo de abandono da profissão. É necessário o estabelecimento de uma nova contratualidade. |
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O trabalho e a saúde do educador físico em academias : uma contradição no cerne da profissãoWork and health of the physical educator in gym : a contradiction at the heart of the professionEducação físicaAtuação profissionalAmbiente de trabalhoMercado de trabalhoQualidade de vida no trabalhoAcademias de ginásticaO esporte e a atividade física no Brasil estão expandindo em número de participantes e em diversificação de atividades. Nesta expansão se inclui o ramo de academias, no qual o Brasil está em quarto lugar no mercado mundial. Embora o Educador Físico (EF) pudesse ser beneficiado por esta expansão, isto não ocorre. E mesmo sendo destacado como agente promotor de saúde e qualidade de vida, são raras as pesquisas acerca de como a saúde e a qualidade de vida do EF são afetadas pela sua atuação profissional e condições de trabalho. O objetivo desta pesquisa foi trazer à evidência científica aspectos da atuação profissional e condições de trabalho do EF atuante em academias de Brasília (DF), sendo utilizada pesquisa descritiva com questionário semiaberto (n = 53). Verificou-se que o vertiginoso crescimento do ramo de academias, inclusive como lócus de trabalho preferencial dos recém-formados, não corresponde a melhores condições de trabalho para os EFs, haja vista a presença de informalidade, precarização, intensificação e flexibilização do trabalho, conduzindo o EF a trabalhar em diversos empregos [EFs possuem em média dois empregos (54,7%), havendo EFs com quatro empregos (9,4%)], gerando desgastes à sua saúde, caracterizando um contrassenso à essência da profissão. Denota-se condições de trabalho nem sempre favoráveis, mas mascaradas pela realização pessoal advinda da escolha vocacional da profissão. Foi verificada baixa conscientização, mobilização e criticidade dos EFs perante esta realidade, embora alguns tenham indicado o desejo de abandono da profissão. É necessário o estabelecimento de uma nova contratualidade.Sport and physical activity in Brazil are expanding in number of participants and diversification of activities. This expansion includes the branch of fitness facility, in which Brazil is fourth in the world market. Although the Physical Educator (PE) could be benefited by this expansion, this does not occur. And even being highlighted as a promoter of health and quality of life, there are little research on how the health and quality of life of PE are affected by their professional acting and working conditions. The objective of this research was to bring for scientific evidence some aspects of professional acting and working conditions of PE that work in fitness facility of Brasília (DF), being used descriptive research with semi-open questionnaire (n = 53). It was found that the rapid growth of fitness facility, including these places as the preferred locus to work of newly formed, does not correspond to better working conditions for PEs, due the presence of informality, precariousness, intensification and flexibilization of work, leading PE to work at various jobs [PEs have an average of two jobs (54.7%), and others PEs have 4 jobs (9.4%)], causing wear to your health, a contradiction to the essence of the profession. We denote the working conditions are not always favorable, but masked by the personal fulfillment of the vocational choice of profession. Low awareness, mobilization and criticality of PEs face this reality was verified, although some have indicated a desire to abandon the profession. The establishing a new contractuality is required.Faculdade de Educação Física (FEF)Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo2017-12-07T05:09:09Z2017-12-07T05:09:09Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMENDES, Alessandra Dias; AZEVEDO, Paulo Henrique. O trabalho e a saúde do educador físico em academias: uma contradição no cerne da profissão. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 28, n. 4, p. 599-615, out./dez. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1807-55092014000400599. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092014000400599&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 out. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29415https://dx.doi.org/10.1590/1807-55092014000400599Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - (CC BY NC) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092014000400599&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 15 out. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Alessandra DiasAzevêdo, Paulo Henriqueporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T03:05:53Zoai:repositorio.unb.br:10482/29415Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T03:05:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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