Políticas educacionais e concepção de gestão : o que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito Federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33489 http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.57219 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar as concepções de gestão dos diretores de escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal (DF). Para isso está organizado em três seções: a introdução que discute os marcos históricos do debate, a discussão sobre as disputas em torno da temática e, finalmente, os sentidos atribuídos pelos gestores aos elementos constitutivos da gestão escolar. Além disso se propõe a problematizar a descontinuidade legal de políticas para gestão democrática no âmbito do DF e analisar como esse movimento incide na fala e nas práticas no interior das instituições de ensino médio. Aponta que há certo hibridismo de concepções e que as práticas são desenvolvidas a partir de movimentos e apreensões contraditórias. Indica ainda que há espaço para o questionamento das políticas de caráter tecnoburocráticas a partir do fortalecimento dos órgãos colegiados e da reflexão crítica que possam aprofundar os mecanismos de participação, compromisso ético-político e engajamento profissional com vistas a uma formação emancipadora. |
id |
UNB_5e424952e7134e765319fb927892c85f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/33489 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas educacionais e concepção de gestão : o que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito FederalEducational policies and administration conceptions : what say the high school principals of the Federal DistrictPolíticas educacionaisGestão escolarDistrito Federal (Brasil)Este artigo tem como objetivo analisar as concepções de gestão dos diretores de escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal (DF). Para isso está organizado em três seções: a introdução que discute os marcos históricos do debate, a discussão sobre as disputas em torno da temática e, finalmente, os sentidos atribuídos pelos gestores aos elementos constitutivos da gestão escolar. Além disso se propõe a problematizar a descontinuidade legal de políticas para gestão democrática no âmbito do DF e analisar como esse movimento incide na fala e nas práticas no interior das instituições de ensino médio. Aponta que há certo hibridismo de concepções e que as práticas são desenvolvidas a partir de movimentos e apreensões contraditórias. Indica ainda que há espaço para o questionamento das políticas de caráter tecnoburocráticas a partir do fortalecimento dos órgãos colegiados e da reflexão crítica que possam aprofundar os mecanismos de participação, compromisso ético-político e engajamento profissional com vistas a uma formação emancipadora.This article aims to analyze the administration conceptions of public school principals of the Federal District (DF) in Brazil. In order to accomplish this, it is organized in three sections: the introduction that discusses the historical highlights of the debate, the topic about the disputes around the theme and, finally, the meanings attributed by the principals to the constitutive elements of school administration. The work also problematizes the legal discontinuity of policies for democratic administration in the Federal District and analyzes how this movement affects speech and practices at secondary education schools. The results point out that there is a certain hybridism of conceptions and that the practices are developed from contradictory movements and apprehensions. They also indicate that there are conditions for the questioning of techno-bureaucratic policies by empowering school bureaus and reflecting critically, deepening mechanisms for participation, ethical-political commitment and professional engagement focused on emancipatory education.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná2019-01-02T13:52:33Z2019-01-02T13:52:33Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPEREIRA, Rodrigo da Silva; SILVA, Maria Abádia da. Políticas educacionais e concepção de gestão: o que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito Federal. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 68, p. 137-160, abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.57219. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602018000200137&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 jan. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33489http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.57219Educar em Revista - (CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602018000200137&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 jan. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Rodrigo da SilvaSilva, Maria Abádia daporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-29T17:29:02Zoai:repositorio.unb.br:10482/33489Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-29T17:29:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas educacionais e concepção de gestão : o que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito Federal Educational policies and administration conceptions : what say the high school principals of the Federal District |
title |
Políticas educacionais e concepção de gestão : o que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito Federal |
spellingShingle |
Políticas educacionais e concepção de gestão : o que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito Federal Pereira, Rodrigo da Silva Políticas educacionais Gestão escolar Distrito Federal (Brasil) |
title_short |
Políticas educacionais e concepção de gestão : o que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito Federal |
title_full |
Políticas educacionais e concepção de gestão : o que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito Federal |
title_fullStr |
Políticas educacionais e concepção de gestão : o que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito Federal |
title_full_unstemmed |
Políticas educacionais e concepção de gestão : o que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito Federal |
title_sort |
Políticas educacionais e concepção de gestão : o que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito Federal |
author |
Pereira, Rodrigo da Silva |
author_facet |
Pereira, Rodrigo da Silva Silva, Maria Abádia da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Maria Abádia da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Rodrigo da Silva Silva, Maria Abádia da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas educacionais Gestão escolar Distrito Federal (Brasil) |
topic |
Políticas educacionais Gestão escolar Distrito Federal (Brasil) |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar as concepções de gestão dos diretores de escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal (DF). Para isso está organizado em três seções: a introdução que discute os marcos históricos do debate, a discussão sobre as disputas em torno da temática e, finalmente, os sentidos atribuídos pelos gestores aos elementos constitutivos da gestão escolar. Além disso se propõe a problematizar a descontinuidade legal de políticas para gestão democrática no âmbito do DF e analisar como esse movimento incide na fala e nas práticas no interior das instituições de ensino médio. Aponta que há certo hibridismo de concepções e que as práticas são desenvolvidas a partir de movimentos e apreensões contraditórias. Indica ainda que há espaço para o questionamento das políticas de caráter tecnoburocráticas a partir do fortalecimento dos órgãos colegiados e da reflexão crítica que possam aprofundar os mecanismos de participação, compromisso ético-político e engajamento profissional com vistas a uma formação emancipadora. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-01-02T13:52:33Z 2019-01-02T13:52:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Rodrigo da Silva; SILVA, Maria Abádia da. Políticas educacionais e concepção de gestão: o que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito Federal. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 68, p. 137-160, abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.57219. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602018000200137&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 jan. 2019. http://repositorio.unb.br/handle/10482/33489 http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.57219 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Rodrigo da Silva; SILVA, Maria Abádia da. Políticas educacionais e concepção de gestão: o que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito Federal. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 68, p. 137-160, abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.57219. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602018000200137&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 jan. 2019. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33489 http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.57219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508307150274560 |