Políticas educacionais e concepção de gestão : o que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rodrigo da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Maria Abádia da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33489
http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.57219
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar as concepções de gestão dos diretores de escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal (DF). Para isso está organizado em três seções: a introdução que discute os marcos históricos do debate, a discussão sobre as disputas em torno da temática e, finalmente, os sentidos atribuídos pelos gestores aos elementos constitutivos da gestão escolar. Além disso se propõe a problematizar a descontinuidade legal de políticas para gestão democrática no âmbito do DF e analisar como esse movimento incide na fala e nas práticas no interior das instituições de ensino médio. Aponta que há certo hibridismo de concepções e que as práticas são desenvolvidas a partir de movimentos e apreensões contraditórias. Indica ainda que há espaço para o questionamento das políticas de caráter tecnoburocráticas a partir do fortalecimento dos órgãos colegiados e da reflexão crítica que possam aprofundar os mecanismos de participação, compromisso ético-político e engajamento profissional com vistas a uma formação emancipadora.
id UNB_5e424952e7134e765319fb927892c85f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33489
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Políticas educacionais e concepção de gestão : o que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito FederalEducational policies and administration conceptions : what say the high school principals of the Federal DistrictPolíticas educacionaisGestão escolarDistrito Federal (Brasil)Este artigo tem como objetivo analisar as concepções de gestão dos diretores de escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal (DF). Para isso está organizado em três seções: a introdução que discute os marcos históricos do debate, a discussão sobre as disputas em torno da temática e, finalmente, os sentidos atribuídos pelos gestores aos elementos constitutivos da gestão escolar. Além disso se propõe a problematizar a descontinuidade legal de políticas para gestão democrática no âmbito do DF e analisar como esse movimento incide na fala e nas práticas no interior das instituições de ensino médio. Aponta que há certo hibridismo de concepções e que as práticas são desenvolvidas a partir de movimentos e apreensões contraditórias. Indica ainda que há espaço para o questionamento das políticas de caráter tecnoburocráticas a partir do fortalecimento dos órgãos colegiados e da reflexão crítica que possam aprofundar os mecanismos de participação, compromisso ético-político e engajamento profissional com vistas a uma formação emancipadora.This article aims to analyze the administration conceptions of public school principals of the Federal District (DF) in Brazil. In order to accomplish this, it is organized in three sections: the introduction that discusses the historical highlights of the debate, the topic about the disputes around the theme and, finally, the meanings attributed by the principals to the constitutive elements of school administration. The work also problematizes the legal discontinuity of policies for democratic administration in the Federal District and analyzes how this movement affects speech and practices at secondary education schools. The results point out that there is a certain hybridism of conceptions and that the practices are developed from contradictory movements and apprehensions. They also indicate that there are conditions for the questioning of techno-bureaucratic policies by empowering school bureaus and reflecting critically, deepening mechanisms for participation, ethical-political commitment and professional engagement focused on emancipatory education.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná2019-01-02T13:52:33Z2019-01-02T13:52:33Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPEREIRA, Rodrigo da Silva; SILVA, Maria Abádia da. Políticas educacionais e concepção de gestão: o que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito Federal. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 68, p. 137-160, abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.57219. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602018000200137&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 jan. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33489http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.57219Educar em Revista - (CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602018000200137&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 jan. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Rodrigo da SilvaSilva, Maria Abádia daporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-29T17:29:02Zoai:repositorio.unb.br:10482/33489Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-29T17:29:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas educacionais e concepção de gestão : o que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito Federal
Educational policies and administration conceptions : what say the high school principals of the Federal District
title Políticas educacionais e concepção de gestão : o que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito Federal
spellingShingle Políticas educacionais e concepção de gestão : o que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito Federal
Pereira, Rodrigo da Silva
Políticas educacionais
Gestão escolar
Distrito Federal (Brasil)
title_short Políticas educacionais e concepção de gestão : o que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito Federal
title_full Políticas educacionais e concepção de gestão : o que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito Federal
title_fullStr Políticas educacionais e concepção de gestão : o que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito Federal
title_full_unstemmed Políticas educacionais e concepção de gestão : o que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito Federal
title_sort Políticas educacionais e concepção de gestão : o que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito Federal
author Pereira, Rodrigo da Silva
author_facet Pereira, Rodrigo da Silva
Silva, Maria Abádia da
author_role author
author2 Silva, Maria Abádia da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Rodrigo da Silva
Silva, Maria Abádia da
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas educacionais
Gestão escolar
Distrito Federal (Brasil)
topic Políticas educacionais
Gestão escolar
Distrito Federal (Brasil)
description Este artigo tem como objetivo analisar as concepções de gestão dos diretores de escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal (DF). Para isso está organizado em três seções: a introdução que discute os marcos históricos do debate, a discussão sobre as disputas em torno da temática e, finalmente, os sentidos atribuídos pelos gestores aos elementos constitutivos da gestão escolar. Além disso se propõe a problematizar a descontinuidade legal de políticas para gestão democrática no âmbito do DF e analisar como esse movimento incide na fala e nas práticas no interior das instituições de ensino médio. Aponta que há certo hibridismo de concepções e que as práticas são desenvolvidas a partir de movimentos e apreensões contraditórias. Indica ainda que há espaço para o questionamento das políticas de caráter tecnoburocráticas a partir do fortalecimento dos órgãos colegiados e da reflexão crítica que possam aprofundar os mecanismos de participação, compromisso ético-político e engajamento profissional com vistas a uma formação emancipadora.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-02T13:52:33Z
2019-01-02T13:52:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Rodrigo da Silva; SILVA, Maria Abádia da. Políticas educacionais e concepção de gestão: o que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito Federal. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 68, p. 137-160, abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.57219. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602018000200137&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 jan. 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33489
http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.57219
identifier_str_mv PEREIRA, Rodrigo da Silva; SILVA, Maria Abádia da. Políticas educacionais e concepção de gestão: o que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito Federal. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 68, p. 137-160, abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.57219. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602018000200137&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 jan. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33489
http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.57219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508307150274560